Visita literária ao CCBB-RJ

Como ampliação das ações da “Roda de Conversa Literária”, organizada pela biblioteca do IFRJ campus Belford Roxo, alunos e servidores da unidade foram convidados para a sessão comentada de “Carrie, a Estranha”, com Mario Abbade, jornalista e crítico de cinema. A sessão ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB-RJ), no dia 10 de agosto, no âmbito da mostra “Stephen King: o medo é seu melhor companheiro”.

No debate, além de abordar a visão do autor Stephen King, Mario Abbade destacou as diferenças do filme em relação ao livro e como Brian de Palma, diretor do filme, faz referências à obra de Alfred Hitchcock, principalmente através da trilha sonora. Ao final da atividade, foram sorteados três exemplares do livro para os presentes.

A aluna Mércia Camilo, do segundo período do curso Técnico em Produção de Moda e monitora da biblioteca do campus, ressaltou a importância dessa ação: “O debate, no final, permitiu explorar alguns incômodos que senti durante as cenas do filme, pois eram situações naturais no contexto da década de 1970. O Mario ampliou nossas percepções sobre a obra, pela atualidade das questões retratadas, como o relacionamento entre mãe e filha e o machismo presente, mesmo quando há protagonistas femininas”, destacou.

Bibliotecária Carolina Rodrigues e monitora Mércia Camilo

Para Carolina Rodrigues, bibliotecária do campus Belford Roxo, a atividade atendeu ao objetivo de integrar os estudantes a atividades culturais externas ligadas à literatura, bem como forneceu conteúdos para a próxima “Roda de Conversa Literária”, que ocorrerá no dia 13/09 às 14h, tendo como enfoque justamente a obra vista nas telas do CCBB-RJ (“Carrie, a estranha”, de Stephen King).

A mostra “Stephen King: o medo é seu melhor companheiro” fica no CCBB até o dia 19/08 e conta, nesta última, semana com duas atividades especiais. Uma ocorrerá no dia 15/08, às 9h, onde será apresentada uma sessão comentada do filme "Louca Obsessão", com a curadora da Mostra, Rita Ribeiro; e outra no dia 16/08, às 14h, quando será apresentada a palestra “Construindo a retrospectiva STEPHEN KING: curadoria e produção”, com o curador e produtor Breno Lira Gomes.

O Centro Cultural Banco do Brasil está localizado na Rua Primeiro de Março, n. 66, no Centro do Rio de Janeiro e funciona de quarta a segunda das 9h às 21h.

Colaboração: Luana Oliveira