Logo IFRJ

Cursos Livres de Extensão

Cursos Livres de Extensão (CLE)

Curso de Extensão é a "ação pedagógica de caráter teórico e prático, presencial ou a distância, planejado para atender às necessidades da sociedade, visando o desenvolvimento, a atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos, com critérios de avaliação definidos". (FORPROEXT, 2015).


Como cadastro um curso de extensão?

A partir de agora todos os campi do IFRJ possuem um formulário eletrônico de submissão de proposta de curso livre de extensão (CLE) e um formulário eletrônico de relatório final de atividades, baseados no Regulamento de Cursos Livres de Extensão (CLE).

A inscrição é de fluxo contínuo.

O regulamento e os modelos dos apêndices podem ser encontrados também em: https://portal.ifrj.edu.br/proex/cursos-extensao.

Importante que todos leiam o regulamento antes de realizar a submissão de propostas!

📍 Como é o procedimento para fazer seu curso (CLE)?

1) Acessar o link abaixo e preencher formulário para realizar a proposta de Curso Livre de Extensão. PROPOSTA DE CURSO LIVRE DE EXTENSÃO - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS - https://pesquisa.ifrj.edu.br/index.php/survey/index/sid/447826/newtest/Y/lang/pt-BR

2) Avisar a coordenação de extensão (coex) que preencheu o formulário pelo email: coex.cduc@ifrj.edu.br.

3) Aguardar a avaliação do curso pela Coex.

4) Após a autorização para a realização do curso pela Coex, o proponente deverá preencher o termo de anuência e autorização para o desenvolvimento de curso livre de extensão e enviar para a Coex (coex.cduc@ifrj.edu.br).

5) Somente após autorização da Coex e preenchimento do termo que o curso poderá ser divulgado, com auxílio da própria Coex.

6) Após a realização do curso, para obtenção do certificado, deve ser preenchido o Relatório Final de atividades - RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES - CURSO LIVRE DE EXTENSÃO - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS - https://pesquisa.ifrj.edu.br/index.php/survey/index/sid/252632/newtest/Y/lang/pt-BR

✴ Somente os cursos cadastrados seguindo esse procedimento é que obterão certificação a partir de hoje.

 

Caso não seja servidor da instituição, mas tenha interesse em oferecer um curso em parceria com o IFRJ campus Duque de Caxias, entre em contato via e-mail: coex.cduc@ifrj.edu.br


Quais são os cursos de extensão ofertados pelo IFRJ campus Duque de Caxias?

2022/1

  • Combustíveis Renováveis - Prof. Octávio Gouveia - 26/03 até 14/05 - total 8 horas.

Inscrições abertas até dia 23/03: CLIQUE AQUI

Certificados

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS