Logo IFRJ

Gestão de Serviços - Campus Niterói

Informações Gerais: 

Público-alvo: O curso se destina a pessoas que tenham o ensino superior completo, que atuam – ou desejam atuar - no setor de serviços, e que necessitam ampliar seus conhecimentos em gestão visando o desenvolvimento da atividade econômica em que se insere – ou se inserirá. Além disso, o curso também atende formados em Administração e Engenharia de Produção, interessadas em complementar e aprofundar seus conhecimentos e atualizar conteúdos para aprimoramento profissional, de modo que tragam sucesso e inovação às empresas do setor.

Coordenação do curso: Profª Drª Juliana da Câmara Torres Benicio  

Local: Estrada Washington Luís - Sape, Niterói - RJ, 24310-000.

Horário do curso: As aulas presenciais acontecerão uma vez por semana, aos sábados, contando com nove horas de aula semanais, nos turnos diurno (das 8 h às 12:30 h) e vespertino (das 13:30 h às 18 h).

E-mail:  gestaoemservicos.cnit@ifrj.edu.br

Telefone da secretaria de pós-graduação: 3293-6089

Portaria de regulamentação do curso: Resolução nº32 de 24 de outubro de 2018

Carga horária do curso: 360 horas

Processo Seletivo: 

O acesso ao curso será anual. Serão oferecidas 18 vagas por turma, em processo seletivo regulamentado por edital específico composto por 3 (três) etapas:

a)      Prova escrita (35 pontos);

b)      Análise de currículo com barema de avaliação (35 pontos); 

c)      Arguição (30 pontos).  

O aluno será aprovado no processo seletivo se obtiver, no mínimo, 60 pontos e terá direito a matricular-se no curso caso se classifique dentro do limite de vagas oferecidas. Se o número de vagas exceder o de candidatos aprovados, haverá uma lista de espera, cuja ordem dar-se-á conforme a pontuação dos candidatos. A avaliação será organizada por uma banca examinadora, escolhida em reunião de colegiado de curso.

Inscrições abertas de 24/07 a 25/08/2019 - Clique Aqui

Período para solicitação de Isenção - 24 a 29/07/2019

EDITAL 14/2019 - NOVO!

Anexo 12 - Lato Sensu – Especialização em Gestão de Serviços – Campus Niterói

Linhas de Projetos: 

LINHA DE PESQUISA 1

A formação de agrupamentos (clusters) no Leste Fluminense

Linha de pesquisa vinculada ao grupo de pesquisa certificado pelo CNPQ: Laboratório de Análises de Gestão e Economia (LAGEC). Instituição: IFRJ

Professores afiliados

Escopo de atuação

  • Analisar como acontece a pendularidade dos trabalhadores do leste fluminense;
  • Verificar a existência de clusters na região em prol de serviços específicos como saúde, educação e transportes;
  • Visualizar como o fator distância influência no atendimento dos serviços básicos de saúde e educação;
  • Pesquisar como as questões de vizinhança entre os bairros e municípios do leste fluminense são capazes de gerar espraiamentos (spillovers);
  • Analisar as despesas e entender a distribuição dos recursos.
  • Bruno Silva de Moraes Gomes
  • Juliana da C. T. Benicio
  • Samuel Max Gabbay

LINHA DE PESQUISA 2

Métodos quantitativos de apoio à decisão para gestão de serviços públicos e privados

Linha de pesquisa vinculada ao grupo de pesquisa certificado pelo CNPQ: Laboratório de Análises de Gestão e Economia (LAGEC). Instituição: IFRJ

Professores afiliados

Escopo de atuação

  • Mapear e monitorar a rede de empresas que atuam em serviços no Estado destacando sua contribuição para o Produto Interno Bruto, geração de empregos, inovação, potencial para a capacitação de pessoas e promoção da igualdade de renda;
  • Estudar o papel e a importância do processo empreendedor em empresas de serviços;
  • Estudar a produtividade das empresas de serviço no Estado do Rio de Janeiro por meio de DEA;
  • Propor soluções de melhoria de gestão e indicadores de monitoramento aplicáveis ao segmento de serviços.
  • Bruno Silva de M. Gomes
  • Juliana da C. T. Benicio

 

LINHA DE PESQUISA 3

Educação, cidadania e serviços no contexto digital

 

Linha de pesquisa vinculada ao grupo de pesquisa certificado pelo CNPQ: Laboratório de Cultura Digital. Instituição: IFRJ

Professores afiliados

Escopo de atuação

  • Realizar pesquisas de campo sobre os impactos das novas tecnologias mapeadas em gestão de serviços;
  • Estudar o impacto de tecnologias que promovam o desenvolvimento da educação, do exercício da cidadania ou da atuação das empresas de serviços.
  • Milla Benicio R. de Almeida
  • Helvio J. Junior

LINHA DE PESQUISA 4

Práticas de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho

Linha de pesquisa vinculada ao grupo de pesquisa certificado pelo CNPQ: Grupo de Estudos e Pesquisas em Pessoas e Organizações. Instituição: UFJF

Professores afiliados

Escopo de atuação

  • Identificar as premissas subjacentes às práticas de gestão de pessoas adotadas nas organizações de trabalho, desvelando seus limites e contradições e destacando suas consequências para os trabalhadores.
  • Raphaela Reis Conceição C. Silva
  • Samuel Max Gabbay
  • Etiane Araldi

LINHA DE PESQUISA 5

Trabalho, figurações e identidade

Linha de pesquisa vinculada ao grupo de pesquisa certificado pelo CNPQ: Socius. Instituição: UFJF

Professores afiliados

Escopo de atuação

  • A linha tem como objetivo investigar processos de formação da identidade nas diversas figurações humanas, a partir da articulação das duas dimensões inseparáveis do indivíduo e da sociedade. As pesquisas alinham a perspectiva da psicologia social crítica (com autores como Habermas, Honneth, Fraser e outros) com as contribuições da sociologia figuracional de Norbert Elias, do interacionismo simbólico e de outras abordagens psicológicas e sociológicas, numa perspectiva histórica.
  • Raphaela Reis Conceição C. Silva
  • Mariana Spacek
  • Etiane Araldi
Disciplinas: 

Disciplina

Carga horária (CH)

Créditos

Docente

1º semestre

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA GESTÃO DE SERVIÇOS

30

2

Juliana Benicio

TÓPICOS EM GESTÃO EMPRESARIAL

30

2

Bruno Gomes

PSICOLOGIA SOCIAL E DO TRABALHO

30

2

Etiane Araldi

METODOLOGIA CIENTÍFICA

15

1

Mariana Spacek

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

15

1

Milla Benicio

DIREITO TRABALHISTA

30

2

Samuel Gabbay

GESTÃO DE PESSOAS

30

2

Raphaela Reis

Total da carga horária

180

12

 

2º semestre

GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS

30

2

Juliana Benicio

ÉTICA E GESTÃO DA REPUTAÇÃO

30

2

Mariana Spacek

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA DE EQUIPES

30

2

Bruno Gomes

NOVAS TECNOLOGIAS PARA GESTÃO EM SERVIÇOS

30

2

Helvio Jerônimo

MARKETING EM SERVIÇOS

30

2

Milla Benicio

ELABORAÇÃO DE PROJETO

30

2

Juliana Benicio e Bruno Gomes

Total da carga horária

180

12

 

3º semestre

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I *

 

 

Juliana Benicio

Carga horária total do curso

360

24

 

 

 

Corpo Docente: 

Nome

Formação

Bruno Silva de Moraes Gomes

Doutor em Economia

Juliana da Câmara Torres Benicio

Doutora em Engenharia de Produção

Milla Benicio Ribeiro de Almeida

Doutora em Comunicação e Cultura

Raphaela Reis Conceição C. Silva

Doutora em Administração

Samuel Max Gabbay

Mestre em Direito

Etiane Araldi

Mestre em psicologia

Mariana Spacek

Doutora em Filosofia

Helvio Jerônimo Junior

Mestre em Informática

 
Trabalhos de Conclusão de Curso: 

Em construção

Eventos: 

Em construção

Normas do Curso: 

Em construção

Calendário: 

 

Calendário 2020 - Clique aqui

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS