Logo IFRJ

Pesquisa e Inovação

Histórico da Pesquisa e Inovação no Campus

Apesar de se tratar de um campus relativamente novo, o IFRJ de São João de Meriti tem investido na Pesquisa e na Inovação, realizada tanto pelo corpo docente da instituição, quanto por alunos bolsistas de programas institucionais de iniciação científica e tecnológica - PIBICT e PIBITI.

Entre os anos de 2018 e 2019, docentes do campus coordenaram três projetos de pesquisa com fomento institucional, a saber: "Games e Cinema: Questões sobre Adaptação", coordenado pelo Prof. Dr. Marcel Alvaro de Amorim e pelo Prof. Esp. Caio Henriques Sica Lamas, "Proposta de Práticas de Ensino de Programação por Meio de Jogos Digitais", coordenado pelo Prof. Me. Roni Costa Ferreira, e "Conceito e Aplicabilidade de Personal Learning na Construção do Conhecimento", coordenado pela Profa. Dra. Patrícia Grasel e pelo Prof. Dr. Bruno Costa.

No período de 2019 a 2020, por conseguinte, foram aprovados e realizados os projetos "A estética do pixel art nos videogames brasileiros", do Prof. Esp. Caio Lamas, "Avaliação do desempenho empresarial: uma abordagem a partir da análise econômica-financeira e da construção índice-padrão dos clubes mundiais de futebol", dos Profs. Me. Renato Mendes e Rafael Simão, "Concepções de letramentos no livro didático de literaturas: uma análise dialógica do discurso", do Prof. Dr. Marcel Amorim, "Core Self-Evaluations e intenção empreendedora: um estudo junto a populações de periferia", do Prof. Me. Edy Lawson Santos, "Investigação de práticas mais sustentáveis no setor público sob a ótica da produção mais limpa", do Prof. Me. Fabio Ferreira, "Letramentos diaspóricos: do griot ao SLAM", da Profa. Me. Maria Gabriella Mayworm, e "Proposta de práticas de ensino de programação por meio de jogos digitais", do Prof. Me. Roni Costa.

Atualmente, encontram-se em desenvolvimento no campus tanto projetos de pesquisa quanto de inovação. No eixo da Pesquisa, são projetos aprovados no campus: "Aplicação do arduino no circuito de comando do conversor Buck-Boost", do Prof. Esp. Daniel Veras, "Ecossistema de empreendimentos femininos de São João de Meriti (EFEM-SJM)", da Profa. Me. Daysi Farias, "Core self-evaluations e intenção empreendedora: um estudo junto a populações de periferia", do Prof. Me. Edy Lawson Santos, "Mapeamento de competências tecnológicas e de gestão nas incubadoras do IFRJ", do Prof. Me. Flávio Henriques, "Consumidor verde: uma realidade? Um estudo sobre hábitos de consumo sustentável na realidade social da baixada fluminense", do Prof. Dr. João Emílio Reis, "Representações sociais sobre as estratégias de ensino e aprendizagem em matemática para a EJA", da Prof. Me. Loise Medeiros e "Práticas de letramento literário e o livro didático de português/literaturas no ensino fundamental: uma análise dialógica", do Prof. Dr. Marcel Amorim. Já no eixo de Inovação, encontram-se em desenvolvimento os projetos "LABIOS3D - Ambiente de realidade virtual para capacitação de alunos e profissionais do IOC em práticas laboratoriais seguras", do Prof. Me. Roni Ferreira, "Estratégias para o desenvolvimento do pensamento computacional na educação profissional e tecnológica", do Prof. Dr. Bruno Costa, "Uma solução doméstica para a produção de conteúdos digitais de videoaulas com teleprompter, do Prof. Dr. Gilvan Vilarime "PRECOVIC - Aplicativo de vigilância epidemiológica e prevenção de contágio da COVID-19", do Prof. Me. Leonardo Nardi.

Em dezembro de 2020, no intuito de fortalecer as atividades de Pesquisa e a Inovação institucionais, o IFRJ campus São João de Meriti aprovou o Regulamento do Comitê de Apoio à Pesquisa (CAP) institucional, comitê esse que tem a função de assessorar a Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (COPPOG) do campus na análise, proposição e realização de ações e eventos de Pesquisa e Inovação.


Grupos de Pesquisa do Campus Registrados no CNPQ (em ordem alfabética)


Empreendedorismo e Inovação em Arranjos Produtivos Locais

O empreendedorismo e a inovação são fenômenos que vem despertando a atenção dos cientistas organizacionais em razão da importância que essas variáveis ganham relevo no desempenho e na competitividade de empresas e países. Desde seu conceito disruptivo lançado por Schumpeter, o modelo linear de inovação passa a dar espaço para um paradigma interativo e sistêmico. No Brasil, em virtude da adoção de modelos de crescimento econômico que não incorporam melhorias do capital humano e da distribuição de renda, as condições para a construção de alternativas de desenvolvimento com inclusão social passam a ser prementes. Como alternativa, tem se percebido que os Arranjos Produtivos Locais são capazes de se constituir numa estratégia para o desenvolvimento local, valorizando a criação de empregos e renda, melhorando o desenvolvimento humano da localidade. Uma das maneiras de alavancar os APLs é através do engendramento de políticas públicas que apoiem o desenvolvimento de clusters de empresas.
Líder: Prof. Dr. Sylvio Augusto De Mattos Cruz 
E-mail: sylvio.cruz@ifrj.edu.br
Endereço no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3161150534543526


LISEDUC - Laboratório de Informática, Sociedade e Educação

Criado em 2008 no IFRJ campus Paracambi, após atuar por 10 anos no IFRJ campus Engenheiro Paulo de Frontin, desembarca no IFRJ campus São João de Meriti, o laboratório que lança olhar sobre as relações da Informática, da Sociedade e da Educação.
Líder: Professor Rodney 
E-mail: liseduc.csjm@ifrj.edu.br 
Endereço no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4832329041636740


NUPRESE - Núcleo de Pesquisas em Responsabilidade Social e Empresa

A proposta do grupo é investigar os limites éticos e jurídicos e os impactos sociais da atividade empresarial como exigência da responsabilidade social da empresa, seja em âmbito local, considerando o município de São João de Meriti onde o campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro encontra-se instalado, ou nos âmbitos regional (baixada fluminense e Rio de Janeiro) e nacional. Os resultados alcançados pelos pesquisadores que a integram serão divulgados por meio de artigos, capítulos de livros, cursos e projetos de extensão e na participação em eventos técnico-científicos nas áreas de Direito, Economia, Engenharia de Produção, Sociologia, Administração de Empresas entre outras áreas de pesquisas de atuação dos pesquisadores que compõem o grupo.
Líder: Prof. Dr. João Emílio de Assis Reis
E-mail: joao.reis@ifrj.edu.br
Endereço no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4008131866223569


Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (TEEaD)

Grupo de Pesquisa desenvolve pesquisas que dialoguem com áreas da Informática (ciências exatas e da terra) e Educação (ciências humanas), a fim de compreender e contribuir com os processos de ensino e aprendizagem na cultura digital, para subsidiar o uso significativo das tecnologias digitais na Educação.
Líder: Profa. Dra. Patrícia Grasel da Silva
E-mail: patricia.grasel@ifrj.edu.br
Endereço no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3633334183071667

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS