Logo IFRJ

O que é o Programa de Saúde do Servidor?

     O Programa de Saúde do Servidor é elaborado pela Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador – CST, vinculado à Diretoria de Gestão e Valorização de Pessoas – DGP do IFRJ e possui como objetivo: prevenir, rastrear e diagnosticar precocemente agravos à saúde relacionados ao trabalho. O presente documento pauta-se na Política de Atenção à Saúde e Segurança do Servidor Público Federal e na Norma Operacional de Saúde do Servidor.

     Trata-se de documento elaborado por campus, onde consta o mapeamento dos setores, a descrição das atividades neles exercidas e respectivas funções dos servidores neles lotados. Para isso, utilizamos como base o Programa de Avaliação e Gerenciamento de Riscos - PAGR elaborado pela Equipe de Segurança do Trabalho do IFRJ. A partir destas informações é possível identificar os servidores expostos a riscos físicos, biológicos e/ou químicos, ao que chamamos de Grupo Homogêneo de Exposição - GHE, e traçar as respectivas grades de exames laboratoriais e/ou de imagem. Deste modo, avaliamos se a exposição ocupacional está dentro dos limites de tolerância definidos por entidades e órgãos governamentais, de modo a não causar danos à saúde dos servidores. Seguimos as recomendações mais recentes de Americam Conference os Governmental Industrial Hygienists - ACGIH.

     Os servidores tem o direito ao acesso a estas informações e, por isso, disponibilizamos os documentos para consulta e esclarecimentos. Neles é possível também consultar o cronograma dos exames periódicos em saúde de cada campus, lembrando que, caso não consiga realizar os exames no próprio campus é possível agendar em outro campus ou na clínica credenciada do IFRJ. Porém, é preciso agendamento prévio por meio do e-mail: periodicos.cst@ifrj.edu.br.  

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS