Logo IFRJ

Formaturas

DATAS / HORÁRIOS
 

As cerimônias de formatura acontecerão no auditório do campus, de acordo com a relação abaixo:

  • 11/04/25 - Meio Ambiente
  • 25/04/25 - Agropecuária
  • 16/05/25 - Agroindústria
  • 23/05/25 - Administração e Paisagismo
  • 30/05/25 - Informática

Por questões de infraestrutura e de pessoal, o uso da quadra para a cerimônia não está autorizado.

Reforçamos que é necessário chegar com, no mínimo, 1 hora de antecedência, para vestir beca, tirar fotos, etc. 

CURSOS TÉCNICOS

As datas e horários das formaturas são definidas pela equipe diretiva do campus e poderão ser sorteadas, em caso de necessidade.

CURSOS SUPERIORES

As datas e horários das formaturas são definidas pela Reitoria do IFRJ, de acordo com a agenda do Reitor ou de seu representante legal. 

Caso a turma opte por oferecer um cooffe break para os convidados, a autorização para este momento, se dará mediante a concordância com as seguintes condições:

a)    aviso prévio, com antecedência mínima de 15 dias, à Direção através do e-mail dg.cpin@ifrj.edu.br

b)    neste e-mail, os formandos deverão informar quem ficará responsável pela limpeza dos restos de comida e descartáveis. Não temos pessoal em horário de trabalho após a formatura e esse tipo de limpeza precisa ser imediata.

c)  não temos condições de ceder o uso da cozinha do restaurante do campus. Não temos funcionário em horário de trabalho neste período no setor e seus os equipamentos, que são industriais, precisam de conhecimentos específicos, além da necessidade de alguém para se responsabilizar por eles.

d ) Não está autorizada a retirada de nenhum equipamento do campus do seu local de origem.

 

FORMATURA / DIPLOMA

 

CURSOS TÉCNICOS

A formatura dos cursos técnicos é um ato simbólico, portanto, o estudante poderá obter o diploma mesmo que não participe da cerimônia de colação de grau.

Para a obtenção do diploma, os estudantes devem procurar a Secretaria de Ensino Médio e Técnico para mais informações.

Atenção! Só poderá participar da cerimônia, como formando, o estudante aprovado em todas as disciplinas e, caso seja uma exigência do curso, tiver cumprido as horas de estágio.

 

CURSOS SUPERIORES

A presença na colação de grau é obrigatória. Sem ela, o diploma não pode ser emitido. 

Para mais informações, procure a Secretaria de Graduação.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

  • O campus não fornece becas e canudos.
    O uso da beca não é obrigatório. Alerta-se que o formando deve se vestir um com atenção e respeito ao ambiente acadêmico.
  • A capacidade do auditório é de 180 pessoas, o número de convidados devem considerar esse quantitativo.

CURSOS TÉCNICOS

 

ROTEIRO DO CERIMONIAL

Geral

Direção

 

NOMES PARA O CERIMONIAL

É de responsabilidade dos formandos enviar para o responsável pelo cerimonial, com antecedência de 5 dias úteis:

- os nomes completos, em ordem alfabética, dos formandos que participarão da formatura

- os nomes completos das seguintes representações:

A. Patrono do  curso*

B. Paraninfo da turma**

C. Formando juramentista do curso

D. Formando Orador da turmas 

E. Professor homenageado / funcionário homenageado 

*Patrono(a) – Personalidade de destaque na vida da curso.

**Paraninfo(a) – É aquele que apadrinha. É a homenagem mais importante que um docente pode receber na ocasião da outorga ou da solenidade de conclusão de curso. Personalidade de referência para o período em que os alunos estiveram na instituição. É aquela pessoa que representa a turma na solenidade.

Atenção! campus divulgará as datas das formaturas aos servidores. Mas, é de responsabilidade dos formandos, convidar os professores e técnico-administrativos homenageados e/ou que desejarem a presença nas cerimônias.

 

MÚSICAS

Os formandos poderão selecionar músicas para os seguintes momentos:

  • Composição da mesa solene (uma música por formatura)
  • Entrada dos formandos (uma música por turma)
  • Homenagens, se houver (uma música por turma
  • Entrada simbólica dos diplomas (indicar até 3 músicas, listadas por ordem de prioridade por turma)*
  • Encerramento (uma música por formatura)

* Não é permitido a seleção de uma música por formando.

O operador de som é um estudante / monitor que não está habilitado para esse formato de seleção e apresentação de músicas.
Respeitando essa determinação, minimizamos erros na formatura, oferecemos fluidez à cerimônia e, principalmente, não ultrapassamos os limites da nossa equipe.

Mesmo que as músicas sejam compiladas em um arquivo só, é difícil prever ao certo o tempo que cada um levará para subir e descer do palco. 

Observação: As músicas não podem conter apologia às drogas, incitação ao crime, palavras de cunho sexual, com qualquer tipo de preconceito ou linguagem de baixo nível como palavrões.

​Sugerimos a criação de uma lista na ordem acima no Spotify. É necessário enviar a listagem das músicas para o responsável pelo cerimonial até 5 dias úteis antes da cerimônia.

Caso os formandos não respeitem o prazo para o envio das músicas, usaremos as seguintes:

ENTRADA: 
Clocks - Coldplay

COMPOSIÇÃO DA MESA SOLENE:
A Sky Full of Stars - Coldplay (instrumental) 

HINO

ENTREGA DO CANUDO: 
Mark Ronson - Uptown Funk  Bruno Mars

ENCERRAMENTO: 
Pescador de Ilusões - O Rappa

 

JURAMENTOS

CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS

Agroindústria

Agropecuária

Informática

Meio Ambiente

 

CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES E SUBQUENTES

Administração

Paisagismo

 

CURSOS SUPERIORES

 

Bacharelado em Agronomia

Licenciatura em Computação
 

Licenciatura em Ciências Biológicas

 

CORES DAS FAIXAS

Confira

ORIENTAÇÕES PARA O DIA DA CERIMÔNIA
 

- Os formandos entram em fila no auditório. Organizados por ordem alfabética de cada turma e com o capelo na mão esquerda, na altura da cintura, próxima à faixa.

- O capelo só será colocado na cabeça após o juramentista receber a outorga de grau, ou seja, após o juramento.

- O capelo fica numa posição em que a ponta onde está a tira que cai do capelo fica do lado ESQUERDO.

- A faixa do curso também se posiciona à ESQUERDA, em consonância com a tira do capelo.

-No momento do juramento, os concluintes devem levantar o braço direito na altura do ombro e repetirem o juramento, lido pelo juramentista

GUIA DE EVENTOS, CERIMONIAL E PROTOCOLO 

Confira

CHECK LIST PARA A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO (Organização interna)
 

Antes:

1 - Agendar o local;

2 - Agendar o apoio do som;

3 - Solicitar com a Prefeitura do campus água e copos para a mesa e para o público;

4 - Solicitar com os formandos nomes dos professores homenageados, nomes dos formandos, juramentista e orador;

5 - Organizar o roteiro;

5 - Pegar toalha da mesa na DEPPI para o auditório.

6 - Conferir se os formandos trarão canudos.

No dia:

1 - Conferir número de cadeiras da mesa solene;

2 - Conferir o número de canudos;

3 - Reservar o número de cadeiras para os formandos;

4 - Organizar o palco: puxar o cortina, púlpito, microfones, copos na mesa, etc.

5 - Conferência da chegada dos formando

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS