Logo IFRJ

Atividades extracurriculares

BIOLOGIA | CIÊNCIAS | ESPANHOL | FÍSICA |GRUPOS  DE ESTUDO | MATEMÁTICA | QUÍMICA | PESQUISA | PRODUÇÃO CULTURAL | SOCIOLOGIA | INFORMATIVOS
 

CIÊNCIAS 


CIÊNCIAS, AMOR E CAFÉ 
Esse blog foi criado com a intenção de trazer reflexões sobre os assuntos presentes no cotidiano.
Inicialmente a intenção é que a cada semana seja divulgado um texto.

Esses encontros não possuem dia da semana fixo, eu divulgo via whatsapp, SIGAA e Facebook.

 http://altercacaodiaria.blogspot.com/ 


Encontros de...

Dia da semana: sexta-feira

Horário: 14 às 15h

Organizadores:

Jacyra G. Faillace – profª Química – (jacyra.faillace@ifrj.edu.br) - campus Nilópolis 

Guilherme S. Vergnano – prof° Química – (guilherme.vergnano@ifrj.edu.br) - campus Nilópolis 

Carlos Alexandre Marques – prof° Biologia – (carlos.alexandre@ifrj.edu.br) - campus Nilópolis 

 

 


ESPANHOL 


UNA CHARLA ENTRE NOSOTROS
Professora: Dayenny Miranda
E-mail: dayenny.miranda@ifrj.edu.br
Dia e horário: Os encontros acontecem sempre às sexta-feiras às 16h.
Link: meet.google.com/ryk-sran-ccu

 


FÍSICA


O USO DA MATEMÁTICA PELAS CIÊNCIAS NATURAIS 

O uso da matemática pelas ciências naturais tem se intensificado a cada dia. Nesta pandemia seu uso tem se tornado evidente na mídia, na própria fala cotidiana dos infectologistas. Neste infográfico, utilizamos ideias simples da geometria para estimar a área adicional no rosto que é devida a barba. Esta área é comumente citada como base para a adsorção de gotículas (os aerossóis) que podem estar contaminados com o Covid-19. Uma vez adsorvidas nos pelos da barba, os aerossóis podem facilmente infectar o espaço residencial e contribuir para a contaminação de familiares.


Blog Vivências & Saberes
O blog Vivência & Saberes foi criado pela equipe de estágio da LF (professoras Janaína Corenza, Luciene Silva e Sandra Viana) para compartilhar os artigos discutidos nas aulas de estágio da LF, indicar eventos e materiais interessantes na internet e publicar relatos de casos de licenciandos e professores. Atualmente, estamos com uma série de relatos chamada "Educação na Pandemia", para fomentar reflexões sobre a educação no atual momento histórico.
Link: vivenciasesaberes.wordpress.com
Material extracurricular de TCC-I

1. Curso  "Bloqueio da Escrita Acadêmica - possibilidades para escrever de forma fluida e confortável" (disponível gratuitamente) 
Prof. Robson Cruz, psicólogo clínico e pesquisador, gravou essa série de aulas para discutir a escrita acadêmica a partir do ponto de vista psicológico. Ao longo das aulas ele dá diversas sugestões e discute diversos temas interessantes, principalmente para aqueles que estão iniciando seus primeiros trabalhos acadêmicos (artigos, monografia...)

Acesso à playlist com todos os vídeos do curso: https://www.youtube.com/watch?v=3m8KO2bWdoU&list=PLe_qN7_4d3chSFqYtoS3Or2U5J2mV6Qdm

2. Videoaula "A montagem do texto"
Essa videoaula faz parte de um curso de Letras da Univesp. Nela, o professor Aldo Bizzocchi discute algumas diretrizes que podem auxiliar na construção de textos (sejam eles acadêmicos ou não).

Link:  https://youtu.be/YJLU2FRZDMo 

3. Webinário "Artigo científico: passos para a produção e publicação", organizado por discentes do Programa Educação em Ciências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Trata-se de uma roda de conversa entre pós-graduandos sobre a escrita e publicação de artigos científicos. Ele é mais direcionado para quem tem interesse em ser pesquisador(a), produzir e publicar suas pesquisas na área e ingressar em uma pós-graduação (acadêmica ou profissional). Ou simplesmente para quem tem curiosidade de saber mais sobre como funciona a publicação de pesquisas científicas na área de Ensino de Ciências.

Link, com indicações de materiais na descrição do vídeo e comentários: https://www.youtube.com/watch?v=WoMPiv_yU9w 

Luciene Fernanda da Silva

Professora de Física - IFRJ (Campus Nilópolis)

Email: luciene.silva@ifrj.edu.br 


GRUPOS  DE ESTUDO


Grupo de Estudo Virtual: Mulheres e Feminismos

Tendo em vista a importância de questões relacionadas às mulheres e das perspectivas que vêm sendo colocadas pelos movimentos feministas e, considerando o contexto de pandemia e o agravamento de problemas relacionados às questões de gênero, propomos um grupo de estudo virtual para discutirmos estas e outras problemáticas correlatas. Diante da suspensão das atividades letivas no IFRJ, nosso objetivo é organizar um espaço de discussão e reflexão transdisciplinar, horizontal e plural sobre as diversas temáticas mobilizadas sobre e por mulheres.
A ideia é que nós, professoras envolvidas, possamos atuar como mediadoras das discussões cujos subtemas serão definidos coletivamente.

- Atividade aberta a todos alunos do campus Nilópolis
- Encontros semanais (sextas-feiras de 16h as 18h na plataforma Jitsi Meet)
- Número de vagas: 20 
- Critério de seleção: ordem de inscrição
- Inscrições até 19 de maio por: https://docs.google.com/forms/d/14QXbIiAh0rZOUYncxNyd3BH4_zD4bgucvgIpCwhzk70/edit?ts=5eb1b673

Augusta Zana - Profª de Psicologia
Carla Silva - Profª de História
Isabel Ostrower - Profª de Sociologia


MATEMÁTICA


Encontros de Educação Matemática
   

O  projeto  Encontros de Educação Matemática é uma iniciativa do curso de Licenciatura em Matemática do IFRJ - Campus Nilópolis que acontece semanalmente às segundas –feiras das  18h30min às 20h30min no formato de videoconferência.  O objetivo é promover um espaço para reflexão e trocas de experiências sobre temas relacionados  ao ensino e a aprendizagem da Matemática. Os encontros têm a participação de licenciandos, professores da Educação Básica e pesquisadores da área de Educação Matemática e de áreas afins de diferentes instituições  de ensino superior de todo país.
Este projeto tem sido uma estratégia para  aproximar os licenciandos do curso com as pesquisas realizadas no âmbito da Educação Matemática, neste período de pandemia da COVID-19. Participam da sua construção os seguintes docentes do Colegiado  da  Licenciatura em Matemática: Alessandro da Silva, André Silva, Bianca Coloneze, Cláudio Bispo, Edgar Chipana (coordenador do curso), José Gaspar, Heitor Rosa, Marcelo Bastos (coordenador do LABEM) e Sandra Viana.

Para maiores informações acesse: https://www.ensino-de-matematica-ifrj.com.br/

 


QUÍMICA



O BATE PAPO ORGÂNICO, Técnico (BPO, Tec)  - voltado para o nível técnico.

Dias dos encontros: toda sexta-feira 14:00 - 17:00. 
Responsavel: Professora Luisa Luz Marçal
Professora de Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Nilópolis
contatoluisa.marcal@ifrj.edu.br 

Ps. o próximo encontro abordará Bases para uma Q. Orgânica: Hibridização, NOX, Classificação de C e cadeia carbônica.
 


O BATE PAPO ORGÂNICO (BPO)  - voltado para o nível superior.
Dias dos encontros: toda segunda-feira 14:00 - 17:00. 
Responsavel: Professora Luisa Luz Marçal
Professora de Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Nilópolis
contatoluisa.marcal@ifrj.edu.br 
Ps. o próximo encontro abordará Radicais e Carbenos



SOCIOLOGIA


 
Atividade pedagógica extracurricular: Sociologia Dinâmica
Professora: Giselle Lage
E-mail: giselle.lage@ifrj.edu.br
Dia e horário: Terças-feiras de 13h às 14h.

Proposta: Nos encontros semanais, os estudantes exercitarão sua imaginação sociológica e seu protagonismo através de atividades dinâmicas e de pesquisa direcionadas ao desenvolvimento da criatividade e da descoberta a fim de ir além das observações pessoais e refletir sobre o mundo social de uma perspectiva mais ampla.

Atividades sugeridas: Debates sobre temas diversos; Usos da pesquisa em Sociologia; Quiz sociológico; Desafios relacionados a músicas, desenhos, filmes e fotografias; Júri simulado.
Participação: Os estudantes interessados em participar deverão preencher o formulário a seguir https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdwyqoyo2ifmKJ9rdfJuoyMsv95MbYOtP7YckX502dBYlyaA/viewform para o controle da professora, que enviará o link de acesso à atividade.
Por se tratar de uma atividade pedagógica extracurricular, não presencial (online), ressalto que esta atividade é opcional. Contudo, ficarei feliz por aqueles que puderem e quiserem participar!

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS