Com título no xadrez, alunos do campus Volta Redonda participam de jogos estudantis do município

Natalia Cassiano no pódio para a premiação do torneio de xadrez

A aluna do campus Volta Redonda Natalia Cassiano foi campeã do torneio de xadrez dos Jogos Estudantis do município, na categoria sub-18 feminino. Promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a competição ocorreu entre os dias 24 a 27 de outubro, com 18 modalidades, como futsal, handebol e cabo de guerra.

Natalia participou do torneio ao lado dos colegas Felipe Carvalho e Elian Carlos Oliveira, coordenados pelo professor Péricles Guedes. “Foi muito legal participar, porque teve gente de vários colégios diferentes, pessoas de todas as idades e eu sempre gosto de participar dessas coisas”, diz Natalia. É sempre bom ir para um lugar onde você aprende mais, aprende a jogada das pessoas e isso acaba sendo um auto aprendizado”, comentou a aluna, que no ano passado também foi campeã dos Jogos Intercampi na categoria feminina.

No campus, o desenvolvimento da prática do xadrez começou a partir deste ano com o incentivo do professor Péricles. Os encontros acontecem todas as quartas na sala 11 e uma vez por mês é promovido um torneio interno, aberto para quem quiser participar. Para o professor, resultados como o deste ano podem servir de incentivo para que mais alunos comecem a praticar o xadrez,  esporte que ajuda a desenvolver mecanismos cerebrais ligados à concentração e ao raciocínio lógico.

“Fico muito satisfeito. Ano que vem, com esses resultados, a gente pretende participar do Intercampi. Com esse desenvolvimento, a gente pode participar de outras competições ano que vem fora do âmbito de Volta Redonda. Espero desenvolver um trabalho melhor de xadrez aqui no IFRJ não só na parte de competição, mas para apoio a quem tem dificuldade de concentração. É uma atividade que resolve esse tipo de problema”, afirma o professor.

Natália Canciano com troféu do torneio de xadrez

Competidores jogam uma partida de xadrez durante o torneio