Servidor multiartista do IFRJ expõe no II FestFIC

O multiartista e coordenador de Tecnologia da Informação do campus Pinheiral, Thiago Fernandes de Almeida, assina a exposição “Polimorfia”, que integra o II Festival Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro, o FestFIC.

A mostra – até o próximo dia 30 de novembro exposta no prédio administrativo do campus, com entrada franca – reúne obras produzidas a partir de técnicas diversas, como grafite e carvão, traços com caneta nanquim, preenchimentos em óleo, acrílico e aquarela. As técnicas apresentadas vão do tradicional pontilhismo francês até a detalhista arte chinesa do corte do papel. O artista usa pigmentos, linhas, pregos, metais, madeiras e papéis.

O interesse pela arte, segundo Thiago, surgiu ainda na infância, por meio da ilustração. O artista conta que já tinha facilidade com o desenho, mas foi na adolescência que aprimorou o talento a partir de novas técnicas.

Ele diz que desenvolveu suas habilidades em formas não convencionais de arte. “Isso aconteceu de forma autodidata. Essas técnicas, para mim, são uma forma de superação, porque a gente foge da estrutura clássica que estamos acostumados a fazer e é preciso fazer algo diferente para testar os limites”, afirma.

Essa não é a primeira exposição do artista, que já perdeu a conta de quantas já fez. Uma delas, no campus Rio de Janeiro, segundo ele, foi o que levou à sua participação no FestFic 2017. A mostra “Paciência", no Festival de Cultura e Arte do IFRJ, chamou a atenção da Reitoria, que gostou muito dos trabalhos do servidor. “Então eles me chamaram para representar o IFRJ no festival”, diz.

Para Thiago, é uma responsabilidade representar o Instituto. “É uma tarefa pesada, mas também muito gratificante e dá muito orgulho”, diz.