Tese do PROPEC/IFRJ recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese - 2023

A tese de doutorado intitulada "Luz, câmera... Produção de Performances Matemáticas Digitais na Educação de Jovens e Adultos", defendida em 05 de abril de 2022 por Eduardo dos Santos de Oliveira Braga sob orientação de Giselle Rôças e Marcus Vinicius Pereira, docentes do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do IFRJ, recebeu Menção Honrosa da Área 46 – Ensino no Resultado Preliminar do Prêmio Capes de Tese 2023, divulgado no dia 14 de agosto.

Eduardo Braga, licenciado em Matemática, iniciou o curso de doutorado profissional no PROPEC na primeira turma, em 2019, e, no ano seguinte, se tornou professor do Campus Duque de Caxias do IFRJ. "Esta significativa conquista não seria uma realidade sem a imprescindível contribuição de um notável grupo de indivíduos que me acompanharam incansavelmente durante esta jornada. Com destaque, dirijo meu profundo agradecimento aos estudantes da EJA do IFRJ CDuC, notadamente as bolsistas e amigas Fabrícia Nicomedes e Jessica Barreira. A chama da inspiração que elas acenderam em mim, suas narrativas repletas de resiliência e amor, constituíram um combustível inestimável para prosseguir neste trajeto acadêmico”.

Esse prêmio reconhece as melhores teses defendidas em programas de pós-graduação brasileiros de todas as áreas de avaliação da Capes, tendo em vista originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Para Marcus Vinícius,  pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi), que também foi orientador da tese, a menção honrosa é uma conquista para o PROPEC, para o IFRJ e para a Rede Federal, pois foi a primeira vez que uma instituição de educação profissional e tecnológica foi agraciada no Prêmio Capes de Tese, até então concedido a Universidades e Instituições de Ciência e Tecnologia.

A coordenadora do PROPEC, Maria Cristina do Amaral Moreira, afirmou que o programa está muito honrado e feliz com a notícia da menção honrosa alcançada no Prêmio Capes de Tese 2023, e agradeceu os apoios da Proppi e das Direções do Campus de Nilópolis, sem os quais o programa não atingiria excelência.

Para Giselle Rôças, orientadora da tese de Eduardo Braga, a menção honrosa trouxe alegria e reconhecimento, destacando a qualidade do trabalho desenvolvido na modalidade profissional, um marco histórico para o IFRJ. "Sendo o PROPEC um programa profissional, enfrenta desafios relacionados particularmente à falta de apoio financeiro e à ausência de bolsas, contando com recursos obtidos por seus docentes por meio de editais de agências de fomento. Eduardo adaptou seu projeto às linhas e projetos do PROPEC, superando obstáculos impostos pela pandemia, e foi o segundo discente a defender a tese de  doutorado profissional pela CAPES na área de Ensino", afirmou a orientadora.

A nota 5 obtida nas duas últimas Avaliações Quadrienais da CAPES refletem o resultado do comprometimento de discentes, docentes e secretaria, reforçando a excelência e direcionando para a necessidade de internacionalizar o PROPEC com apoio do IFRJ. Importante destacar que o edital de Prêmio Capes de Tese - Edição 2023 não discrimina a modalidade acadêmica ou profissional do programa de pós-graduação, e o julgamento tem por base o mérito do trabalho com base na qualidade da pesquisa e seus resultados, na forma como foi aplicado, validado e como o conhecimento foi transferido. É, portanto, um marco histórico para o IFRJ e para a Rede Federal.