Volta Redonda recebe seminário dos 100 anos da Revolução Russa

seminário no auditório do campus Volta Redonda

Os 100 anos da Revolução Russa foi tema de um seminário realizado no auditório do campus Volta Redonda e reuniu professores e estudiosos para tratar do tema, no dia 6 de outubro. O seminário foi uma parceria dos campi Volta Redonda, Resende e Pinheiral.

A palestra contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores do IFRJ (SINTIFRJ), do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE-VR) e do Grêmio Estudantil do campus de Volta Redonda.

Foi realizado também um cine-debate, com a exibição do filme “O encouraçado Potemkin”, do diretor Serguei Eisenstein. O filme, de 1925, foi feito em comemoração aos 20 anos do primeiro ensaio geral da revolução, com a revolta dos marinheiros da embarcação que dá título ao filme. Por conta dos maus tratos que sofriam, os marinheiros iniciaram um motim onde tomaram o poder do navio em uma das etapas que culminariam na Revolução Russa.

da esq. para dir.: Adolpho Ferreira, Adriano Carmelo, Michelangelo Torres, Jéssica Milaré e Daniela Monteiro

O filme retrata essa passagem histórica. “A ideia do Encouraçado Potemkin seria promover uma quebra do que antes era um herói individualizado, com um drama pessoal, mas que na verdade, é um heroísmo coletivo das massas populares fazendo a revolução”, disse o professor de História do campus Resende, Rafael Brasil.

Após a exibição do filme foi realizada uma mesa redonda sobre a história e a atualidade da Revolução Russa, com o professor Adriano Carmelo, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

A aluna da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Daniela Monteiro, ministrou uma palestra sobre a participação das mulheres na Revolução Russa. Jéssica Milaré, militante LGBT, falou sobre as conquistas referentes à diversidade sexual nos primeiros anos da revolução.

O professor Adolpho Ferreira, da Rede Municipal do Rio de Janeiro, falou sobre a Greve Geral de 1917 no Brasil, que também está completando 100 anos. O debate foi mediado pelo professor de Sociologia do campus Pinheiral, Michelangelo Torres.