Servidores concluem programa de vivência internacional em Portugal

Os servidores técnico-administrativos do IFRJ que participaram do programa de vivência internacional no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) terminam nesta sexta-feira, 31/05, a primeira edição do projeto inovador.

Com a presença do reitor do IFRJ, Rafael Almada; do diretor de Gestão e Valorização de Pessoas do IFRJ, Heleno Ferreira Lima; da vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale; dos seis servidores do IFRJ participantes do programa e de colaboradores do IPVC, a última reunião da programação foi destinada aos comentários sobre como foi a experiência, os pontos positivos, o que pode ser melhorado, entre outros assuntos.

O reitor Rafael Almada agradeceu ao IPVC por terem aceitado participar do projeto piloto. “Somos gratos ao IPVC, à Ana e a todos os colaboradores do politécnico que receberam a nossa equipe de braços abertos, com competência e profissionalismo. Desde o começo da ideia, o IPVC se mostrou receptivo e traçamos esse projeto piloto com muita esperança de que desse certo. E hoje, chegamos ao final contentes com o feedback dos nossos servidores e da Ana e de sua equipe”, disse.

Ana Paula Vale contou que o planejamento foi um desafio, mas que ficaram felizes com os resultados. “Nos preocupamos em dar aos servidores a oportunidade de vivenciar o IPVC dentro dos Serviços Centrais, mas também na realidade das escolas. Encaixamos a participação deles nas diversas programações do IPVC ao longo da sua estadia para que eles pudessem entender a nossa realidade para além das suas áreas de atuação. Estamos contentes que tenham gostado e nos dado um retorno positivo”, pontuou.

Almada adiantou que uma nova turma de servidores irá para Viana do Castelo ainda este ano: “Vamos aproveitar este edital para enviar um segundo grupo em novembro. E já lançaremos, em breve, outro edital para selecionar servidores para virem no ano que vem. No edital de 2025, abriremos oportunidade para os campi também, uma vez que já teremos, a partir da experiência das primeiras edições com a reitoria, um formato definido e consolidado com as melhorias necessárias. Para nós, é importante oferecer essas oportunidades de capacitação internacional para nossos servidores, pois assim eles podem se tornar multiplicadores do que foi aprendido e ensinado às instituições parceiras”, completou.

O diretor de Gestão e Valorização de Pessoas, Heleno Ferreira Lima, ressaltou a importância deste tipo de ação na valorização do servidor: “Para além só do conhecimento adquirido e compartilhado, essa é uma ação de valorização do servidor, de proporcionar uma experiência de vivência internacional e troca de boas práticas. É a primeira vez que fazemos uma ação como essa destinada aos técnicos administrativos, e essa inovação é entender a importância desse servidor na instituição e valorizar as suas experiências”, afirmou.

Na reunião, também foram levantadas possibilidades para outros trabalhos de capacitação e experiência internacional entre as instituições e entre o IPVC e o Conif. Rafael e Ana Paula se comprometeram em pensar ações a nível internacional, com a possibilidade de extensão para outros países participantes da rede Erasmus+.

Outras agendas: O reitor e o diretor de Gestão e Valorização de Pessoas chegaram à Viana do Castelo na quarta-feira, dia 29/05. Na ocasião, Participaram de uma reunião com a subdiretora da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC, Sónia Carvalho, que falou um pouco sobre a relação do ipvc com o empreendedorismo, dando o exemplo o PoliEmpreende, um concurso de ideias e de planos de negócios que tem como objetivo avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por estudantes do ensino politécnico. O PoliEmpreende é promovido conjuntamente por todos os Institutos Politécnicos portugueses e tem uma componente regional e outra nacional.

Falou-se, ainda, da possibilidade de parceria entre as instituições para realização de palestras sobre empreendedorismo para os alunos e da possibilidade do IFRJ participar do PoliEmpreende, caso consigam implantar uma competição internacional.

Em uma segunda agenda, os representantes do IFRJ foram para a Escola Superior de Educação para compartilhar, em reunião com a diretora, Carla Maria Gomes Marques de Faria, e a subdiretora, Maria de Fátima de Sousa Pereira, quais são as semelhanças e diferenças nos cursos destinados à formação de professores.

A diretora reforçou que a legislação portuguesa é extremamente rigorosa sobre quais as necessidades curriculares de formação de professores, por isso não há muita liberdade para atuação de parceria nas licenciaturas de formação básica de professores. Mas ressaltou a possibilidade de fazer algo mais focado nos estudantes de mestrado profissional e doutorado ou na recepção de estudantes brasileiros no IPVC. Também foi falado sobre o desenvolvimento de pesquisas em conjunto e da possibilidade de estágio interinstitucional.

Na parte da tarde, o grupo foi para a Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Lá, foram apresentados ao curso de Tecnologia de Alimentos. Tendo em vista o fato do IFRJ ter o mesmo curso nos diferentes níveis acadêmicos, inclusive no doutorado, o IPVC demonstrou grande interesse em fechar uma parceria nas áreas de pesquisa e do doutorado.