Logo IFRJ

Bacharelado em Engenharia Mecânica

Dentro das diretrizes propostas pelo MEC, o curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFRJ, ofertado no Campus Paracambi, tem como objetivo a formação generalista, plena, atualizada e integrada, pautada na excelência de ensino, garantindo a rápida absorção pelo mercado de trabalho, sempre ávido por profissionais qualificados, capazes de fazer a diferença em meio aos desafios que surgem, cada vez maiores e mais complexos. Visa-se à formação geral sólida, com forte ênfase na prática profissional, estimulada desde cedo pela experiência de laboratório de ensino, de estágio na indústria, e de pesquisa científica, tecnológica e na inovação, assim como na capacitação para o empreendedorismo e para as ações de desenvolvimento sustentável, social e ambiental. Formar cidadãos conscientes e críticos, comprometidos com o desenvolvimento local, regional e nacional, sensíveis às demandas da sociedade e com capacidade para atuar de forma dinâmica e criativa na resolução dos problemas propostos, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade das empresas e qualidade de vida das pessoas.

A matriz curricular do curso foi planejada de modo a permitir espaços de personalização da trajetória de aprendizagem de cada aluno, com disciplinas obrigatórias que priorizam a integração teoria-prática e a capacitação para o mercado de trabalho, assim como disciplinas optativas, que proporcionam uma visão mais específica, fornecendo ao aluno uma flexibilidade de conteúdos pertinentes às áreas de seu interesse. Laboratórios de ensino e pesquisa, já montados para os cursos técnicos, e um corpo docente altamente qualificado, com mais de 60% doutores, dão garantia de cumprimento pleno à proposta pedagógica do curso.

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Coordenador: 
Felipe José da Silva
Ato Autorizativo: 
Resolução do Conselho Superior do IFRJ nº 13, de 18/06/2019
Critérios de Seleção: 
SiSu / Transferências Externa e Interna / Portador de Diploma
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Paracambi - Integral
Duração do Curso: 
Mínimo 10 semestres e máximo 19 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
3.621 horas
Coordenação: 
  • Nome: Felipe José da Silva
  • Contato: felipe.silva@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes: de 2ª-feira a 6ª-feira, das 15 h às 18 h.
  • Perfil do Coordenador: 

A coordenação do Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica deve ser renovada a cada dois anos, por eleição entre seus pares. O primeiro coordenador do curso é o Professor Felipe José da Silva, arquiteto e urbanista e engenheiro mecânico, com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1994) e doutorado e pós-doutorado em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (2000 e 2006, respectivamente). Atuou na Indústria da Construção Civil, em execução de fundações, estruturas e instalações prediais; foi empresário do ramo de instalações frigoríficas e de tratamento de ar industrial; foi professor de Estática e Dinâmica e de Mecânica dos Sólidos na Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Úrsula; professor-pesquisador na área de Compósitos Estruturais no Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais do Instituto Militar de Engenharia, onde atuou por 8 anos, na execução de projetos de P&D financiados pela iniciativa privada e por órgãos de fomento públicos. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Paracambi, desde 2010, atuando no Curso Técnico de Mecânica Integrado ao Ensino Médio, lecionando as disciplinas de Tecnologia dos Materiais, Ensaios Destrutivos e Não-Destrutivos, Transferência de Calor, Sistemas Térmicos I (Refrigeração) e Sistemas Térmicos II (Ar Condicionado). Participa do Programa para Desenvolvimento em energias renováveis e eficiência energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – EnergIF/SETEC, nos Grupos de Trabalho sobre Eficiência Energética, subáreas de Indústria e Edificações, sendo coordenador regional-Sudeste na subárea Edificações. Foi subcoordenador do PFRH-1º convênio, de 2014-2018, e diretor de implantação de campus na 3ª fase de expansão do IFRJ. Atua como docente-colaborador no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense, nas áreas de Compósitos estruturais, Caracterização microestrutural de materiais e de Mecânica da Fratura Não-linear (MFNL).

Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5260402975790613

Fluxograma: 
Projeto Pedagógico do Curso: 
Corpo Docente: 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS