Logo IFRJ

Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente

Meio Ambiente

A área profissional de meio ambiente foi criada para atender as novas tendências dos setores produtivos que hoje buscam agregar aos seus produtos ou serviços o conceito de qualidade ambiental. Diante desse quadro, torna-se necessária a formação de profissionais que atuem na gestão ambiental, com ênfase no modelo de desenvolvimento sustentável. O curso Técnico em Meio Ambiente habilita profissionais para atuarem em indústrias e em organizações não-governamentais (ONGs); em programas de conservação e educação ambientais; em estações de tratamento de água e de efluentes; em centros de pesquisa, órgãos de fiscalização, laboratórios de controle de qualidade; no monitoramento de parâmetros ambientais; e em consultoria para a elaboração de estudos de impacto ambiental e melhoria dos processos produtivos.
O objetivo geral do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do Campus Arraial do Cabo é formar técnicos de nível médio, no Eixo Tecnológico “Ambiente e Saúde”, na habilitação “Técnico em Meio Ambiente”, competentes técnica, ética e politicamente.

Critérios de Seleção: 
Processo Seletivo através de Edital Público
Modalidade: 
Presencial
Campus: 
Arraial do Cabo
Duração do Curso: 
6 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
3210 horas
Coordenador: 

Em construção

Ato Autorizativo: 

Conselho Técnico Administrativo UFF/Decisão n°02 de 18 de maio de 2004 e Resolução Conselho Diretor n°02 de 23 de novembro de 2004. ( Campus Nilo Peçanha - Pinheiral)

Resolução CONSUP N° 12 de 18 de junho de 2019. (Campus Arraial do Cabo)

Ementa: 
Matriz: 
Plano de Curso: 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS