Logo IFRJ

Auditoria Interna

 

APRESENTAÇÃO

 

 

Conforme o artigo 1º do Regimento da Auditoria Interna do IFRJ, aprovado pelo presidente do Conselho Superior através da Resolução Nº 34 de 06/07/2021, a Unidade de Auditoria Interna (AUDIN) é o órgão técnico de controle interno, que presta serviços de avaliação e de consultoria com base nos pressupostos de autonomia técnica e de objetividade.

A Audin possui autonomia no âmbito do IFRJ e tem vinculação direta ao Conselho Superior da Instituição e está sujeita à orientação normativa e supervisão técnica do Órgão Central e dos órgãos setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, em suas respectivas áreas de jurisdição nos termos do art. 15 do Decreto nº 3.591/2000 e alterações dadas pelo Decreto nº 4.304/2002.

A Unidade de Auditoria Interna (Audin) exerce suas atribuições na Reitoria e em todos os campi do IFRJ. A missão da Audin é contribuir, de forma independente, para a avaliação dos controles internos no âmbito do IFRJ, agregando valor às práticas administrativas – particularmente aquelas relacionadas à gestão de riscos e de controles internos e governança – sendo o órgão responsável por fortalecer a gestão e racionalizar as ações de controle, colaborando para a melhoria da gestão.

A Auditoria Interna também é um órgão de assistência direta e imediata a Alta Administração do IFRJ. Atua de forma independente, tendo por base as atribuições, os planos, as metas, os objetivos e as políticas definidas pelo IFRJ, abrangendo as atividades, os programas, as operações e os controles existentes. Auxilia na realização dos objetivos delineados pelo IFRJ, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gestão de riscos, controle e governança.

Visando à objetividade, a Audin utiliza-se de metodologia de aplicação de matriz de risco, para priorização dos processos a serem auditados, bem como de mapeamento dos objetivos, riscos e controles na fase da execução das auditorias. 

Como podemos observar, a estratégia de atuação da Unidade de Auditoria Interna consiste em manter contato permanente com a gestão, de maneira que o trabalho de auditoria não seja entendido como uma mera fiscalização, mas sim como um subsídio à alta administração do IFRJ no alcance de seus objetivos enquanto instituição de ensino.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS