Logo IFRJ

Setembro Amarelo

psicóloga Ana Lacerda palestrando sobre a prevenção do suicídio, no auditório do campus Nilópolis

No mês de prevenção ao suicídio, a Coordenação Técnico-Pedagógica em Serviço de Psicologia, do campus Nilópolis, promoveu uma conversa sobre o tema. A discussão central foi sobre a importância do combate às causas e de como preveni-lo. O encontro aconteceu no dia 19 de setembro, no auditório do campus.

Com o objetivo de romper o tabu em torno do assunto, o evento enfatizou a necessidade de dialogar sobre sem discriminação, visto que o Brasil é o oitavo país do mundo com maior número de casos de suicídio, sendo essa uma das principais causas de morte entre jovens e adolescentes.

Em 12 anos, a taxa de suicídio subiu na população – de 15 a 29 anos – de 5,1 por 100 mil habitantes em 2002 e, para 5,6 em 2014, o que equivale a um aumento de quase 10%. Os números são do Mapa da Violência 2017, estudo publicado anualmente a partir de dados oficiais do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

A psicóloga do campus, Ana Lacerda, alertou sobre a relação entre os transtornos mentais, principalmente a depressão, o suicídio e como a falta de estrutura socioeconômica e as dificuldades, podem afetar diretamente o psicológico desses jovens e adolescentes.

Além disso, Ana destacou como o diálogo pode ajudar as pessoas nesse momento: “A questão é que entre as pessoas que se matam muitas poderiam não se matar, se tivessem tido apoio, se tivessem tido ajuda. Falem com quem vocês confiam, porque também é uma medida de prevenção”, concluiu a psicóloga. 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS