V Semana de Interatividade em Ação é marcada pela diversidade

auditório cheio na Semana de Interatividade em Ação no campus São Gonçalo

A 5ª edição da Semana de Interatividade em Ação do campus São Gonçalo reuniu mais de 400 participantes. Planejada pela equipe de Extensão da unidade, coordenada pela professora Telma Fagundes, a Semana contou com mais de 50 atividades em diferentes áreas que abordaram assuntos técnicos e sociais, além de popularizar a ciência produzida pelos estudantes e professores.

Atividade realizada na V Semana de Interatividade

De acordo com a professa Telma Fagundes, a diversidade é um excelente caminho: “Por isso deixamos de chamar de Semana Acadêmica e passamos a chamar de Semana de Interatividade, para ampliar a diversidade de assuntos”, disse. Ela destacou, ainda, o minicurso de Química Forense, que teve mais de 200 inscritos, e traçou o desafio de conseguir uma divulgação mais efetiva, que chegou às escolas do entorno do campus e culminou com a participação de mais alunos de 9° ano.

A mesa de abertura contou com a participação da professora Elika Takimoto. Ela destacou a importância do tema “Ciência para redução das desigualdades”: “Pensar sobre desigualdade é fundamental e ponto de partida para qualquer docente que trabalhe com educação, principalmente, a pública”, falou.

Já a cerimônia de encerramento marcou a comemoração dos dez anos do campus e recebeu a presença de diferentes educadores que ajudaram a construir a história da unidade, além de premiar os estudantes que se destacaram ao longo do último ano.

Elika Takimoto participou da solenidade de abertura

Participação dos alunos e comunidade externa

Os alunos participaram ativamente da Semana em diversos aspectos: na organização de exposições sobre o “Dia dos Mortos” na cultura mexicana e sobre as lutas sociais de Marielle Franco; em apresentações culturais de teatro e dança; no auxílio aos professores em experiências químicas de produção de sabão e de revelação de fotos nos laboratórios; na mediação de rodas de conversa sobre racismo e preconceito contra religiões de matrizes africanas; dentre outras atividades. Houve, ainda, uma ampla participação dos alunos na VI Jornada de Iniciação Científica (JIC), que divulgaram produções científicas do campus de áreas de Linguística, Letras, Artes e das Ciências Humanas, Exatas e Biológicas.

Além disso, os discentes ajudaram no funcionamento do próprio evento como monitores. O estudante Lucas Gabriel, monitor pelo segundo ano consecutivo, destacou seu crescimento pessoal e profissional: “Tal experiência ajuda em grandes pontos. O melhor de tudo é enxergar como todo grande trabalho tem por trás uma grande equipe, é saber que você tem o seu momento de falar e, também, o seu momento de ouvir. Certamente vou levar muita coisa para vida”, afirmou.

Escolas da região foram convidadas e pessoas de diferentes idades se inscreveram para participar. A estudante Andressa de Barros, de 19 anos, ficou sabendo do evento pela divulgação no Facebook e participou do minicurso “Memórias de São Gonçalo” e da oficina “Preenchimento de Currículo Lattes”. “Achei muito interessante porque a oficina me deu a oportunidade de entender a importância do currículo no âmbito acadêmico, como vou usá-lo daqui para frente e ótimas dicas dos profissionais da área da informação”, concluiu.

Atividade realizada na V Semana de Interatividade