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Educação e Novas Tecnologias - Campus Niterói

Informações Gerais: 

O curso de pós-graduação lato sensu em Educação e Novas Tecnologias busca responder à crescente demanda do setor educacional pela formação continuada de seus profissionais, em um contexto de incessantes mudanças, decorrentes, principalmente, dos avanços obtidos no campos das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).   

Público-alvo: A especialização em Educação e Novas Tecnologias almeja oferecer capacitação para pessoas atuantes nas diferentes modalidades de educação, sem restrição por área de conhecimento. Nesse sentido, seu público-alvo são professores de ensino fundamental, médio, técnico e superior, ou egressos de cursos de licenciatura, além de outros profissionais de ensino, como os técnico-administrativos, que desejem aprimorar-se na prática pedagógica à luz dos desafios trazidos pelos avanços técnicos.

Coordenação do curso: Profª Drª Andrea Rizzotto Falcão   

Local: Estrada Washington Luís - Sape, Niterói - RJ, 24310-000.

Horário do curso: As aulas presenciais acontecerão uma vez por semana, aos sábados, contando com nove horas de aula semanais, nos turnos matutino (das 8 h às 12:30 h) e vespertino (das 13:30 h às 18 h).

E-mail: edutec.cnit@ifrj.edu.br

Telefone da secretaria de pós-graduação: 3293-6089

Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

Resolução nº 30/2018 - Aprova Especialização em Educação e Novas Tecnologias Campus Niterói

Carga horária do curso: 360 horas

Processo Seletivo: 

O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ. 

Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu

Linhas de Projetos: 

Linha 1: Educação e cidadania no contexto digital

 

1

 

Territórios digitais

Este projeto tem como proposta identificar e mapear espaços e territórios virtuais na contemporaneidade refletindo criticamente sobre as dinâmicas de produção e troca de informação, interação e formação de identidades individuais e coletivas. O horizonte teórico e metodológico do projeto fundamenta-se no conceito de “redes” como uma lógica que regulamentaria, de forma flexível e autoexpansível, diferentes dimensões da vida humana na contemporaneidade.

2

 Educação lúdica: novas ferramentas de ensino-aprendizagem

O principal objetivo deste projeto é identificar jogos e outros recursos digitais utilizados na educação, discutindo e analisando diversas dimensões do processo de gameficação das dinâmicas educacionais e sua utilização na facilitação de processo de ensino-aprendizagem. O projeto busca abranger não apenas jogos didáticos, mas quaisquer ferramentas que se valham do apelo lúdico para envolver os alunos na construção de saberes. Nesse sentido, incluem-se também neste tópico o uso de aplicativos ou plataformas virtuais em sala de aula ou a robótica aplicada ao aprendizado.

3

Interatividade e participação nos meios digitais

O objetivo deste projeto é analisar ferramentas, práticas e teóricas, que habilitem professores e alunos a dimensionar sua ação no universo online, tanto na esfera individual quanto na coletiva, entendendo o movimento de inclusão digital de modo abrangente. Leva-se em consideração ainda que a inclusão digital não se dá meramente a partir do acesso aos sistemas informáticos e telemáticos mas através do desenvolvimento de habilidades tais como a leitura de imagens e textos como hiperlinks, ferramentas importantes na construção da identidade e do exercício cidadania nos contextos digitais.

Linha 2: Processos e Práticas Culturais Contemporâneas – Linguagens Artísticas, Práticas Expressivas e Cultura Digital

4

Políticas públicas de educação e tecnologia

Este projeto se propõe a mapear, analisar e discutir criticamente políticas públicas e outros instrumentos que almejem a regulamentação, o incentivo, o fomento e financiamento de projetos, práticas e produtos voltados para o desenvolvimento e implementação de iniciativas ligadas ao uso das tecnologias digitais em espaços de educação formal e não formal.

5

Cognição inventiva e dispositivos tecnológicos

O projeto busca articular o uso de tecnologias digitais na educação, a partir de uma concepção inventiva da cognição, no sentido de deslocar as práticas de ensino-aprendizagem da mera solução de problemas. Tal esforço baseia-se teoricamente na perspectiva de que a aprendizagem é produzida nas práticas. Metodologicamente, visa a desenvolver atividades de pesquisa-intervenção em espaços educativos formais e não formais, por meio de oficinas, em que são produzidas experiências com dispositivos tecnológicos, que articulam cognição, percepção e afeto, em uma lógica participativa, nas quais tanto os sujeitos de pesquisa como os pesquisadores descrevem e analisam as práticas e seus efeitos nos coletivos e instituições envolvidos no projeto.

6

Etnografias digitais

O projeto tem como eixo principal elaborar diagnósticos circunstanciados dos efeitos positivos e negativos do uso das tecnologias digitais na contemporaneidade refletindo sobre os argumentos teóricos e práticos que sustentam estas iniciativas. Busca, ainda, por meio de trabalhos de campo e da análise etnográfica, mapear e identificar oportunidades, benefícios, dilemas e desafios, bem como os agentes e instituições envolvidos nestes processos.

Disciplinas: 

  Primeiro semestre – Disciplinas obrigatórias  

CÓD  

Disciplina  

CH/CRED  

Professor  

  

Sociedade, educação e tecnologia

30 – 2C  

Milla Benicio R. de Almeida Câmara

  

Tecnologias da Informação e Comunicação, Software Educacional e Ambientes Virtuais

30 – 2C  

Hélvio Jerônimo Junior

 

Metodologia da pesquisa

30 – 2C  

Andrea Rizzotto Falcão

  

Desenvolvimento de jogos e aplicativos educacionais

30 – 2C  

José Marcelo Velloso de Oliveira
Luiz Felipe Silva de Oliveira  

 

Teorias da aprendizagem no contexto digital  

30 – 2C  

Etiane Araldi

  

Construção de web sites e ambientes online de ensino 

30 – 2C  

Luiz Felipe Silva de Oliveira  

         Segundo semestre – Disciplinas obrigatórias  

CÓD  

Disciplina  

CH/CRED  

Professor  

  

Recursos audiovisuais aplicados à educação

30 – 2C 

Andrea Rizzotto Falcão
Felipe dos Santos Lima de Barros

 

Jogos didáticos  

30 – 2C  

Milla Benicio R. de Almeida Câmara

 

Incorporação das TICs na elaboração de aulas

 

Vanessa Moreno da Mota  

 

Práticas inovadoras de ensino-aprendizagem

30 – 2C  

Andrea Rizzotto Falcão
Etiane Araldi

 

Robótica educacional

30 – 2C  

Luiz Felipe Silva de Oliveira
José Marcelo Velloso de Oliveira

 

Elaboração de projeto  

30 – 2C  

Jonas Soares Lana

Terceiro semestre   

CÓD   

Disciplina  

CH  

Professor  

     

Trabalho de conclusão de curso I  

-  

 

Corpo Docente: 

  

Docente  

Formação  

Linhas e Projetos  

1

Andrea Rizzotto Falcão

Doutorado em Ciências Sociais (UERJ)
Mestrado em Memória Social (UNIRIO)
Graduação em Educação Artística (UERJ)
http://lattes.cnpq.br/4234100165147244

Linha 2
(Projeto 4, 5 e 6) 

2  

Etiane Araldi

Mestrado em Psicologia Social e Institucional (UFRGS)
Especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde (FIOCRUZ)
Graduação em Psicologia (UFRGS)
http://lattes.cnpq.br/2251914961426433

Linha 1 e 2
(Projetos 1, 5 e 6) 

3  

Felipe dos Santos Lima de Barros

Doutorado em Antropologia Social (UFRJ)
Mestrado em Música (UFRJ)
Graduação em Programa Especial de Formação de Docente (UCAM)
Graduação em Música (UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/3805767667139532

Linhas 1 e 2
(Projetos 2, 5 e 6)

4  

Hélvio Jerônimo Junior

Mestrado em Engenharia de Produção (UENF)
Graduação em Tecnologia em Desenvolvimento de Software (IFF)
http://lattes.cnpq.br/2460017379996546

  Linha 1
(Projeto 2) 

5

Jonas Soares Lana

Pós-Doutorado em Antropologia (PUC-RJ)
Doutorado em Ciências Sociais (PUC-RJ)
Mestrado em História (UFMG)
Graduação em História (UFMG)
http://lattes.cnpq.br/3194900158044811

  Linha 2
(Projeto 4, 5 e 6)

6  

José Marcelo Velloso de Oliveira

Mestrado em Matemática (Profmat)
Especialização em Matemática (FIJ)
Especialização em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática (UFF)
Licenciatura em Matemática (UFF)
http://lattes.cnpq.br/8550463579251734

Linha 1
(Projeto 2)

7

Luiz Felipe Silva Oliveira

Mestrado em Ciência da Computação (UFF)
Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação (UFF)
http://lattes.cnpq.br/9822716673345689

Linha 1
(Projetos 2 e 3) 

8  

Milla Benicio Ribeiro de Almeida Câmara

Doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ)
Mestrado em Letras (UFRJ)
Especialização em Língua francesa e literaturas francófonas (UFF)
Graduação em Comunicação Social (UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/9263988405842947

Linha 1
(Projetos 1, 2 e 3) 

9  

Vanessa Moreno Mota

Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada (UFRJ)
Graduação em Letras – Português/Inglês (UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/6382130566360331

Linha 1
(Projetos 1, 2 e 5)  

Trabalhos de Conclusão de Curso: 

Em construção

Eventos: 

Em construção

Normas do Curso: 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS