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Pesquisas em línguas, ensino e aprendizagem (PLENA)

PESQUISAS EM LÍNGUAS, ENSINO E APRENDIZAGEM (PLENA)

Líder: Heloise Thompson

O grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas na área de línguas e ensino, bem como fomentar a difusão do trabalho realizado no campus Niterói. Como escopos de pesquisa, encontram-se os seguintes temas: elaboração e adaptação de materiais didáticos, processos de ensino e aprendizagem de idiomas e literaturas, novas tecnologias para o ensino, multiletramentos e letramento crítico, entre outros. Assim, o grupo busca promover reflexões e ações para a formação integral e emancipadora dos estudantes do IFRJ-CNIT.

 

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NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUAS

Esta linha de pesquisa tem como objetivos investigar e problematizar o uso de novas tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de línguas. Ainda, busca-se desenvolver pesquisas voltadas para a prática pedagógica em torno de tecnologias (móveis ou não), com fins de promover autonomia docente e discente e desenvolver os multiletramentos.

Equipe: Vanessa Mota (pesquisadora),  Leticia Soares, Elaine da Silva e Kaylane de Brito (alunas).

Projetos:

enlightened Uma educação feminista no ensino de Língua Inglesa

Dados estatísticos apontam que o Brasil é um dos países que mais matam mulheres apenas pela condição de serem mulheres (feminicídio), especialmente as periféricas, negras e com baixa escolaridade (GARCIA et al., 2015). Com base nessa difícil realidade, este projeto visa dar luz às questões feministas no Ensino Médio técnico no IFRJ Campus Niterói, pois é urgente a abordagem de um ensino que focalize a mudança de paradigmas e desestabilize concepções cristalizadas sobre o papel da mulher na sociedade. No desenvolvimento desta pesquisa, portanto, pretende-se ouvir os estudantes sobre essa temática e analisar livros didáticos para esse público já existentes, com relação à representação da mulher presente neles. A partir dos dados gerados nas entrevistas e na análise dos livros didáticos já existentes, busca-se introduzir aspectos do feminismo em novos materiais didáticos de língua inglesa, elaborados pela professora-pesquisadora e por bolsistas PIBIC Jr, tanto impressos, quanto digitais, a serem utilizados em sala de aula. As produções escritas e orais dos estudantes servirão, posteriormente, para a divulgação e formação da comunidade intra e extraescolar sobre o feminismo.

Coordenação: Vanessa Mota

Equipe:  Heloise Thompson (pesquisadoras) e Elaine Cristina, Kaylane Brito e Leticia Soares (alunas).

 

ENSINO DE LÍNGUAS EM USO: ESTRATÉGIAS, METODOLOGIAS E MATERIAIS DIDÁTICOS

Esta linha de pesquisa tem como objetivo promover reflexões acerca do ensino de línguas em contextos específicos, propondo novas estratégias docentes para aplicação em sala de aula. Além disso, pretende-se realizar investigações acerca de elaboração, uso e avaliação de materiais didáticos para o ensino de idiomas, relacionando-os a estratégias de ensino.

Equipe: Felipe Diogo, Heloise Thompson e Suelen Vasconcelos (pesquisadores); Guilherme de Sousa (aluno)

Projetos:

enlightened Por um ensino crítico de língua portuguesa: repensando a sala de aula

No cenário atual de nossa sociedade, em que os indivíduos têm cada vez mais acesso às informações e, também, se tornam, cada vez mais, produtores de informação, torna-se extremamente necessário seu preparo para lidar com essa realidade multifacetada a fim de que tenha as ferramentas para participar de maneira efetiva no meio em que se insere. Segundo Brydon (2009 apud MATTOS, 2012), cidadania significa “ser capaz de participar” e, para isso, o indivíduo precisa ter habilidades de letramento crítico altamente desenvolvidas. Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo central a promoção de ações de ensino que visem a garantir o desenvolvimento de habilidades de letramento crítico aos alunos do Ensino Médio Técnico Integrado do IFRJ campus Niterói, para que esses discentes não tenham apenas uma instrumentalização em uma área técnica, mas tenham uma formação integral e emancipadora (cf. GADOTTI, 2012). Para tanto, serão propostas atividades, em parceria com o aluno-bolsista, que possam ir além da apresentação do código linguístico, mas que propiciem o debate e a reflexão, em sala de aula, acerca de diversos temas que permeiam nossa vivência como cidadãos (desigualdades, preconceitos, construção de identidades, entre outros). Pretende-se, ainda, realizar entrevistas com alunos participantes das ações propostas, a fim de se verificar o impacto dessas em sua formação educacional. Esta pesquisa terá como base teorias relacionadas aos multiletramentos e ao letramento crítico.

Coordenação: Heloise Thompson

Equipe: Nathália Maia (aluna).

 

ENSINO DAS LITERATURAS NA CONTEMPORANEIDADE

A Literatura pode constituir um campo privilegiado para apontar novas perspectivas para a educação em geral. Deste modo, esta linha de pesquisa almeja abordar as relações entre Literatura e Educação, por meio de discussões e análises tanto do universo literário, quanto da Teoria da Literatura. Assim sendo, busca-se propor (re)elaborações metodológicas e estratégias de ensino, com o objetivo de auxiliar a prática docente e discente em direção a uma Educação Literária.

Equipe: Clauber Cruz, Suelen Vasconcelos e Heloise Thompson (pesquisadores); Anna Clara de Matos e Silva, Andressa Honorato e Maria Eduarda Costa (alunas).

Projetos:

enlightened Literatro: comunidades literárias na era digital e democratização da arte

A literatura envolve um fazer artístico, processos de difusão e de recepção que acabam por convergir para um movimento de autoalimentação, uma vez que a literatura se alimenta de si mesma. Com o advento da tecnologia possibilitando maior acesso e popularização de obras literárias, há também um grande movimento de buscar nessas ferramentas tecnológicas formas de estimular da leitura e o letramento literário. Tal cenário nos leva a pensar criticamente sobre o contexto da comunidade onde se insere o IFRJ campus Niterói de modo a promover uma aproximação entre os jovens da literatura e averiguar como há novas interações possíveis com outras linguagens, colocando o aluno como protagonista desse processo. Além disso, busca-se registrar e difundir as produções artísticas resultantes do desenvolvimento de atividades artísticas promovendo o ler e estimulando o fazer literário. De forma a colocar a leitor/aluno/escritor em uma posição ao mesmo tempo de receptor e sujeito, parte-se de uma perspectiva de conjugação da literatura com outras artes, como o teatro de forma a conjugar as linguagens literária, teatral e tecnológica a serviço da promoção do capital cultural abrindo as portas do IFRJ campus Niterói de forma a construir uma imagem da instituição como um referencial cultural na região.

Coordenação: Suelen Vasconcelos

Equipe: Irene de Paula, Clauber Cruz, Christian Mendes, Carla Machado, Márcia Cristina Souza, Simone Bacellar e Heloise Thompson (pesquisadores) e Andressa Honorato, Maria Eduarda Marins, Suellen Andrade, e Anna Clara Pena (alunas).

 

 

 

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