Logo IFRJ

PIBID

Coordenadora de área (2018 / atual) – Campus Duque de Caxias – Queli Aparecida Rodrigues de Almeida

Supervisores: Mariana Magalhães Marques – IFRJ Cduc

                         Maria Gabriela Rohe – Colégio Pedro II – Duque de Caxias

                         Rogério Carvalho – Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa – Nilópolis

Edital 2018/2020 – 12 Bolsistas Capes e 6 Voluntários

Novo edital Junho2020/ Dez 2021 – Em processo de confecção, podendo ter até 24 bolsas e 12 voluntários

O PIBID tem como propostas:

  • Colocar o licenciando em contato com o ambiente escolar, de modo a estabelecer relações entre os conteúdos desenvolvidos em sua graduação e a realidade da sala de aula;
  • Desenvolver atividades didático-pedagógicas para os alunos da Educação Básica contribuindo para sua formação;
  •  Diálogo constante com os professores envolvidos;
  • Desenvolvimento de competências, tanto no campo dos conhecimentos químicos quanto no campo dos conhecimentos pedagógicos;
  • Compreensão do papel social da escola, da integração da química com as demais áreas de ciências, o conhecimento de processos de investigação para o aperfeiçoamento da prática pedagógica e a constituição de processos autônomos de gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.

 

Publicações e eventos do PIBID 2018/2020

Congressos:  Smeq, SBQ-RJ, EREQ, UNI-RIO, CP2, Prefeitura de Duque de Caxias

  • 12 trabalhos escritos sob forma de resumo e/ou roda de conversa nos congressos ocorridos em Minas Gerais e estado do Rio de Janeiro
  • 1 capitulo de livro de um trabalho convidado, publicado pela editora Atena – Jan 2020

                                    · 2 capítulos de livro publicados no encontro PIBID - Nov 2019.

Registros:

Exposição Química no Boteco – Pensando em um traço cultural do Brasil que pudesse repensar nossa maneira de dar aula e mostrar para os alunos que a química pode estar presente em seu meio social e lazer, foi montado em uma sala de aula um boteco fictício, afim de que os discentes pudesse se sentir em uma roda de conversa, sem que a conversa fosse reprimida com que acontece em uma sala de aula convencional. O projeto foi testado na semana científico-tecnológica (SEMACIT).

A Química no Esporte: Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma Tabela Periódica temática, fazendo alusão de alguns elementos químicos que tivessem algum tipo de relação bioquímica ou no ambiente dos esportes que estarão presentes na próxima Olimpíada de Tóquio, em 2020, a fim de abrir precedentes para sua utilização interdisciplinar e ainda relacionar a química no mundo dos esportes. Apresentado na SEMAC

.A Química da arte: Desenvolvido no IFRJ e colégio Pedro II, teve como objetivo relacionar o conteúdo de soluções químicas com a arte para que os educandos tenham a percepção de que a Química está conectada a outras disciplinas independente da área e para que também possam valorizar a importância artística no desenvolvimento humano.

Aprendendo pH utilizando substâncias químicas e materiais do cotidiano: Aplicado no Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa – Nilópolis, teve como objetivo relacionar as substâncias químicas e substâncias do cotidiano dos alunos às características ácidas e básicas.

Metil: uma proposta de um jogo didático de cartas no ensino de química orgânica – Aplicado no IFRJ e Colégio Estadual Marechal zenóbio da costa, teve como objetivo criar um jogo de cartas semelhante ao Uno para os alunos aprenderam funções orgânicas e suas nomenclaturas.

 

Ludo: Uma abordagem de equilíbrio químico em jogos de tabuleiro – Aplicado no IFRJ campus Duque de Caxias, teve como objetivo transmitir os assuntos relativos à equilíbrio químico, correlacionando com aspectos usuais no cotidiano dos alunos e utilizar a dinâmica do jogo Ludo com questões pertinentes ao assunto.

 

Dominó químico: Adotar uma metodologia diversificada para o ensino de pH e acidez/basicidade numa turma de Ensino para Jovens e Adultos no IFRJ CDUC.

 

 

 

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS