Logo IFRJ

Educação e Divulgação Científica - Campus Mesquita

Educação e Divulgação Científica
Informações Gerais: 

A partir da compreensão da importância do diálogo com as diversas esferas da sociedade e do conhecimento, o curso de Especialização em Educação e Divulgação Científica é dirigido a um amplo espectro de profissionais, com atuação em diversas áreas do saber: jornalistas, professores, produtores culturais, cientistas e demais profissionais envolvidos com a educação e a divulgação cientifica, com propósitos de construir subsídios formativos relacionados ao campo da educação e da divulgação da ciência - com ênfase nos museus e centros de ciências-, onde serão discutidos conceitos e estratégias teórico-metodológicas.

Em virtude da compreensão da ciência, enquanto uma forma de cultura, busca-se na presente proposta, aproximar profissionais de diversas áreas, incluindo aqueles que atuam na área da Produção Cultural, a fim de reduzirmos as distâncias entre as diferentes esferas de atuação na sociedade. Neste sentido, significa aproximar o cientista, o artista, o músico, o jornalista, etc., propiciando que outros grupos passem a considerar a esfera da ciência em suas áreas de atuação.

O curso tem como objetivo constituir-se um espaço de discussão para problematizar conceitos, práticas e a realidade, em um processo de reflexão-ação, promovendo a competência pedagógica, ética, cultural e científica, contribuindo para a formação de docentes, pesquisadores e outros profissionais, com atuação no âmbito da educação e divulgação cientifica.

Público-alvo: Curso dirigido aos profissionais portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC, com interesse relacionado à Divulgação e Educação Cientifica.

Coordenação do curso: Marta Ferreira Abdala Mendes 

Vice-coordenação do curso: Gabriela Ventura da Silva

Local: Campus Mesquita

Horários e dias do curso: 4ª feiras, das 7h30 às 18h30

E-mail da coordenação:  copg.cmesq@ifrj.edu.br 

E-mail da secretaria: spg.cmesq@ifrj.edu.br

Telefone da Secretaria de Pós-graduação: 2797-2516

Portaria de Regulamentação do Curso: Resolução Nº 26 do Consup de 21/09/2016

Carga Horária do Curso: 360 horas

Processo Seletivo: 

Inscrições abertas de 24/07 a 25/08/2019 - Clique Aqui

Período para solicitação de Isenção - 24 a 29/07/2019

EDITAL 14/2019 - NOVO!

Anexo 5 (Retificado) - Lato Sensu – Especialização em Educação e Divulgação Científica – Campus Mesquita

Linhas de Projetos: 

Linhas de Pesquisa e projetos associados

 

LINHA DE PESQUISA 1 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Visa fomentar estudos sobre aspectos relacionados à educação formal e não formal, buscando a integração entre diferentes áreas do conhecimento. Contemplar as discussões sobre a relação entre ciência, cultura, ambiente, tecnologia e sociedade, no tocante as principais questões contemporâneas.

Projetos de pesquisa associados

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E PRÁTICA DOCENTE

Analisa os aspectos relacionados à educação formal e não formal em Ciências, bem como, o desenvolvimento, aplicação e avaliação de materiais e recursos pedagógicos, tecendo reflexões a respeito da Educação Científica no ambiente escolar. 

EDUCAÇÃO, AMBIENTE, CIÊNCIA E SOCIEDADE

Discute a educação na interface ciência, tecnologia, ambiente e sociedade, sobretudo com relação à crise socioambiental. Aborda a promoção da educação ambiental e científica bem como a educação não formal em saúde sob a perspectiva das práticas educacionais e preventivas.

 

LINHA DE PESQUISA 2 - DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Discute aspectos históricos e contemporâneos relacionados ao campo da Divulgação Científica em suas diversas vertentes, através do desenvolvimento e avaliação de projetos sob o viés da popularização da ciência.

Projetos de pesquisa associados

PRÁTICAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ESPAÇOS NÃO FORMAIS

Desenvolve pesquisas relacionadas à reflexão de práticas de Divulgação Cientifica em diferentes contextos. Discussão acerca dos diferentes meios de Divulgação e Popularização Científica e sua inserção na sociedade.

A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA CONTEMPORANEIDADE

Contempla discussões a respeito das questões relacionadas à divulgação e popularização da ciência na sociedade contemporânea, e a educação não formal. Aborda ainda questões sobre ciência, arte, cultura, diversidade e inclusão. 

 

Disciplinas: 

                                                                    Primeiro Semestre

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONTEMPORÂNEOS

45h

TÓPICOS EM HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA

30h

MÍDIA-EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

30h

METODOLOGIA DA PESQUISA

45h

TOTAL NO SEMESTRE

150h

 

                                                                  Segundo Semestre

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS

  45h

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA 

  30h

CIÊNCIA, EDUCAÇÃO, AMBIENTE E SOCIEDADE  

  30h

OFICINA DE REDAÇÃO DE ARTIGOS

  30h

CULTURA, CIÊNCIA, LUDICIDADEE ARTE

 30h

ELABORAÇÃO DE PROJETO

 45h

TOTAL NO SEMESTRE

 210h

 

                                                               Terceiro Semestre

TCC I

0

 

TOTAL FINAL: 11 disciplinas

360h

 

 

 

Corpo Docente: 

Nome

Titulação

Linha de Atuação

Lattes

Beatriz Brandão Meirelles

Graduação em Comunicação Social;  Mestrado em Ciências Sociais (UERJ); Doutorado em Ciências Sociais (PUC-Rio)

LINHA DE PESQUISA 2     

Projetos de pesquisa  associados:

 - A Divulgação Científica na Contemporaneidade

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4400042J3

Chrystian Carlétti 

Licenciatura em Ciências Biológicas (UFF); Mestrado e Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde  (IOC-FIOCRUZ)

LINHA DE PESQUISA 2      

  Projetos de Pesquisa Associados:

 - A Formação de Professores em Centros e Museus de Ciências; 

- A divulgação Científica na Contemporaneidade

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771319Y9

 

Fernanda Azevedo Veneu

Graduação em Comunicação Social (UFRJ); Mestrado em CTS (Universidad de Salamanca);  Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde  (IOC-FIOCRUZ)

LINHA DE PESQUISA 2     

 Projetos de pesquisa associados:

  - Práticas de Divulgação Científica e Espaços Não Formais 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4500675E3

Gabriela Ventura da Silva do Nascimento 

Licenciatura em Ciências Biológicas (UFRJ); Mestrado em Ensino de Biociências e Saúde  (IOC-FIOCRUZ); Doutorado em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ)

LINHA DE PESQUISA 1   

 Projetos de Pesquisa Associados: 

   - Educação, Ambiente, Ciência e Sociedade

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704159P0

Grazielle Rodrigues Pereira 

Licenciatura em Física (UFRRJ); Mestrado em Ensino de Biociências e Saúd (IOC-FIOCRUZ); Doutorado em Ciências Biológicas/Biofísica (UFRJ)

LINHA DE PESQUISA 1   

 Projetos de Pesquisa Associados:

  - Educação Científica e Prática Docente

   LINHA DE PESQUISA 2    

   Projetos de Pesquisa Associados  

   - Práticas de Divulgação Científica e Espaços Não Formais

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718710D7

Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves

Licenciatura em Ciências Biológicas; Mestrado em Ciências e Biotecnologia (PPBI/UFF)

LINHA DE PESQUISA 2     

 Projetos de pesquisa associados:

  - Práticas de Divulgação Científica e Espaços Não Formais

- A Divulgação Científica na Contemporaneidade

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4581390Z7

Larissa Tebaldi dos Reis

Licenciatura em Ciências Biológicas  (UFRJ); Mestrado em Formação Científica para Professores de Biologia (UFRJ)

LINHA DE PESQUISA 1 

   Projetos de Pesquisa Associados: 

- Educação, Ambiente, Ciência e Sociedade

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239074Z6

Leda Glicério Mendonça

Graduação em Farmácia; Licenciatura em Química; Mestrado e Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde  (IOC-FIOCRUZ)

LINHA DE PESQUISA 1       

  Projetos de Pesquisa Associados:

- Educação Científica e Prática Docente 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4457399E6

Livia Mascarenhas de Paula

Graduação em Tecnologia em Produção Cultural (IFRJ); Mestrado e Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde  (IOC-FIOCRUZ)

LINHA DE PESQUISA 1  

     Projetos de Pesquisa Associados:

 - Educação Científica e Prática Docente

 LINHA DE PESQUISA 2       

Projetos de Pesquisa Associados:

- Práticas de Divulgação Científica e Espaços Não Formais

 - A Divulgação Científica na Contemporaneidade

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4457399E6

Lucia Glicério Mendonça

Graduação em História (UEL); Mestrado em História das Ciências da Saúde (COC-FIOCRUZ);  Doutorado em Museologia (Universidade do Porto)

LINHA DE PESQUISA 2   

              Projetos de Pesquisa Associados:

- A Formação de Professores em Centros e Museus de Ciências;

- A divulgação Científica na Contemporaneidade

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765748E4

Ludmila Nogueira da Silva

Licenciatura em Química; Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde (IOC-FIOCRUZ)

LINHA DE PESQUISA 2  

              Projetos de pesquisa associados: 

- Práticas de Divulgação Científica e Espaços Não Formais

- A Divulgação Científica na Contemporaneidade

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4423282A5

Manoel Ricardo Simões

Licenciatura e Bacharelado em Geografia (UFF); Mestrado em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ); Doutorado em Geografia (UFF)

LINHA DE PESQUISA 1  

Projetos de Pesquisa Associados:

  - Educação, Ambiente, Ciência e Sociedade

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230798H6

Marcele Augusta Padilha Monteiro Rocha

Licenciatura em Ciências Biológicas (UFRJ); Mestrado em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ)

LINHA DE PESQUISA 2         

   Projetos de pesquisa associados:

         - Práticas de Divulgação Científica e Espaços Não Formais

     - A Divulgação Científica na Contemporaneidade

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230798H6

Marilyn Anderson Alves Bonfim

Licenciatura em Ciências Biológicas (UNICID); Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação (CEFET)

LINHA DE PESQUISA 1     

Projetos de Pesquisa Associados:

 - Educação, Ambiente, Ciência e Sociedade

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4489295H8

Marta Ferreira Abdala Mendes

Licenciatura em Ciências Biológicas (UERJ); Mestrado em Educação (UERJ); Doutorado em História das Ciências (COC/FIOCRUZ)

LINHA DE PESQUISA 1 

Projetos de Pesquisa Associados:

   - Educação Científica e Prática Docente 

   LINHA DE PESQUISA 2

Projetos de Pesquisa Associados:

- Práticas de Divulgação Científica e Espaços Não Formais

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4489295H8

Michele Waltz Comarú

Graduação em Farmácia (UFRJ); Mestrado em Química Biológica (UFRJ); Doutorado em Ensino de Biociências e saúde (IOC-FIOCRUZ)

LINHA DE PESQUISA 1 

 Projetos de Pesquisa Associados:

-Educação Científica e Prática Docente 

http://lattes.cnpq.br/8367583010905346

Verônica Pimenta Velloso

Licenciatura em História; Mestrado em Memória Social e Documento (UNIRIO); Doutorado em História das Ciências (COC/ FIOCRUZ)

LINHA DE PESQUISA 2 

Projetos de pesquisa associados:

- A Divulgação Científica na Contemporaneidade

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786886J4

Trabalhos de Conclusão de Curso: 

Ano

Autor

Título

Orientador

2013

Rosângela Teixeira Barbosa dos Santos

TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NAS ATIVIDADES DE HORÁRIO INTEGRAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU/RJ

Orientadora: Profª Gabriela Ventura da Silva do Nascimento

2014

Ana Claudia da Silva Rodrigues

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: análise das políticas públicas de um curso de licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância.

Orientadora: Profª Dra. Andréa Silva do Nascimento

2014

Ana Maria Teixeira Valente

ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Andréa Silva do Nascimento

2014

ANTONIO ROCHESTER BOMFIM DA COSTA FILHO

A MEDIAÇÃO NO MUSEU CIÊNCIA E VIDA NA PERSPECTIVA DE SEUS MEDIADORES

Prof Me. Chrystian Carletti

2014

Fabíola da Silva Prado Delgado

DIFICULDADES DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA FRENTE AO DESAFIO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Profª Drª Andréa Silva do Nascimento (Orientadora)

2014

Joseane Honorato da Silva Milezi

DIVULGAÇÃO DE CIÊNCIA PARA O PÚBLICO INFANTIL: PERFIL DOS TEMAS DE CAPA DA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS

Orientador(a): Profª. Me. Carla Mahomed Gomes Falcão Silva

2014

Thiago de Mattos Vieira

ANÁLISE DOS SITES DOS MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIA A PARTIR DO CATÁLOGO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CENTROS E MUSEUSDE CIÊNCIA.

Orientador: Prof.Dr. Douglas Falcão Silva

Coorientadora: Profa. Ma. Carla Mahomed Gomes Falcão Silva

2015

Ana Carolina Costa Lemos Cruz

Educação Ambiental no entorno da REBIO de Tinguá: ferramenta de Divulgação Científica.

Orientador: Prof. Doutor Manoel Ricardo Simões

2015

Daniele de Almada Sousa Monteiro

O IMPACTO DE UMA VISITA AO MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS NA MOTIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM

­Orientador(a): Prof.ª. Me. Carla Mahomed Gomes Falcão Silva

2015

Diva Maria Xavier Santanna da Silva

ANÁLISE DA INSERÇÃO DOS MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIA NO CONTEXTO DA BAIXADA FLUMINENSE A PARTIR DOS RELATOS DE SUAS AGENTES DE IMPLANTAÇÃO.

Orientadora: Profª Me. Carla Mahomed Gomes Falcão Silva

Coorientadora: Profª Dra. Andréa Silva do Nascimento

2015

MARIANA DOS SANTOS DE ALMEIDA

ANÁLISE DO CURTA- METRAGEM “EVOLUTION”: POSSÍVEL FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Orientador: Prof. Me. Chrystian Carletti

2015

Mariana Nogueira da Motta

 ALUNOS SURDOS E CONHECIMENTO CIENTÍFICO: uma reflexão a partir de relatos docentes.

Orientadora: Profª. Drª. Andréa Nascimento

2015

Rosilene da Cunha Souza

ANÁLISE DA RELAÇAO ENTRE DOCENTES E O ESPAÇO CIÊNCIA INTERATIVA (ECI) DO IFRJ

Orientador (a): Profª. Me. Carla Mahomed Gomes Falcão Silva

2015

SANDRA REGINA GOMES FRAGA

Pedagogia de Projeto –Ensino de Química e Meio Ambiente

Dra. Maura Ventura Chianelli -IQ-UFF

2016

BEATRIZ OLIVEIRA MARIANO

EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO EM SAÚDE NA EXPOSIÇÃO NEUROSENSAÇÕES DO ESPAÇO CIÊNCIA INTERATIVA: uma possibilidade de inserção

Orientador: Profa. Dra. Marta Ferreira Abdala Mendes

2016

Davi Saldanha Dubrull

A BAIXADA FLUMINENSE E A SUA INSERÇÃO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL.

Orientadora: Profª. Drª. Grazielle Rodrigues Pereira.

2016

Patricia da Silva Batista

ANÁLISE DE UM TEXTO SOBRE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA EM UM LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO NO ENSINO MÉDIO: O ENSINO DE CIÊNCIAS E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Orientador(a): Prof.a. Gabriela Ventura da Silva do Nascimento

Coorientador (a): Profa. Marta Ferreira Abdala Mendes

2016

Sheila Cristina Matos dos Santos

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A EXCLUSÃO SOCIAL NOS MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Orientadora: Prof.ª. Me. Carla Mahomed Gomes Falcão Silva

Coorientadora: Profª Drª Andréa Silva do Nascimento

2016

Suellen Cristine Isidoro Ribeiro

Por dentro da exposição NeuroSensações do Espaço Ciência InterAtiva: uma análise de suas potencialidades e limites.

Orientador: Profª. Drª. Marta Ferreira Abdala Mendes

2016

TALITA NOGUEIRA LOPES

JORNALISMO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: REFLEXÕES ACERCA DE NOTÍCIAS SOCIOAMBIENTAIS DE UM TELEJORNAL DE AMPLA VEICULAÇÃO NACIONAL

Orientador(a): Prof. Dra. MAYLTA BRANDÃO DOS ANJOS

2016

THAIS ARAÚJO PEIXOTO

Análise das políticas públicas destinadas à formação inicial ou continuada de professores através do PARFOR: um estudo de caso da UFRRJ

Orientadora: Profª Drª Andréa Silva do Nascimento.

Coorientadora: Profª Me. Carla Mahomed Gomes Falcão Silva.

2016

Thalles Yvson Alves de Souza

A SENSIBILIZAÇÃO DO OLHAR: estudo sobre exposição interativa e o estudante de arte

Orientadora: Professora Doutora Grazielle Rodrigues Pereira

2017

Chreiva Magalhães Malick

UM OLHAR NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: CONTRIBUIÇÕES DO PLANO PEDAGÓGICO DE CURSO DA UFRJ NA ÁREA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Orientadora: Profa. Dra Maylta Brandão dos Anjos

2017

Débora Oliveira de Melo Ricio

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS e DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: uma análise com foco na acessibilidade

Orientadora: Professora Doutora Maylta Brandão dos Anjos

2017

Dulce de Barros Gaspar

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ARTETERAPIA: Linguagem Cinematográfica no Museu de Imagens do Inconsciente

Orientadora: Professora Doutora Maylta Brandão dos Anjos

2017

GUSTAVO MAIATO

BOLETIM DO MEIO AMBIENTE: ARTICULAÇÕES ENTRE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E JORNALISMO CIENTÍFICO

Orientador(a): Beatriz Brandão Meirelles

2017

LEILANE DOS SANTOS FONSECA

A LITERATURA DE CALVINO E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: “UM SINAL NO ESPAÇO” EM AS COSMICÔMICAS.

Orientador: Professora Doutora Lêda Glicério Mendonça.

2017

Luci Alves da Silva

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O PÚBLICO INFANTIL: Reflexões a partir do O Show da Luna

Orientadora: Prof.ª Dra. Beatriz Brandão Meirelles

Co-orientadora: Prof.ª Dra. Denise Figueira-Oliveira

2017

Marcos Neves Siqueira

Contribuição filosófica para a ação da divulgação científica a partir do paradigma Feyerabendiano

Orientadora: Prof.ª Dra. Beatriz Brandão Meirelles

2017

Nilza Dias da Silva

Divulgação Científica e recursos audiovisuais: Uma breve análise sobre as orientações pedagógicas da SEEDUC/RJ para o Ensino Médio.

Orientador(a): Maylta Brandão dos Anjos     

Co-orientadora: Maria Cristina do Amaral Moreira

2018

Aline Rocha Santana da Silva

Estratégias de divulgação Científica para além das ciências naturais: uma proposta para o curso Técnico em Administração

Orientador(a): Marilyn Anderson Alves Bonfim

2018

Amanda Anchieta do Carmo Ramos

Educação Ambiental e Divulgação Científica no entorno do Parque Municipal de Nova Iguaçu

Orientador(a): Manoel Ricardo Simões

2018

André Luiz de Oliveira Teixeira

Do documentário ao teatro de temática científica: Uma proposta de adaptação para o ensino de ciências

Orientador(a):Fernanda Azevedo Veneu  

Co-orientadora: Marta Ferreira Abdala Mendes

2018

Angélica Cristina Rodrigues dos Santos

Conhecendo a exposição: " O mar brasileiro na ponta dos dedos" no museu nacional

Orientador(a): Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves

2018

Emilia Jorge Constantino

Desafios da Educação Científica para alunos com transtorno do espectro autista: uma revisão

Orientador(a): Leda Glicério Mendonça

2018

Evelyn dos Santos Catarina

Um estudo sobre a formação de professores de ciências da natureza e os espaços não formais

Orientador(a): Marcele Augusta Padilha Monteiro Rocha

2018

Fabiana Gama Chimes

A figura feminina na ciência: Representações de personagens femininas em três desenhos animados voltados para o público infantil.

Orientador(a): Livia Mascarenhas de Paula Cunha

2018

Fabíola Bianca de Souza Gonçalves

Museu do Negro da Cidade do Rio de Janeiro: Ressignificação da herança africana no Brasil?

Orientador(a): Verônica Pimenta Velloso

2018

Janine Moreira dos Santos Silva

Análise da III Feira de Ciências dos Pequenos Cientistas a partir de um relato de experiências

Orientador(a): Grazielle Rodrigues Pereira

2018

Raquel Marques Silva

A educação infantil no Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa

Orientador(a): Ludmila Nogueira da Silva

2018

Samantha Andrade da Rosa

Divulgação Científica em Bibliotecas: Uma proposta de ação para a biblioteca do CEFET-RJ

Orientador(a): Fernanda Azevedo Veneu

2018

Thais Varandas de Azeredo

Artrópodes e Divulgação Científica: Uma oportunidade para o diálogo em saúde.

Orientador(a): Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves

2018

Vinicius Pena e Silva 

O Podcast como mídia de Divulgação Científica no Brasil

Orientador(a): Verônica Pimenta Velloso

2018 Taáte Pereira Tomaz Silva

SAÚDE EM REDE: UMA ANÁLISE DE VÍDEOS SOBRE O ZIKA VÍRUS NOS CANAIS NO YOUTUBE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E NERDOLOGIA

Orientador(a): Lívia Mascarenhas de Paula Cunha
2019 Aguida Cristina Dias de Lucena 

A PRESENÇA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS DE 2010 E 2016

Orientador(a): Marcele Augusta Padilha
Monteiro Rocha
2019 Aline Soares Magalhães  

INVESTIGAÇÃO ACERCA DA ACESSIBILIDADE DA EXPOSIÇÃO NEUROSENSAÇÕES DO ESPAÇO CIÊNCIAINTERATIVA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA

Orientador(a): Michele Waltz Comarú
2019 Iasmim Lobão Armindo  

O POETRY SLAM NA EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: sexualidade e empoderamento feminino na EJA

Orientador(a): Lêda Glicério Mendonça
2019 Ítalo de Paula Casemiro   O que “recheia” esses docentes? Uma análise do perfil, da produção científica e das ações de comunicação e divulgação científica praticadas por docentes de gastronomia do Brasil Orientadora: Grazielle Rodrigues Pereira
Co-Orientadora: Gabriela Ventura da Silva do Nascimento
2019 Luciana Rodrigues Pena

VISCOSO, MAS GOSTOSO: uma pesquisa sobre a entomofagia na revista Ciência Hoje

Orientadora: Ludmila Nogueira da Silva
2019 Paula Thaise Bermudez dos Reis

A BAIXADA É VERDE? REFLEXÕES SOBRE A DIVULGAÇÃO DO TEMA “ÁREAS VERDES NA BAIXADA FLUMINENSE” EM NOTÍCIAS DA INTERNET

Orientadora: Gabriela Ventura da Silva do Nascimento
2019 Prisciliana da Conceição da Silva 

FAKE NEWS x NOTÍCIA: Uma análise a partir de dois exemplos sobre febre amarela

Orientadora: Fernanda Azevedo Veneu

 

Eventos: 

Em construção

Calendário: 

 

Calendário 2020 - Clique aqui

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS