Logo IFRJ

APNPs: ONDE ELAS ACONTECERÃO? CONHECENDO AS TIC’s

 

O módulo Turma Virtual do Sigaa, o Moodle institucional e o Google Classroom vigoram como as únicas plataformas digitais para o desenvolvimento das APNPs, devendo ser utilizadas como Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Avea):

 

MÓDULO TURMA VIRTUAL

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) é um sistema de informação web institucional que informatiza diversos procedimentos da área acadêmica. As funcionalidades do sistema abrangem a graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), ensino técnico, submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovações), registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes e um ambiente virtual de aprendizagem denominado Turma Virtual.

Link para o acesso e tutorial do sistema:

http://wiki.ifrj.edu.br/dokuwiki/doku.php?id=dgti:servicos:sigaa

Suporte: suporte@ifrj.edu.br ou dga@ifrj.edu.br

 

VÍDEOS: 📽️

🎥 Como cadastrar uma TAREFA na turma virtual?

🎥 Como cadastrar um VÍDEO  na turma virtual?

🎥 Como cadastrar um FÓRUM na turma virtual?

🎥 Como IMPORTAR UM ARQUIVO para a turma virtual?

🎥 Como criar COMUNIDADES VIRTUAIS?

🎥 Como criar QUESTIONÁRIOS? (parte 1)

🎥 Como criar QUESTIONÁRIOS? (parte 2)

🎥 Como criar QUESTIONÁRIOS? (parte 3)

 

GOOGLE CLASSROOM

O Google Classroom é um serviço da Web gratuito para escolas, organizações sem fins lucrativos e qualquer pessoa com uma Conta do Google institucional ou pessoal. Com o Google Classroom, os alunos e professores se conectam facilmente, dentro e fora de escolas. Os professores podem configurar uma turma, convidar alunos e professores auxiliares. No mural da turma, podem ser compartilhadas informações, tarefas, avisos e perguntas e feedebacks sobre as diversas atividades pedagógicas planejadas. Google Classroom funciona com o Documentos Google, Google Agenda, Gmail, Google Drive e Formulários Google.

Link para o acesso e tutorial do sistema:

http://wiki.ifrj.edu.br/dokuwiki/doku.php?id=dgti:servicos:classroom

Suporte: suporte@ifrj.edu.br

 

AVEA/MOODLE

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ou Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA) são softwares disponíveis na internet que agregam ferramentas para a criação, a tutoria e a gestão de atividades que, normalmente, se apresentam na forma de cursos. Sendo constituídos a partir do uso de diferentes mídias e linguagens, a intenção é proporcionar não só a disponibilização de conteúdos, mas, principalmente, plena interatividade e interação entre pessoas e grupos, viabilizando, por consequência, a construção do conhecimento. Para as APNPs, será utilizado a plataforma moodle para apoio ao ensino presencial.

Link para a plataforma: https://presencial.ifrj.edu.br/

Tutoriais para o moodle: https://portal.ifrj.edu.br/ead/manuais

A solicitação de salas virtuais será realizada por meio de formulário eletrônico, onde deverão ser anexados os planos de disciplinas ou os planos de adaptação de componentes curriculares, conforme previsto nas normativas institucionais.

Link para solicitação: https://pesquisa.ifrj.edu.br/index.php/234974?lang=pt-BR

Suporte: suporte.ead@ifrj.edu.br

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS