Logo IFRJ

Eventos de Extensão

 

A "Semana Interatividade em Ação” é um dos importantes instrumentos que o IFRJ possui na construção e desenvolvimento de uma educação ampliada, e vem contribuindo significativamente, para o desenvolvimento científico e tecnológico no município de São Gonçalo, usando o conhecimento científico como mecanismo de transformação social, estimulando a cultura indagativa e crítica, própria da ciência e outras questões próprias da sociedade. O tema da X Semana Interatividade em ação é “15 anos do IFRJ Campus São Gonçalo: Educação de Qualidade, Inovação e Inclusão Social". O evento acontecerá entre 21 a 23 de novembro de 2023, com mais de 30 atividades entre minicursos, oficinas, palestras, exposições e mais.

INSCRIÇÕES A PARTIR DE 31 DE OUTUBRO! Confira a prévia da programação no site: https://www.even3.com.br/semana-academica-ifrjsg-2023/ 


NOVO! RESULTADO PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA DA SEMANA ACADÊMICA (clique aqui)


NOVO! Resultado do Minicurso: Química Forense - Aspectos Analíticos envolvidos no processo de investigação das drogas de abuso (clique aqui)

NOVO! INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O DIA DO QUÍMICO (21 de junho de 2023)

PalestraAplicações das Ciências Forenses na elucidação de crimes (clique aqui)

Minicurso: Química Forense - Aspectos Analíticos envolvidos no processo de investigação das drogas de abuso (clique aqui)


I Workshop de Administração do IFRJ Campus São Gonçalo

Estão abertas as inscrições para o I Workshop de Administração do IFRJ Campus São Gonçalo, evento destinado aos estudantes e egressos do curso técnico em Administração do campus São Gonçalo e demais campi do IFRJ, bem como aos membros da comunidade externa com formação
correlata. O evento contará com a presença de Professores de cursos de Administração e afins e profissionais renomados que atuam na área ou áreas correlatas. Os interessados podem se inscrever neste link.

Esse I Workshop objetiva contribuir na construção de conhecimentos dos estudantes do curso técnico em Administração, por meio do compartilhamento de saberes com professores e profissionais de Administração e áreas afins. Acreditamos que esse evento promoverá aos estudantes a possibilidade de ampliar seus horizontes acadêmicos; aumentar seu engajamento na área de estudo; ajudar no direcionamento da carreira e desenvolver networking.

 


Novembro Negro IFRJ Campus São Gonçalo

Estão abertas as inscrições de atividades para o Novembro Negro 2022 do IFRJ Campus São Gonçalo, evento organizado em conjunto com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI).

Formulário para inscrição de atividadeshttps://forms.gle/V2HmbNq5ef4Gzy5Y7 (Período de inscrição de atividades: 06/10 a 20/10/2022)
ATENÇÃO: Esta chamada destina-se ao corpo de servidores (docentes e técnicos-administrativos) e alunos do IFRJ. Entretanto, é possível convidar pessoas externas, como colaboradoras.

No período de 28 a 30 de novembro, teremos a 10º Jornada Acadêmica do NEABI. Serão apresentadas comunicações livres sobre pesquisas e/ou experiências pedagógicas no âmbito das relações étnico-raciais. As inscrições serão abertas para alunos(as) e ex-alunos(as) dos Cursos de Especialização em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileira e do Curso de Extensão Brasil e África em Sala de Aula e também para o público externo interessado. Em breve divulgaremos o período para submissão de trabalhos.


Uma Escola para Todos: Educação Inclusiva em Debate

O Campus São Gonçalo do IFRJ realizará, no dia 28/09, das 14h às 17h, o Ciclo de Palestras "Uma Escola para Todos: Educação Inclusiva em Debate". O evento é gratuito e tem o objetivo de contribuir com a formação continuada sobre inclusão no ambiente escolar.

Serão palestrantes: Ana Paula da S. da Costa, pedagoga e mestra em Educação; Karla Amaral, psicóloga e mestra em Política Social; Glauber Lucas, assistente social e doutor em Política Social; Walace Ferreira, coordenador geral do Centro LGBTI+ e ativista; Wellington Vergilio, advogado e coordenador técnico do Centro LGBTI+; e Mônica Sant Anna, produtora cultural LGBTI+ e ativista.

O público-alvo é formado por profissionais da educação e estudantes de licenciatura. O evento é presencial, a inscrição é gratuita e haverá emissão de certificado. Os interessados em se inscrever como ouvintes no evento devem acessar este link.


Coletânea de contos: O mundo daqui a cem anos

O objetivo desta atividade extensionista é organizar e publicar, no suporte e-book, uma coletânea de contos produzidos por autoras e autores das comunidades interna e externa do IFRJ.

A motivação pedagógico é fomentar um contexto legítimo e significativo para a produção escrita literária, a existência de uma comunidade produtora e leitora de textos literários e a publicização dos contos produzidos.

Público-alvo: O público-alvo desta ação extensionista são pessoas das comunidades interna e externa interessadas em escrita literária e publicação de produções autorais.

Leia com atenção o REGULAMENTO para a SELEÇÃO E PUBLICAÇÃO DE CONTOS PARA E-BOOK 2022 (clique aqui)

INSCREVA SEU CONTO NO FORMULÁRIO (clique aqui)


INSCRIÇÕES: https://www.even3.com.br/interatividadeifrjsg2022/

XIV JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - IFRJ CAMPUS SÃO GONÇALO

Aberto ao público externo!

Acesse o Edital (clique aqui)

Período de submissões de resumos: 10 a 22 de junho de 2022, através da plataforma: https://www.even3.com.br/interatividadeifrjsg2022/

Apresentações das comunicações orais: 27 de junho a 01 de julho de 2022

MONITORIA REMUNERADA PARA A SEMANA ACADÊMICA

INSCRIÇÕES: 09 A 19 DE JUNHO DE 2022 através do formulário: https://forms.gle/dXnWTooSFYiificF8

Período de Inscrição: 09 a 19 de junho de 2022

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Carga horária estabelecida: 6h por dia durante 5 dias

Valor disponibilizado pela bolsa de monitoria: R$200,00

Atenção: Os monitores selecionados farão parte da EQUIPE DE COMUNICAÇÃO da Semana Acadêmica e deverão registrar as atividades (vídeos e fotos), com seus próprios celulares, com o objetivo de engajar as redes sociais do IFRJ São Gonçalo e ampliar a divulgação do evento. A profissional de comunicação responsável pelo marketing digital do evento orientará o trabalho dos monitores.

RESULTADO DISPONÍVEL (clique aqui)

 

 


II Congresso de Ensino de Linguagens 

II Congresso de Ensino de Linguagens (CEL) será realizado de 25 a 28 de abril 2022 de modo on-line e gratuito. O congresso é formado por conferências, mesas-redondas, minicursos e comunicações orais agrupadas em simpósios temáticos sobre o ensino e/ou aprendizagem de língua e/ou literatura. O público-alvo do evento é formado por professores da Educação Básica, estudantes de Licenciaturas e pesquisadores das áreas de Letras e Linguística.

Em comemoração pelo centenário de Paulo Freire, ocorrido em 19 de setembro de 2021, o lema desta segunda edição do CEL é Esperançando o linguístico e o literário. Essa é uma singela homenagem que prestamos ao grande pesquisador e pensador, que tanto inspira professores pelo Brasil e pelo mundo.

 As inscrições de ouvintes são gratuitas e podem ser feitas por meio do site https://www.even3.com.br/cel2022/ até 22 de abril de 2022.

O evento contará com cinco conferências, seis minicursos e 48 comunicações orais distribuídas em dez simpósios temáticos. Será emitido certificado de 20 horas para os congressistas que participarem de pelo menos 75% das atividades.

 


Processo Seletivo para Monitoria da 8ª Semana Interatividade em Ação do IFRJ - Campus São Gonçalo

RESULTADO (clique aqui)

VIII Semana Interatividade em Ação

VIII Semana Interatividade em Ação, Semana Acadêmica do Campus São Gonçalo, acontecerá entre os dias 04 a 08 de outubro de 2021. Com o tema “Diálogo entre as fronteiras do saber e poder: o papel da ciência e da educação na construção de novos sujeitos”, o evento está em consonância com a 18ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em 2021, que irá tratar sobre a transversalidade da ciência e tecnologia e inovações para o planeta. 

A "Semana Interatividade em Ação” é um dos importantes instrumentos que o Campus São Gonçalo do IFRJ possui na construção e desenvolvimento de uma educação ampliada e vem contribuindo, significativamente, para o desenvolvimento científico e tecnológico no município, usando o conhecimento científico como mecanismo de transformação social, estimulando a cultura indagativa e crítica, própria da ciência e outras questões próprias da sociedade. 

As inscrições para as atividades estão abertas até o dia 30 de setembro de 2021, através do site:  https://www.even3.com.br/interatividadeemacao2021/ .

A XIII Jornada Científica do Campus São Gonçalo, que faz parte da programação da Semana Acadêmica, será aberta ao público externo e está aceitando submissões de trabalhos científicos até o dia 30/09/2021, na modalidade de Resumos, através do site: https://www.even3.com.br/interatividadeemacao2021/ .

Os resumos aprovados serão apresentados à Comissão Científica no dia 04 de outubro de 2021 e publicados (ISBN) no Caderno de Resumos do IFRJ Campus São Gonçalo. 

 

Certificados

A Coordenação de Extensão envia os certificados por e-mail aos participantes de cursos, palestras e outras atividades. ATENTE-SE AO E-MAIL! Em casos de dúvida, entre em contato por coex.csg@ifrj.edu.br.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS