Visita a Viseu e encontro com aluna do IFRJ em mobilidade acadêmica internacional

Dando continuidade nas visitas às instituições de ensino portuguesas, o reitor do IFRJ, Rafael Almada, e o coordenador-geral de Relações Internacionais, Rodrigo Lemos, estiveram, no dia 13/04, no Instituto Politécnico de Viseu. O objetivo foi reforçar o vínculo da parceria já existente entre os institutos.

O IPV é uma referência nas cidades de Viseu e Lamego e em toda a região central de Portugal. Assume um papel importante no desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e econômico da região, através das suas atividades de ensino e pesquisa, de difusão cultural, científica e tecnológica, de parcerias, protocolos interinstitucionais e colaborações com empresas e outras instituições.

A aluna Thayná Mendes de Abreu, do curso de Produção Cultural do IFRJ Campus Nilópolis, está em mobilidade acadêmica internacional no IPV. A estudante foi contemplada em um edital de mobilidade antes da pandemia e esperou dois anos até poder realizar seu intercâmbio. O reitor do IFRJ e o coordenador-geral de Relações Internacionais encontraram a estudante na Reitoria do IPV para uma conversa sobre essa experiência internacional.

Thayná disse que conheceu novas pessoas, aprendeu coisas novas, a cada dia descobre algo novo sobre o país e sobre ela mesma e afirmou que está amando a experiência. Além disso, pontuou que para uma aluna que veio de escola pública e de um instituto federal, esta é uma oportunidade única e maravilhosa. “Certamente essa mobilidade não seria possível sem o apoio do Instituto e com certeza essa experiência está sendo um divisor de águas, tanto na minha vida profissional, como na minha vida pessoal”, declarou.

Além do encontro com a estudante, Rafael e Rodrigo foram recebidos por Marlene Albuquerque, Relações Internacionais do IPV, e João Vinhas, vice-presidente da instituição.

“Durante a rápida passagem por Viseu, pudemos conhecer a Escola Superior de Tecnologia e Gestão e conversar sobre como ambas instituições podem contribuir para uma educação globalizada em cooperação internacional”, ressaltou Rodrigo Lemos.