Tecnologia Assistiva: Promovendo inclusão e acessibilidade no IFRJ

O IFRJ, através da Diretoria de Diversidades e Ações Afirmativas (DIDAA), tem promovido ações para consolidação dos princípios da inclusão educacional na instituição. Por meio da Coordenação Geral do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (CGNAPNE), o Instituto vem organizando sua política institucional para garantir acesso, participação e aprendizagem a todos os estudantes.

Em um passo significativo para garantir a acessibilidade e a igualdade de oportunidades, foram adquiridos diversos materiais de tecnologia que auxiliam o ensino, para equipar as salas dos seus 15 Campi com recursos multifuncionais.

A tecnologia assistiva engloba um conjunto de recursos e serviços que visam proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência, promovendo maior independência, inclusão e participação social.

Entre os materiais adquiridos estão: kits de material dourado, kits de desenho geométrico, acionadores de pressão, lupas em régua com aumento, fixadores em tira, ponteiras tamanduá com sistema de fixação mento-occipital, cadernos com pauta ampliada, regletes positivas de bolso com punção, teclados com colmeia acrílica, guias de assinatura, teclados Braille e de baixa visão, lupas bolinha, regletes de mesa com punção e punções tradicionais para escrita.

Esses recursos são fundamentais para atender às necessidades educacionais específicas (NEE) dos estudantes. Por exemplo: o kit de material dourado e o kit de desenho geométrico são ferramentas essenciais para a compreensão de conceitos matemáticos e geométricos, respectivamente, para diversos tipos de NEE, entre elas, estudantes com autismo, dislexia, TDAH etc.

Já as lupas e os cadernos com pauta ampliada facilitam a leitura e escrita para estudantes com baixa visão. Os teclados adaptados, como o teclado com colmeia acrílica e o teclado braille, garantem a acessibilidade digital, enquanto os guias de assinatura e as regletes com punção possibilitam a escrita e assinatura em braille, promovendo a autonomia dos estudantes cegos.

A aquisição desses materiais representa um avanço significativo na promoção da inclusão e na garantia de um ambiente educacional acessível e equitativo no Instituo. Com esses recursos, os estudantes com NEE terão as ferramentas necessárias para participar plenamente das atividades acadêmicas, desenvolvendo suas habilidades e potencialidades.

Essa ação reforça o compromisso do IFRJ com a educação inclusiva e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos os estudantes têm a oportunidade de aprender e crescer em um ambiente que respeita e valoriza a diversidade.

Os kits serão entregues em todos os campi, mas foi realizada a entrega de seis kits na reunião do Coldir, do dia 20/06/2024, para os campi: Nilópolis, Niterói, Duque de Caxias, Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin e Pinheiral. Os demais campi receberão os kits em data posterior através da visita aos campi pela coordenadora geral do Napne, Amanda Carlou, e equipe da Didaa e Proex.

"Fiquei muito feliz com a chegada dos materiais, e isso se deu graças ao empenho da equipe que trabalhou incansavelmente. Já distribuímos para os campi que tem as salas de recursos. Os que não têm, iremos aos campi para entregar os materiais e auxiliá-los na escolha do espaço mais adequado", explicou Ana Luísa Soares, pró-reitora de Extensão.

Colaboração: Ana Ludmila Leite