SEMANA DO MEIO AMBIENTE, ALIMENTO ORGÂNICO E AGROECOLÓGICO
Evento organizado pela DEPPI junto à comissão local. Esse, ocorrerá entre os dias 01 e 03 de junho de 2026 e tem como objetivo conscientizar a comunidade a respeito da importância do consumo de alimentos orgânicos e da conservação do meio ambiente. A programação completa segue abaixo:
SEGUNDA-FEIRA (01/06):
08h30 – Produção de Saladas
Público-alvo: turma 302.
Local: Laboratório da Agroindústria.
13h00 às 14:30 – Abertura: Jongo de Pinheiral e lançamento do livro Geografia, território e aquilombamento
Palestrantes: Maria de Fátima da Silveira Santos (Mestra Fatinha do Jongo) e Patrícia Manuela de Souza.
Público-alvo: turmas 301, 101, 105, 205 e 203.
Local: Auditório.
14h30 às 16h – Negacionismo Climático: origens e soluções
Palestrante: Tatiana Roque.
Público-alvo: turmas 304, 305, 107 e 202.
Local: Auditório.
14h30 às 16h – Palestra: Empresa Letsfly
Palestrante: Bruno Multedo.
Público-alvo: turma 303 e turmas do curso de Agronomia (3º, 4º e 6º períodos).
Local: Centro Agronômico.
14h30 às 17h50 – Divulgação ambiental
Público-alvo: turmas 201 e 104.
Local: Praça da Prefeitura e Praça Luiz Gonzaga.
16h20 às 17h50 – Projeto CESCOLA (Centro de Educação Ambiental nas Escolas): escolas que reciclam e transformam
Palestrante: Roberto Guião.
Público-alvo: turmas 103, 204, 207, 307 e 8º período Agronomia.
Local: Auditório.
TERÇA-FEIRA (02/06):
08h30 às 11h50 – Oficina de aproveitamento de alimentos
Público-alvo: turma 207.
Local: Laboratório da Agroindústria.
13h – A Química na cadeia do café / O Retorno do Café ao Vale do Café
Palestrantes: Ademário Iris da Silva Júnior e João Domingos Rosa Machado.
Público-alvo: turmas de Agronomia (1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 9º e 10º períodos) e turma 302.
Local: Auditório.
13h – Reintrodução de Fauna em UCs
Palestrante: Matheus Agles de Lima Ferreira.
Público-alvo: turmas 204 e 103.
Local: Auditório do EEcoE.
14h30 às 16h – Roda de conversa sobre Transtornos Alimentares: alimentação além do prato
Palestrantes: Emanuela Dayana Kelly Fernandes Vieira Ribeiro e Thayres Trigoli Miato Almeida.
Público-alvo: turma 102.
Local: Sala de aula.
14h30 às 16h – Agrotóxicos na cadeia alimentar
Palestrante: Cheryl Gouveia Almada.
Público-alvo: Agronomia 1º período, turma 101, turmas 307, 204, 304 e 203.
Local: Auditório.
15h00 – Jogos – Doenças Veiculadas pela Água e Alimentos
Palestrante: Liga da Veterinária UFRRJ.
Público-alvo: turmas 107, 207, 104, 307, 303 e 301.
Local: Quadra ou Relógio.
18h30 – Palestra: Eu Reciclo. Tu reciclas? Nós reciclamos!
Palestrante: Tailana da Costa.
Público-alvo: cursos noturnos.
Local: Auditório.
QUARTA-FEIRA (03/06):
ENCONTRO REGIONAL DA ARTICULAÇÃO DE AGROECOLOGIA 2026: AAMPS RUMO AO ESTADUAL: Construção de conhecimento, Debates e Feira de Sabores e Saberes.
Público-alvo: Produtores, Estudantes do curso de Agronomia.
Local: Auditório.
08h às 09h – Credenciamento e chegança – Instalação Pedagógica
09h às 09h40 – Mística e rodada de apresentação
09h40 às 10h – Mesa de abertura
10h às 10h25 – Movimentos organizados, articulações, congresso de agroecologia, ENA. Reativação do NEEA e a importância dos NEAs, atuação da academia junto ao campo (3.4. Construção do Conhecimento Agroecológico)
10h25 às 10h50 – Construção do Rio do Tempo da AAMPS
10h50 às 11h – A importância da certificação orgânica (SPG) como parceira na transição agroecológica (3.8. Organização de propostas de atualização do Plano da PEAPO – Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica do Rio de Janeiro)
11h às 11h30 – Relatos de experiência
14h às 15h30 – Momento da colheita com fala da Aline sobre o Projeto Rotas e as questões levantadas para a carta da AAMPS
15h30 às 16h – Formação de uma comissão de organização da ida da AAMPS ao V EEAARJ
16h às 16h30 – Apresentação de candidatas/os com pautas alinhadas com a agroecologia
Participação: Marina do MST.
16h30 às 17h – Encerramento
EXPOCANP/SEMATEC
A EXPOCANP/SEMATEC é o evento técnico-científico de maior impacto na comunidade interna.
Para mais informações, clique aqui
SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PINHEIRAL
O Seminário de Pesquisa e Extensão do IFRJ-Campus Pinheiral é um evento técnico-científico, organizado pela Direção de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e sua comissão, que acontece a cada dois anos.
Trata-se de um momento de busca pelo aprimoramento técnico-científico e tem como público alvo, pesquisadores, extensionistas e estudantes de graduação e pós-graduação.
Em 2025, o evento chega a sua 6ª edição e a programação completa você pode acessar clicando aqui.
ACESSE AQUI OS ANAIS DA 5ª EDIÇÃO (2023)
Arraiá do Campus Pinheiral