ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS AMBIENTAIS
1. Objetivo geral
Capacitar profissionais para a identificação da problemática ambiental contemporânea de forma abrangente e contextualizada, bem como qualificá-los para a proposição, elaboração, e implementação de projetos relativos ao uso sustentável e à proteção do meio ambiente.
2. Objetivos específicos
- Compreender as problemáticas socioambientais e territoriais na sua complexidade, diversidade de atores, responsabilidades e perspectiva histórica;
- Estimular a criação e implantação de novos projetos ambientais de geração e de distribuição de renda, do empreendedorismo e do associativismo;
- Desenvolver competências para o trabalho, inclusive a habilidade de gestão para os empreendimentos ambientais resultantes;
- Qualificar profissionais de diversas áreas para os seguintes processos: a identificação de situações socioambientais, o levantamento de soluções e parcerias, a tomada de decisão, a implantação e o gerenciamento de projetos, a formulação de políticas destinadas a melhorar a qualidade de vida das comunidades envolvidas;
- Aprimorar o conhecimento para a realização de pesquisas e a concepção de soluções práticas referentes ao meio ambiente, a partir de bases conceituais para melhorar a vida de diferentes partes da sociedade;
- Perceber as implicações da ciência e da tecnologia junto das questões socioambientais, em especial o enfoque das tecnologias sociais.
3. Dados gerais do curso
- Modalidade: O curso será oferecido na forma presencial.
- Total da carga horária: 360 horas
- Total de créditos: 24 créditos
- Regime do curso: semestral
- Horário das aulas: As aulas presenciais acontecem uma vez por semana, aos sábados, contando com nove horas de aula semanais, nos turnos matutino (das 8h às 12:30h) e vespertino (das 13:30h às 18 h).
- Total de semestres letivos: dois semestres para cursar disciplinas e mais um semestre para elaboração TCC e defesa.
- Duração mínima do curso: 12 meses, atendendo-se os seguintes pré-requisitos – aprovação nas disciplinas; desenvolvimento do TCC; e defesa do TCC, após conclusão das disciplinas, perante banca examinadora.
- Prorrogação do curso: o aluno fará jus da prorrogação mediante justificativa por escrito e aprovada pelo Colegiado do Curso. Esse recurso só pode ser utilizado uma vez pelo discente. O período de prorrogação será de até seis meses. Neste caso, o curso terá duração de até 24 meses, sem mais prorrogações.
4. Coordenação de curso
Coordenadora: Andreia Maria da Anunciação Gomes
E-mail: gpa.cnit@ifrj.edu.br
5. Corpo docente
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos Ambientais contará com docentes efetivos do Campus Niterói.
6. Linhas de pesquisa
LINHA 1: Educação ambiental
Esta linha de pesquisa se propõe a estudar a relação entre o ser humano e seu ambiente, buscando desenvolver e compreender projetos que contemplem a participação coletiva, em diálogo com diferentes segmentos da sociedade, tais como governos e demais esferas do poder público, setores produtivos e comunidade local. Neste sentido, a linha pretende refletir sobre abordagens, concepções e metodologias de educação ambiental em espaços formais e não formais de ensino.
Projetos de pesquisa associados:
a) Desenvolvimento de projetos voltados para educação ambiental
O objetivo deste projeto de pesquisa é planejar, estruturar e desenvolver projetos de educação ambiental em espaços formais e não formais, como escolas, museus, centros de ciências, parques, unidades de conservação, florestas, reservas extrativistas bem como empresas públicas ou privadas.
Professores envolvidos: Andrea Falcão, Andreia Gomes, Etiane Araldi, Pedro Silva, Raphaela Reis e Tauan Maia.
b) Movimentos sociais e educação ambiental
Este projeto tem como objetivo investigar a educação ambiental realizada pelos diferentes movimentos sociais como os de agroecologia, economia solidária, reforma agrária, comunidades quilombolas, comunidades indígenas, geração de renda, mulheres, LGBTQI+, interseccionais, dentre outros.
Professores envolvidos: Andrea Falcão, Ligia Scarpa, Marcelo Japiassu, Pedro Silva e Tauan Maia
LINHA 2: Políticas públicas voltadas para o meio ambiente
Esta linha de pesquisa se propõe a estudar diferentes projetos ambientais que tenham relação com as políticas públicas voltadas para o meio ambiente. Desta forma, esta linha irá abordar diferentes estratégias de gestão que promovam a facilitação de processos participativos, a ocupação de espaços públicos de participação, o uso e a apropriação das legislações e certificações ambientais.
Projetos de pesquisa associados
c) Ferramentas participativas e inovações em gestão
Este projeto pretende investigar e desenvolver o uso de ferramentas participativas que envolvam metodologias inovadoras na gestão de diferentes políticas públicas.
Professores envolvidos: Etiane Araldi, Livia Costa, Gustavo Simas e Raphaela Reis.
d) Aplicações da legislação e certificações ambientais
Este projeto tem como objetivo investigar a apropriação e o uso das diferentes legislações e certificações ambientais, nacionais e internacionais, no tocante aos projetos ambientais.
Professores envolvidos: Livia Costa, Gabriel Cunha, Gustavo Simas e Mariana Spacek.
LINHA 3: Tecnologias sociais e ambientais aplicadas
Esta linha de pesquisa se propõe a estudar questões relativas à análise e solução de possíveis problemas ambientais associados ao paradigma contemporâneo de desenvolvimento que norteia a sociedade capitalista. Desta forma, abarcará questões concernentes aos desafios e dilemas desse paradigma de desenvolvimento, bem como dos usos sociais da ciência e da tecnologia tanto na superação quanto no aprofundamento destes problemas.
Projetos de pesquisa associados
e) Desafios e dilemas dos modelos de desenvolvimento
Este projeto se propõe a discutir e refletir sobre múltiplos desafios e dilemas do atual modelo de desenvolvimento, envolvendo temas como especulação imobiliária, conflitos ambientais urbanos, pressões sobre os ecossistemas, relação homem-natureza, ética e bioética, uso social da ciência e das tecnologias, ordenamento territorial urbano, dentre outros.
Professores envolvidos: André Brito, Livia Costa, Pedro Silva, Mariana Spacek
f) Tecnologias para resolução de problemas ambientais
O presente projeto tem como objetivos investigar a avaliação e o desenvolvimento do uso de tecnologias sociais e ambientais voltadas para a resolução de problemas ambientais que impactam diretamente os diferentes ecossistemas.
Professores envolvidos: André Brito, Andreia Gomes, Ligia Scarpa, Lívia Costa.
7. Matriz curricular
Primeiro semestre - Disciplinas obrigatórias | ||
Disciplina | CH - CRED | Professor(a) |
Desenvolvimento e a Crise Socioambiental | 30 – 2C | André Brito |
Ciência, Tecnologia e Ética | 30 – 2C | Mariana Spacek |
Tópicos em Direito Ambiental | 15 – 1C | Gabriel Cunha |
Educação Ambiental | 30 – 2C | Andreia Gomes e Pedro Silva |
Ecologia e Conservação Ambiental | 45 – 3C | Andreia Gomes e Pedro Silva |
Metodologia de Pesquisa | 30 – 2C | Gustavo Simas |
Segundo semestre - Disciplinas obrigatórias | ||
Gestão de Projetos | 45 – 3C | Lígia Scarpa |
Ferramentas para Gestão Participativa | 30 – 2C | Etiane Araldi |
Economia Solidária e Agroecologia | 30 – 2C | Ligia Scarpa |
Gestão Ambiental | 45 – 3C | Lívia Costa |
Elaboração de Projeto de Pesquisa | 30 – 2C | Coordenadores |
Terceiro semestre | ||
Trabalho de conclusão de curso I | - | Orientadores |