Visita técnica anda junto com o aprendizado

Laboratório Nacional de Computação Científica

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) abriu as portas para 14 alunos da disciplina de Informática Aplicada, no dia 17 de novembro. A disciplina, ministrada pelo professor Ely Severiano, faz parte da grade do curso Técnico em Administração do campus São João de Meriti.

No laboratório, localizado em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, os alunos tiveram a oportunidade de entender o funcionamento “in loco” e, também, um pouco da metodologia utilizada nas pesquisas realizadas no laboratório, além de contextualizarem, com embasamento prático, assuntos que foram tratados nas aulas da disciplina.

O professor Ely Severiano explicou que o objetivo da visita foi estimular os alunos a iniciarem prematuramente o convívio com pesquisas em um ambiente acadêmico: “O principal destaque da visita foi conhecer o local onde encontra-se o supercomputador Santos Dumont (Sdumont), que é, atualmente, o maior computador da América Latina”, disse.

Ely completou com a explicação técnica: “O supercomputador possui um total de 18.144 núcleos de CPU, distribuídos em 756 nós computacionais (24 núcleos por nó), dos quais são compostos, na sua maioria, exclusivamente por CPUs com arquitetura multi-core. O Sdumont também conta com número elevado de núcleos (240) e arquitetura de memória compartilhada de grande capacidade (6 Tb em um único espaço de endereçamento) ”, falou.

Além disso, conta que o supercomputador dispõe de um sistema de arquivos paralelo Lustre, integrado a rede Infiband, com capacidade bruta de armazenamento da ordem de 1,7 PBytes, bem como um sistema de arquivos secundário com capacidade bruta de 640 TBytes. “A máquina processa dados de pesquisas importantes de todo país e é usada 24 horas por dia. Atualmente, ela processa cerca de 100 pesquisas envolvendo doenças como Zika, Alzheimer e Câncer, em parceria com instituições como IMPA, INPA, MPEG e INPE”, concluiu.

O Laboratório Nacional de Computação realiza pesquisas, desenvolvimento e formação de recursos humanos em Computação Científica, em especial na construção e aplicação de modelos e métodos matemáticos e computacionais, na solução de problemas científicos e tecnológicos, tendo como finalidade o avanço do conhecimento e o atendimento às demandas da sociedade e do Estado.

Atualmente, 350 pessoas trabalham para o Laboratório, sendo 75 pesquisadores e professores e 110 alunos, além de prestadores de serviços, estagiários e bolsistas.