Logo IFRJ

Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações, promovida pela Capes,  que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

O projeto da Residência pedagógica, Edital Capes 06/2018, contemplou o curso de graduação em Licenciatura em Química do IFRJ-CDuC e teve como objetivo incentivar os licenciandos em química para a prática da docência e contribuir com a sua formação profissional a partir da inserção do aluno no cotidiano escolar. Foram três escolas participantes: Colégio Estadual Cora Coralina, Colégio Estadual Professora Sandra Maria Santos de Souza e Colégio Estadual Gregório Bezerra.

As fotos abaixo ilustram algumas atividades realizadas pelos residentes nas escolas participantes.

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS