Logo IFRJ

Pesquisadores / Researchers


Pesquisadores / Researchers

Professor Chrystian Carletti

Prof.Chrystian Carlétti
Professor Chrystian Carlétti, PhD (Bioscience and Health Education)
chrystian.carletti@ifrj.edu.br
curriculum / resume

Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2016), Mestre em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2008) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2005).


Professor de Biologia e Popularização da Ciência no Campus Avançado Mesquita do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Pesquisador e docente permanente no programa de Pós-Graduação em rede stricto sensu em Educação Profissional e Tecnológica e no Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Educação e Divulgação Científica, ambos do IFRJ. Coordenador do centro de ciência Espaço Ciência InterAtiva – ECI do Campus Avançado Mesquita / IFRJ. Coordenador do Curso de Formação Inicial e Continuada de Contação de Histórias do Campus Mesquita/IFRJ. Experiência como docente em turmas do ensino fundamental e médio, atuando como professor de Ciências Físicas e Biológicas e de Biologia, respectivamente. Atuou também como mediador no Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz. Faz parte do Grupo de Pesquisa do CNPq Divulgação Científica, Ambiente e Educação atuando na Linha de Pesquisa Divulgação Científica e os Museus e Centros de Ciências. Desenvolve pesquisa na área de mediação em centros e museus de ciência, educação não formal, divulgação científica e popularização da ciência.

 

Professora Cristiane Henriques

Profª.Cristiane Henriques de Oliveira
Professor Cristiane Henriques de Oliveira, MSc (Ecology)
cristiane.oliveira@ifrj.edu.br
curriculum / resume

Graduada em Ciências Biológicas Bacharelado modalidade Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1999), mestre em Ecologia pelo Programa de pós-graduação em Ecologia/UFRJ (2002) - trabalhou com o Laboratório de Entomologia - IB/UFRJ em convênio com o Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental - IOC/FOCRUZ, Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ (2004)


Apresenta experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Insetos Aquáticos e Biomonitoramento de ambientes de águas doces. Atualmente é servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), onde possui cargo de professora do ensino básico técnico e tecnológico. Integrante do grupo de Pesquisa do CNPq “Meio Ambiente, Educação e Saúde”, reconhecido pelo IFRJ, desenvolve projetos na área de educação ambiental desde 2008. No mesmo ano iniciou o desenvolvimento de projetos de difusão e popularização de ciências e tecnologia, atuando como Coordenadora de Extensão do IFRJ Campus Paracambi, onde coordenou atividades, eventos, cursos e projetos em diversas áreas até março de 2011. Diretora Geral do Campus Paracambi do IFRJ de 2012 a 2018, participando ativamente da organização das Semanas acadêmicas no mesmo período. Pró-reitora de Extensão do IFRJ de maio de 2018 a abril de 2020. Participou da Comissão Organizadora da FLIDAN nos anos de 2018 e 2019 e em 2019 participou como vice coordenação do Fórum regional de Pró-Reitores de Extensão da Rede Federal. A partir de maio de 2020 assumiu a Direção Geral do Campus Avançado de Mesquita/IFRJ.

 

Professora Gabriela Ventura

Profª.Gabriela Ventura da Silva do Nascimento
Professor Gabriela Ventura da Silva do Nascimento, PhD (Science and Health Education)
gabriela.silva@ifrj.edu.br
curriculum / resume

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES)/UFRJ. Mestre em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz / Instituto Oswaldo Cruz. Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ.


Professora do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro IFRJ. Docente do Programa de pós-graduação Lato sensu em Educação e Divulgação Científica do Campus Mesquita/IFRJ e docente do Programa de Mestrado em Rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Desenvolve pesquisa, extensão e ensino nas áreas da Educação Ambiental, Educação em Ciências, Divulgação Científica e Educação Profissional e Tecnológica.

Professora Grazielle Rodrigues

Profª.Grazielle Rodrigues Pereira
Professor Grazielle Rodrigues, PhD (Biological Science)
grazielle.rodrigues@ifrj.edu.br
curriculum / resume

Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Ensino de Biociências e Saúde (Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ), Especialista em Neuroeducação e Licenciada em Física. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.


Atua como pesquisadora e docente permanente no Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências e no Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Educação e Divulgação Científica, ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. É pesquisadora e docente permanente do Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão Científica do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orienta alunos da graduação e da pós-graduação lato e stricto sensu. É co-fundadora e diretora do Espaço Ciência InterAtiva do IFRJ, foi Diretora Geral do Campus Mesquita do IFRJ de 2013 a 2018 e, atualmente é a Diretora de Ensino Campus Mesquita do IFRJ. Líder do grupo de pesquisa em Neurociência Cognitiva e Divulgação em Ciências e Saúde. Desenvolve pesquisa, ensino e extensão em ensino de ciências por investigação, formação de professores, Neuroeducação, educação em centros e museus de ciência, divulgação científica, ensino de Física.

Professora Ludmila Nogueira

Profª.Ludmila Nogueira da Silva
Professor Ludmila Nogueira da Silva, MSc (Science)
ludmila.silva@ifrj.edu.br
curriculum / resume

Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ e licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.


Atualmente, é docente do quadro permanente do IFRJ, lecionando no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação e Divulgação Científica e nos cursos FIC do campus Mesquita. Está à frente da Coordenação de Extensão do Espaço Ciência Interativa - IFRJ/Campus Mesquita . Tem experiência na área de divulgação científica, com ênfase em museus e centros de ciência. Atua, ainda, na área de Ensino de Química, principalmente nos seguintes temas: educação em Química, divulgação e popularização científica, espaços de educação não formal.

 

Professora Marta Abdala

Profª.Marta Ferreira Abdala Mendes
Professor Marta Ferreira Abdala Mendes, PhD (Science History)
marta.mendes@ifrj.edu.br
curriculum / resume

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2006).


A atualmente é coordenadora e professora do Curso de Especialização em Educação e Divulgação Científica do IFRJ/campus Mesquita e coordenadora de Pesquisa do campus Mesquita, professora do Curso de Especialização em Ensino de Ciências do IFRJ/campus Mesquita e professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFRJ/campus Mesquita. Foi coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática de 2011 a 2014 e professora das Licenciaturas em Física e em Matemática de 2008 a 2014 do IFRJ/campus Volta Redonda. Tem experiência na área de Educação Científica, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia, ensino de ciências, história e filosofia da ciência, divulgação científica.

 

Professora Michele Comaru

Profª.Michele Waltz Comarú
Professor Michele Waltz Comarú, PhD (Science)
michele.comaru@ifrj.edu.br
curriculum / resume

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz/RJ (2012) com período de sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid (Espanha), mestre em Química Biológica (2002) e graduada em Farmácia (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (com Curso de Complementação Pedagógica em Biologia pelo Instituto Federal do Espírito Santo - 2019). Pós doutoramento (2019/2020) no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal).


Professora e pesquisadora na área de Ensino do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ. Docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-FIOCRUZ/RJ) e do Mestrado em Rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT-IFRJ), no qual atua também como coordenadora, e da especialização em Educação e Divulgação Científica (EDV-IFRJ). É ainda editora-chefe da revista Educação Profissional e Tecnológica em Revista (ISSN 2594-4827). Dedica maior parte da sua produção científica à área de Formação de professores e Educação Inclusiva.

 

Professor Raphael Argento

Prof.Raphael Argento
Professor Raphael Argento, PhD (Design)
raphael.souza@ifrj.edu.br
curriculum / resume

Doutor em Design (ESDI/UERJ), com pesquisa na área de animação e captura de movimentos. Responsável pelo grupo de pesquisas em Design, Artesanato e Tecnologia, registrado no CNPq. 


Atualmente atua em três frentes de pesquisa:
- Projeto Zero Zero: Área de animação e design de personagens, em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro;
- Grupo de Pesquisas em Design, Artesanato e Tecnologia, em parceria com o IFRJ campus Belford Roxo;
Prêmio LeBlanc de Arte, Literatura Fantástica, Quadrinhos e Games.

 

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS