Logo IFRJ

Cadastro de Cursos

CADASTRO DE CURSOS LIVRES DE EXTENSÃO

Curso de Extensão é a "ação pedagógica de caráter teórico e prático, presencial ou a distância, planejado para atender às necessidades da sociedade, visando o desenvolvimento, a atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos, com critérios de avaliação definidos". (FORPROEXT, 2015).


Diretrizes para um curso livre de extensão

  • Pode ser destinado à sociedade em geral ou a um grupo específico, bem como ser vinculado a uma instituição, seja pública, seja privada.
  • Modalidades presencial, semipresencial ou a distância, com carga horária definida e processo de avaliação
  • Deverá, independentemente da categoria, envolver a comunidade externa do IFRJ, não sendo excludente à comunidade interna

 


Categorias de cursos livres de extensão?

  • I - CURSO DE EXTENSÃO – INICIAÇÃO – Oferecer noções introdutórias em uma área específica do conhecimento. Carga horária mínima de 08horas.
  • II - CURSO DE QUALIFICAÇÃO BÁSICA/TREINAMENTO – Preparar o cursista para o desempenho das funções básicas de determinada área, independentemente dos conhecimentos já adquiridos e das experiências. Ocorre no nível da formação inicial, seja qual for a escolaridade. Carga horária de 08 a 20 horas.
  • III - CURSO DE EXTENSÃO – ATUALIZAÇÃO – Atualizar habilidades teóricas e/ou práticas em uma área do conhecimento. Estão incluídos nessa categoria os processos de qualificação destinados a indivíduos que necessitam de adequação devido a mudanças tecnológicas e organizacionais. Carga horária de 21 a 40 horas.
  • IV - CURSO DE EXTENSÃO – CAPACITAÇÃO – Capacitar o cursista mediante a construção de habilidades teóricas e/ou práticas limitantes ao exercício das atividades profissionais. Carga horária de 41 a 80 horas.
  • V - CURSO DE EXTENSÃO – APERFEIÇOAMENTO – Aprofundar habilidades teóricas e/ou práticas em uma área do conhecimento. Carga horária de 81 a 160 horas. 

As atividades com carga horária inferior a 08 horas são classificadas como eventos. As atividades com carga horária a partir de 160 horas são consideradas cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e possuem regulamentação própria.

 


Como cadastrar um curso de extensão?

A nova resolução do Consup (nº28 de 2021) estabelece as normas e critérios para cursos livres de extensão. Antes de submeter uma proposta leia cuidadosamente as normas que podem ser encontradas clicando aqui

PROPOSTA DE CURSO LIVRE DE EXTENSÃO - CAMPUS RIO DE JANEIRO/ MARACANÃ - https://pesquisa.ifrj.edu.br/index.php/survey/index/sid/849442/newtest/Y/lang/pt-BR

RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES - CURSO LIVRE DE EXTENSÃO - CAMPUS RIO DE JANEIRO/ MARACANÃ - https://pesquisa.ifrj.edu.br/index.php/survey/index/sid/358453/newtest/Y/lang/pt-BR

*Caso não seja servidor da instituição, mas tenha interesse em oferecer um curso em parceria com o IFRJ campus Rio de Janeiro, entre em contato via e-mail: coex.cmar@ifrj.edu.br.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS