Servidores técnico-administrativos tomam posse no IFRJ

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, professor Paulo Assis, deu posse, na tarde do dia 17 de abril de 2017, a 13 novos servidores técnico-administrativos, que vão trabalhar nos campis: Arraial do Cabo, Belford Roxo, Duque de Caxias, Nilópolis, Niterói, Pinheiral, Realengo, Resende, São João de Meriti e Volta Redonda.

A cerimônia foi realizada na sala de reuniões da Reitoria e contou com a participação do diretor da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), Edgard Barros; da diretora de Desenvolvimento de Pessoas, Penellope Muylaert; do diretor da Diretoria de Gestão Acadêmica (DGA), Carlos Victor de Oliveira; do diretor de Implantação do campus Belford Roxo, Fábio Silva; e do auxiliar em Administração da DGP, Moysés Silva.

O reitor deu as boas-vindas aos novos servidores: “Quero agradecer por escolherem o IFRJ como local de trabalho de vocês”. Durante a apresentação, ele pontuou os problemas ocasionados pelo atual contingenciamento de verbas destinadas aos institutos federais, e como esse fator prejudica, em especial, aos campi em implantação, como Niterói e Belford Roxo.

O professor Paulo Assis explicou também como funciona o processo de Remoção por Permuta no Instituto. Para que isso aconteça, segundo o Edital 19/2017, é necessário: estar em exercício no Instituto; não ser parte de outro órgão; não estar respondendo a processo administrativo disciplinar ou sindicância e não estar em cumprimento de punições decorrentes dos mesmos, assim como de processos oriundos da Comissão de Ética; não estar afastado para servir a outro órgão ou entidade; não estar afastado para exercício de mandato eletivo; não ter sido nomeado ou empossado em virtude de sentença judicial não transitada em julgado; e não estar em posse de licenças previstas no Art. 81, incisos IV, VI e VII, da Lei nº 8.112/90.

Foi mencionada ainda, a parceria do IFRJ com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para o curso de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (MPGE) ofertado aos servidores. De acordo com o reitor, uma nova turma está sendo cogitada para 2018.

Para Carlos Hilton, novo intérprete de Libras do campus Niterói, ser empossado como técnico-administrativo do IFRJ é uma oportunidade para exercer o trabalho com surdos. “Estou muito animado. Quero transformar o campus em um espaço bilíngue e fomentar, ainda mais, a implementação do surdo na unidade”, finalizou.

Ao final, uma apresentação sobre os campi do IFRJ foi realizada pelo representante da DGA, Carlos Victor.