XIX Jornada Científica do Programa Jovens Talentos para a Ciência – 20 anos

diretor geral de Pinheiral em pé e demais convidados sentdos à mesa de abertura

O Campus Pinheiral sediou a “XIX Jornada Científica do Programa Jovens Talentos para a Ciência – 20 anos”, que aconteceu no dia 03 de dezembro. Foram mais de 40 trabalhos apresentados nas áreas das Exatas, Humanas e Biológicas, por cerca de 80 alunos. Estudantes dos campi de Pinheiral, Resende, Volta Redonda, Paracambi do IFRJ, da FATEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica) de Paracambi e da Universidade de Vassouras estiveram presentes. Além de orientadores da empresa Eletrobrás / Eletronuclear.

Na abertura do evento, o coordenador do Programa Jovens Talentos, Jorge Belizário, apresentou casos de sucesso de alunos egressos do programa que seguiram a carreira acadêmica e, atualmente, são mestres e doutores. Sobre a organização do evento em Pinheiral, Belizário destacou que a parceria com o campus — desde 2004, ainda como Colégio Agrícola Nilo Peçanha  —  sempre foi de confiabilidade. “Sempre tivemos um bom retorno de Pinheiral, tanto dos alunos, dos orientadores e da administração,” avaliou.

Aluna do terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária do Campus Pinheiral, Isadora Neves de Azevedo, apresentou uma pesquisa que busca entender a política de guerra às drogas e como as escolas do Sul Fluminense tratam desse tema. Izadora destacou: “o dever da escola é contribuir e fomentar debates sobre a temática”. A aluna Beatriz Cândido Correa, do terceiro ano do curso Técnico em Informática, também assina como autora desse trabalho, que tem a orientação dos professores Vinícius Carvalho e Rafael Monteiro.

Já o trabalho "A escrita da mulher negra: crime, narrativa e violência" explora o estudo de obras de autoras negras. Cursando o segundo ano do curso Técnico em Informática do Campus Pinheiral, Emilly Carneiro Alves revelou que apresentar o trabalho e ver a recepção das pessoas positivamente é gratificante. “A pesquisa é fruto de um trabalho longo, extenso e que necessitou de muita leitura de vários escritores/autores” comentou. O projeto de pesquisa tem a orientação da professora Érica Cristina Bispo, além dos coautores e bolsistas do projeto, Gabrielle Rezende Muniz, estudante do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente, e Israel Elyon Amorim Gomes, do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente.

Estudante do 6° período do curso Técnico em Automação Industrial do Campus Volta Redonda, Rian Carlos Silva, destacou que foi através de temáticas em sala que seu trabalho virou objeto de pesquisa do programa. De acordo com Rian, o objetivo do seu trabalho é aproximar os jovens da literatura clássica “existe uma certa barreira-preconceito com a literatura clássica,” ponderou. Sobre o evento o discente salientou: “Muito legal ver o fruto colhido das pesquisas, isso mostra a importância desse espaço”.

Houve avaliação e premiação aos melhores trabalhos apresentados. Confira no link o resultado.

Sobre o programa

O Projeto Jovens Talentos é um programa de pré-iniciação científica, instituído em 1999, tendo como entidades executoras as Fundações Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) e Fundação de Amparo à Pesquisa Carlos Chagas Filho (FAPERJ). O projeto tem parcerias com instituições de pesquisa e universidades públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro e, através destas, insere estudantes da rede pública estadual de ensino médio e profissional na pré-iniciação científica.

Fonte: CECIERJ

Colaboração: Greici Souzas e Filipi Meireles