DATAS / HORÁRIOS
As cerimônias de formatura acontecerão no auditório do campus, de acordo com a relação abaixo:
- 11/04/25 - Meio Ambiente
- 25/04/25 - Agropecuária
- 16/05/25 - Agroindústria
- 23/05/25 - Administração e Paisagismo
- 30/05/25 - Informática
Por questões de infraestrutura e de pessoal, o uso da quadra para a cerimônia não está autorizado.
Reforçamos que é necessário chegar com, no mínimo, 1 hora de antecedência, para vestir beca, tirar fotos, etc.
CURSOS TÉCNICOS
As datas e horários das formaturas são definidas pela equipe diretiva do campus e poderão ser sorteadas, em caso de necessidade.
CURSOS SUPERIORES
As datas e horários das formaturas são definidas pela Reitoria do IFRJ, de acordo com a agenda do Reitor ou de seu representante legal.
Caso a turma opte por oferecer um cooffe break para os convidados, a autorização para este momento, se dará mediante a concordância com as seguintes condições:
a) aviso prévio, com antecedência mínima de 15 dias, à Direção através do e-mail dg.cpin@ifrj.edu.br
b) neste e-mail, os formandos deverão informar quem ficará responsável pela limpeza dos restos de comida e descartáveis. Não temos pessoal em horário de trabalho após a formatura e esse tipo de limpeza precisa ser imediata.
c) não temos condições de ceder o uso da cozinha do restaurante do campus. Não temos funcionário em horário de trabalho neste período no setor e seus os equipamentos, que são industriais, precisam de conhecimentos específicos, além da necessidade de alguém para se responsabilizar por eles.
d ) Não está autorizada a retirada de nenhum equipamento do campus do seu local de origem.
FORMATURA / DIPLOMA
CURSOS TÉCNICOS
A formatura dos cursos técnicos é um ato simbólico, portanto, o estudante poderá obter o diploma mesmo que não participe da cerimônia de colação de grau.
Para a obtenção do diploma, os estudantes devem procurar a Secretaria de Ensino Médio e Técnico para mais informações.
Atenção! Só poderá participar da cerimônia, como formando, o estudante aprovado em todas as disciplinas e, caso seja uma exigência do curso, tiver cumprido as horas de estágio.
CURSOS SUPERIORES
A presença na colação de grau é obrigatória. Sem ela, o diploma não pode ser emitido.
Para mais informações, procure a Secretaria de Graduação.
ORIENTAÇÕES GERAIS
- O campus não fornece becas e canudos.
O uso da beca não é obrigatório. Alerta-se que o formando deve se vestir um com atenção e respeito ao ambiente acadêmico. - A capacidade do auditório é de 180 pessoas, o número de convidados devem considerar esse quantitativo.
CURSOS TÉCNICOS
- Confira aqui outras informações importantes.
ROTEIRO DO CERIMONIAL
NOMES PARA O CERIMONIAL
É de responsabilidade dos formandos enviar para o responsável pelo cerimonial, com antecedência de 5 dias úteis:
- os nomes completos, em ordem alfabética, dos formandos que participarão da formatura
- os nomes completos das seguintes representações:
A. Patrono do curso*
B. Paraninfo da turma**
C. Formando juramentista do curso
D. Formando Orador da turmas
E. Professor homenageado / funcionário homenageado
*Patrono(a) – Personalidade de destaque na vida da curso.
**Paraninfo(a) – É aquele que apadrinha. É a homenagem mais importante que um docente pode receber na ocasião da outorga ou da solenidade de conclusão de curso. Personalidade de referência para o período em que os alunos estiveram na instituição. É aquela pessoa que representa a turma na solenidade.
Atenção! O campus divulgará as datas das formaturas aos servidores. Mas, é de responsabilidade dos formandos, convidar os professores e técnico-administrativos homenageados e/ou que desejarem a presença nas cerimônias.
MÚSICAS
Os formandos poderão selecionar músicas para os seguintes momentos:
- Composição da mesa solene (uma música por formatura)
- Entrada dos formandos (uma música por turma)
- Homenagens, se houver (uma música por turma)
- Entrada simbólica dos diplomas (indicar até 3 músicas, listadas por ordem de prioridade por turma)*
- Encerramento (uma música por formatura)
* Não é permitido a seleção de uma música por formando.
O operador de som é um estudante / monitor que não está habilitado para esse formato de seleção e apresentação de músicas.
Respeitando essa determinação, minimizamos erros na formatura, oferecemos fluidez à cerimônia e, principalmente, não ultrapassamos os limites da nossa equipe.
Mesmo que as músicas sejam compiladas em um arquivo só, é difícil prever ao certo o tempo que cada um levará para subir e descer do palco.
Observação: As músicas não podem conter apologia às drogas, incitação ao crime, palavras de cunho sexual, com qualquer tipo de preconceito ou linguagem de baixo nível como palavrões.
Sugerimos a criação de uma lista na ordem acima no Spotify. É necessário enviar a listagem das músicas para o responsável pelo cerimonial até 5 dias úteis antes da cerimônia.
Caso os formandos não respeitem o prazo para o envio das músicas, usaremos as seguintes:
ENTRADA:
Clocks - Coldplay
COMPOSIÇÃO DA MESA SOLENE:
A Sky Full of Stars - Coldplay (instrumental)
HINO
ENTREGA DO CANUDO:
Mark Ronson - Uptown Funk Bruno Mars
ENCERRAMENTO:
Pescador de Ilusões - O Rappa
JURAMENTOS
CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS
CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES E SUBQUENTES
CURSOS SUPERIORES
Bacharelado em Agronomia
Licenciatura em Ciências Biológicas
CORES DAS FAIXAS
ORIENTAÇÕES PARA O DIA DA CERIMÔNIA
- Os formandos entram em fila no auditório. Organizados por ordem alfabética de cada turma e com o capelo na mão esquerda, na altura da cintura, próxima à faixa.
- O capelo só será colocado na cabeça após o juramentista receber a outorga de grau, ou seja, após o juramento.
- O capelo fica numa posição em que a ponta onde está a tira que cai do capelo fica do lado ESQUERDO.
- A faixa do curso também se posiciona à ESQUERDA, em consonância com a tira do capelo.
-No momento do juramento, os concluintes devem levantar o braço direito na altura do ombro e repetirem o juramento, lido pelo juramentista
GUIA DE EVENTOS, CERIMONIAL E PROTOCOLO
CHECK LIST PARA A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO (Organização interna)
Antes:
1 - Agendar o local;
2 - Agendar o apoio do som;
3 - Solicitar com a Prefeitura do campus água e copos para a mesa e para o público;
4 - Solicitar com os formandos nomes dos professores homenageados, nomes dos formandos, juramentista e orador;
5 - Organizar o roteiro;
5 - Pegar toalha da mesa na DEPPI para o auditório.
6 - Conferir se os formandos trarão canudos.
No dia:
1 - Conferir número de cadeiras da mesa solene;
2 - Conferir o número de canudos;
3 - Reservar o número de cadeiras para os formandos;
4 - Organizar o palco: puxar o cortina, púlpito, microfones, copos na mesa, etc.
5 - Conferência da chegada dos formando