APNPs: O QUE SÃO ATIVIDADES ASSÍNCRONAS? COMO E QUANDO ELAS OCORREM?

Entendem-se como assíncronas as ferramentas de comunicação que se caracterizam por não serem realizadas em tempo real. Possibilitam, assim, que a interação entre professor e estudante ocorra em tempos diferentes, não sendo necessária a conexão simultânea. As atividades assíncronas permitem que o usuário organize seu tempo para realização das tarefas em momentos variados. São exemplos de APNPs assíncronas: fóruns, textos, vídeos, podcasts ou aulas previamente gravadas e disponibilizadas pelos docentes.

A comunicação assíncrona é a que está desconectada do tempo e do espaço. Ou seja, o professor e o estudante se relacionam em momentos diferentes. Alguns exemplos de ferramentas de comunicação assíncrona são: whatsapp e aplicativos de mensagens, e-mails, chats de texto, SMS, etc. A pessoa do outro lado pode estar ocupada, realizando alguma tarefa ou realizando outra atividade em outra disciplina.

Devemos entender o conteúdo assíncrono como como a transposição do conteúdo que seria explicado pelo professor em sala de aula presencial, o livro, o artigo impresso, entre outros, para bases digitais. Mas isso não significa realizar um mero “copiar e colar” de informações, e sim adaptá-las aos recursos audiovisuais que até mesmo as ferramentas assíncronas podem disponibilizar.

Vale destacar também que a comunicação assíncrona sempre existiu em nossas atividades de ensino-aprendizagem. Por exemplo, quando o professor sugere a leitura de um texto ou capítulo de livro fora de sala de aula, ou quando propõe exercícios a serem realizados em casa ou trabalhos individuais ou em grupo a serem entregues e/ou apresentados em outros momentos do período letivo. O importante é lembrar que na comunicação assíncrona estar online não significa estar à disposição.

ALGUMAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES ASSÍNCRONAS

TEXTOS DIGITAIS E INTERATIVOS – textos cujo conteúdo oferecido se dá de forma criativa e inovadora, propiciando o engajamento do leitor de modo inovador, criativo, e que por isso, conta com um grande potencial de engajamento, por exemplo através de hiperlinks que levem o leitor a uma imagem ou um vídeo que aprofunde o conteúdo escrito.

PODCASTS – trata-se de materiais apresentados na forma de áudio, muito semelhante a um rádio. Geralmente precisam ter poucos minutos, explicando de forma sintética e objetiva um determinado conceito ou atividade, para evitar o desengajamento do ouvinte.

MAPAS CONCEITUAIS - é um diagrama ou ferramenta gráfica que representa visualmente as relações entre conceitos e ideias, estruturados de forma a gerar o encadeamento e a conexão entre as informações ali apresentadas, sobretudo com o uso de elementos gráficos (setas, por exemplo), palavras em destaque e frases de ligação que ajudam a explicar as conexões entre os conceitos.

INFOGRÁFICOS – assim como o mapa conceitual, é uma peça visual utilizada para apresentar informações e dados de maneira facilitada, o que ajuda na compreensão do leitor mesmo quando o conteúdo tem maior complexidade. Costuma incluir textos e imagens na sua elaboração, como ilustrações, gráficos e ícones.

OUTROS RECURSOS AUDIOVISUAIS – textos em pdf, imagens, filmes, que possam ser visualizados a qualquer momento pelo professor e pelo estudante.