Quem Somos

A história do campus Duque de Caxias começa em 2006, com a criação de uma unidade descentralizada de ensino no antigo CEFET Química de Nilópolis. Em 29 de dezembro de 2008, a partir da Lei 11.892, que criou os Institutos Federais, o Campus se instalaria no bairro de Sarapuí, em Duque de Caxias, e passaria a compor o recém-criado Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ.

A Instituição atende atualmente a mais de mil alunos, distribuídos entre os cursos de ensino superior em Licenciatura em Química, técnico integrado ao ensino médio de Química e Petróleo e Gás, de Educação de Jovens e adultos (EJA), oferecendo o curso de Manutenção e suporte de Informática e na modalidade concomitante/subsequente os cursos de Segurança do trabalho, Petróleo e Gás e Plástico.

O Campus busca renovar cada vez mais sua estrutura, com projetos que visam à criação de novos ambientes, para maior conforto de seus alunos e professores. A instituição conta com corpo docente qualificado e oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de pesquisas, realizarem novas experiências acadêmicas e desenvolver trabalhos para serem apresentados em eventos científicos.

O município de Duque de Caxias, importante polo industrial petroquímico do Rio de Janeiro, requer profissionais qualificados. Com a instalação do IFRJ, a comunidade da Baixada Fluminense ganhou uma nova oportunidade de educação pública, gratuita e de qualidade.