Logo IFRJ

Bacharelado em Agronomia

O Bacharelado em Agronomia foi concebido para a atuação nos diversos campos das ciências agronômicas, tendo como ênfase a agroecologia. 

Antenado com os complexos problemas ambientais que vivenciamos na atualidade, no potencial de produção de alimentos do país e nos impactos que essa atividade produtiva pode causar ao ambiente natural, o curso tem no estudo das bases da agroecologia sua inspiração e principal diretriz de formação.

Essa característica direciona as atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso para o conhecimento das realidades dos agricultores familiares, dos pequenos, médios e grandes produtores rurais que atuam no campo e possuem envolvimento com princípios de produção agroecológica, orgânica ou de outros cuidados ambientais no uso do solo e na exploração dos recursos naturais que dão base para a atividade agropecuária.

A proposta do curso prevê um forte compromisso com as atividades de extensão, com a presença no campo e a oportunização de vivências de formação, seja com os agricultores, os Centros de Pesquisa, em indústrias, em instituições públicas e privadas que atuam na Extensão Rural, no fomento à produção, na inovação tecnológica e social.

A importância de estudar as condições locais e fomentar uma agricultura produtiva, que gere renda e riqueza no campo, permita o fortalecimento de cadeias produtivas, desenvolva circuitos curtos de comercialização agropecuária, a atividade cooperativista e integre essas conquistas ao desenvolvimento social e a sustentabilidade ambiental são fatores motivadores de todo corpo docente do curso.

Oferecido em um campus agrícola com área de mais de 300 hectares, com vários setores de produção agropecuária, o curso propiciará uma formação teórico e prática atualizada e contextualizada com a realidade do produtor rural, construindo propostas de intervenção agroecológicas que auxiliem o desenvolvimento local e regional.

O mercado de trabalho para o Engenheiro Agrônomo não se restringe ao meio rural e pode atuar na indústria, em atividades de extensão rural, planejamento agrícola, paisagismo e urbanização, na comercialização e no controle fitossanitário de produtos agropecuários, no sistema financeiro e em atividades diversificadas ligadas a área da agronomia, através de consultorias, entre outros.

Coordenador: 
Heider Alves Franco
Ato Autorizativo: 
Resolução do Conselho Superior do IFRJ nº 5, de 18/02/2021
Critérios de Seleção: 
SiSu / Transferências Externa e Interna / Portador de Diploma
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Pinheiral - Integral (Manhã e Tarde)
Duração do Curso: 
Mínimo 10 semestres e Máximo 19 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
3.739,5 horas
Coordenação: 
  • Nome: Heider Alves Franco
  • Contato: cocagro.cpin@ifrj.edu.br
  • Telefone: (24) 3356-8212
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes: Quintas-Feiras, das 08h às 17h
  • Perfil do Coordenador: 

Coordenador do curso superior de Bacharelado em Agronomia. Editor-chefe da Brazilian Journal of Agricultural and Environmental Science. Atuou como Coordenador de Extensão no IFRJ-Campus Pinheiral. Foi Diretor de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Inovação no IFRJ-Campus Pinheiral. É professor da área de Engenharia Rural - IFRJ/Campus Pinheiral. Doutor em Ciências Ambientais - UERJ. MSc em Agricultura Orgânica e Engenheiro Agrônomo - UFRRJ. Pós-graduação em Docência na Educação Profissional - FAVENI. Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola Nilo Peçanha-UFF/RJ. Revisor Ad-hoc de 7 Periódicos Nacionais e 1 Internacional. Coordena projetos com avaliações de ecotoxicidade aguda e crônica; gestão de resíduos e avaliação de novas fontes de fertilizantes no Laboratório Multidisciplinar de Tecnologia Agroambiental - IFRJ/CANP. Autor do Livro didático, Introdução à Fruticultura. Parecerista técnico de livros didáticos na área de Agropecuária. Atuou como Instrutor de Formação Profissional Rural. Atuou como professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, onde ministrou as disciplinas de Olericultura com enfoque em Agroecologia e Grandes Culturas onde caracteriza os cultivos de Mandioca, Milho, Feijão, Cana-de-açúcar e Café; também atuou como coordenador de Unidade Educativa de Produção no setor de Produção de Mudas. Foi Técnico em Agropecuária/Agroecologia do IFRJ/Campus Pinheiral coordenador de Unidade Educativa de Produção Módulo Agroecológico e ministrando as seguintes disciplinas: Construções Rurais, Mecanização Agrícola, Paisagismo, Produção de Mudas, Produção Vegetal e Reflorestamento.

Currículo na Plataforma Latteshttp://lattes.cnpq.br/7647665029282680

Fluxograma: 
Projeto Pedagógico do Curso: 
Corpo Docente: 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS