“Show da Vida” teve sua 1ª edição para os servidores

O projeto “Show da Vida”, criado a partir de ações voltadas ao atendimento de demandas psicológicas dos discentes, teve sua 1ª edição para docentes, técnicos administrativos, estagiários e terceirizados. O evento foi realizado no auditório do campus Nilópolis, no dia 23 de setembro.

Compuseram a mesa de abertura: o diretor de Ensino Médio e Técnico, Thiago Matos Pinto; a diretora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Fabiana Almeida; e as psicólogas convidadas, Thelma Mary e Vanessa Ribeiro, ambas professoras da Universidade Estácio de Sá.

Durante o evento, o diretor de Ensino Médio e Técnico destacou que para o servidor entregar o melhor trabalho possível, ele precisa estar bem e saudável. “Desde que iniciei as atividades voltadas para a saúde mental o foco foi nos alunos, mas me preocupa bastante porque não é somente a saúde dos alunos que precisa ser cuidada, mas também a dos servidores”, falou Thiago.

Thelma afirmou que é o momento de as pessoas começarem a ter coragem de falar sobre o assunto. “É complicado falar sobre a dor, ainda mais porque se tem muito preconceito ainda. Mas é de extrema relevância esse momento”, disse a psicóloga.

De acordo com a outra psicóloga convidada, é preciso olhar para os pequenos atos do cotidiano para poder prevenir doenças ou o agravamento delas. “Por isso eu trouxe a dinâmica de conscientização corporal, de pensar emoções e corpo. Não só pensar o processo de suicídio que é o limite, mas o processo de adoecimento, que é diário quando se recusa desejos, emoções e necessidades”, enfatizou Vanessa Ribeiro.

Segundo Vanessa, iniciativas como essa são muito importantes, porque têm crescido muito o número de transtornos ansiosos e depressivos. “Eventos como esse ajudam a gente a discutir e tentar buscar a produção de saúde”, acrescentou a profissional.

O servidor Renan Batista encarou o evento como algo diferente do que se está acostumado a ter. “É um assunto sério e importante, que é necessário ser falado, mas da maneira certa. Foi legal ver a abordagem do campus, a oportunidade de participar foi muito boa”, declarou.

Thiago Matos avaliou a participação das pessoas que compartilharam as preocupações. “Foi a primeira oportunidade de falarmos sobre a saúde mental com eles. Que agora tenhamos uma maior abertura para abordar o assunto. Enxergo o evento de forma muito positiva”, concluiu.

Colaboração: Camilla Fonseca