Cerimonial e Protocolo

Gestão de Eventos no IFRJ

• Planejamento e assessoria em organização de eventos institucionais;
  • Produção de materiais de apoio para eventos;
  • Cerimonial e protocolo;
  • Orientações e consultoria;

Responsável: Fernanda Gomes - Relações Públicas (Currículo lattes)

E-mail: comunicacao@ifrj.edu.br /Tel.: (21) 3293-6045

Publicações

Para auxiliar no planejamento e organização dos eventos presenciais e online no IFRJ,  algumas publicações estão disponíveis para consulta e podem ser acessadas nos links indicados.

• Orientações para Formaturas no Instituto Federal do Rio de Janeiro - Colação de Grau e de Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC)

As cerimônias de certificação e colação de grau são um dos momentos mais relevantes em uma instituição de ensino, tanto para alunos quanto servidores, pais e responsáveis.Tratam-se de atos oficiais e solenes, que marcam a conclusão de curso de graduação, curso técnico ou tecnológico e de cursos FIC.

A CGcom produziu dois materiais institucionais para padronizar as formaturas de conclusão dos cursos técnicos e de graduação no âmbito do IFRJ.

O objetivo das publicações é ser um material prático, objetivo, que atenda ao perfil da nossa instituição, seguindo as regras do que é previsto para formaturas nos Institutos Federais e atendendo aos objetivos da Política de Comunicação do IFRJ.

Os materiais estão disponíveis nos links das imagens.

Orientações -  Colação de Grau

Orientações  -   Cursos Técnicos e FIC

• Guia para Realização e Promoção de Eventos Presenciais no IFRJ- Dicas para Mestre de Cerimônias (2022)

O Guia para Realização e Promoção de Eventos Presenciais no IFRJ- Dicas para Mestre de Cerimônias, elaborado pela CGcom, tem o objetivo de auxiliar servidores e estudantes do Instituto na atuação como mestre de cerimônias, que é a pessoa responsável pela locução e condução do cerimonial dos eventos institucionais.

Veja as dicas no Guia que está disponível no link abaixo.

Guia para Realização e Promoção de Eventos Presenciais no IFRJ-  Dicas para Mestre de Cerimônias (2022)
   Dicas para Mestre de Cerimônias (2022)

• Guia Prático de Eventos Online (2020)

O IFRJ, desde o seu início, em 2008, sempre desenvolveu muitos eventos presenciais nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão em seus diversos campi.  No entanto, com a pandemia de Covid-19 e o novo contexto em que vivemos, a transformação dos eventos presenciais em digitais tornou-se uma demanda crescente.

Nesse sentido, o Guia Prático de Eventos Online, elaborado pela Coordenação-Geral de Comunicação Social do IFRJ, tem o objetivo de auxiliar a comunidade interna do Instituto na estruturação e preparação de bons eventos digitais, levando-se em consideração que todo evento, para ser bem-sucedido, requer planejamento e organização e que nem tudo o que funciona em um evento presencial pode funcionar virtualmente.

O conteúdo deste e-book é dinâmico e sujeito a atualizações, uma vez que alguns conceitos e tecnologias podem sofrer mudanças, dada a natureza do tema.

O e-book está disponível no link abaixo.

Guia Prático de Eventos Online (2020)

• Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (2017)

A segunda edição do Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem o objetivo de aprimorar o planejamento, a organização e a participação em eventos por parte dos integrantes da Rede Federal.

Consulte abaixo o Guia de Eventos.