Logo IFRJ

PET

O que é e quais são os princípios do Programa de Educação Tutorial (PET)?

            O Programa de Educação Tutorial (PET) do Ministério da Educação configura-se como um programa composto por grupos tutoriais de aprendizagem, sob a orientação de um professor tutor, que coordena estudantes de graduação de Instituições de Ensino Superior do País. Tem como princípio a indissociabilidade da tríade universitária, e a promoção da formação integral e de qualidade dos alunos da graduação, sejam eles participantes do programa ou não, de forma a desenvolver atividades que integrem o ensino, a pesquisa e a extensão, contribuindo para a formação cidadã, a consciência social e a melhoria dos cursos de graduação.

            O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) possui três grupos PET, sendo eles:

  • PET/Química Supramolecular, Nanociência e Nanotecnologia (PETNANO) – campus Duque de Caxias;
  • PET/Conexões de Saberes em Sexualidade e Educação Sexual – campus Realengo;
  • PET/Conexões de Saberes em Produção Cultural – campus Nilópolis.

 

PET Química Supramolecular, Nanociência e Nanotecnologia (PETNANO)

            O PET Química Supramolecular, Nanociência e Nanotecnologia, conhecido como PETNANO, tem desenvolvido suas atividades no campus Duque de Caxias desde 2010 quando esteve sob a tutoria do docente Jefferson Leixas Capitaneo. Atualmente tem como coordenadora-tutora a docente Lívia Tenório Cerqueira Crespo Vilela, e conta com a colaboração da docente Ana Paula Bernardo dos Santos, que juntas coordenam 12 bolsistas graduandos do curso de Licenciatura em Química.

            O PETNANO desenvolve atividades diversas que articulam ensino, pesquisa e extensão, e colaboram para a formação global dos bolsistas e demais discentes do campus, ao promover ações que favorecem a união e promovem a troca de aprendizados. Listamos a seguir algumas delas:

 

Química na Casa

            Esta atividade tem por objetivo divulgar as variadas contribuições que a Química e outras ciências têm no cotidiano de uma casa. Ocorre sob a forma de uma exposição de cômodos de uma casa construída com materiais alternativos, e explora em sua maioria conceitos de Química a partir de itens de casa como produtos de perfumaria e alimentos. A exposição já ocorreu junto aos eventos do campus como a Semana Científico Tecnológica (SEMACIT) e Semana da Cultura (SEMAC), bem como durante a I Semana Científica do Colégio Pedro II campus Humaitá.

Foto 01: Apresentação do Química na Casa durante a IX SEMACIT.

 

Química ao Vivo

            Esta atividade tem como proposta a realização de uma mostra de experimentos envolvendo conceitos de Química a partir da utilização de materiais de baixo custo e de fácil acesso. Os experimentos permitem que os estudantes correlacionem os conceitos explorados em sala de aula e fenômenos que acontecem dia a dia.

Foto 02: Visita do Química ao Vivo no C. E. Professora Vera Lúcia Tavares Romão.

 

Recepção dos ingressantes dos cursos do IFRJ CDUC

            De maneira a participar conjuntamente com a instituição contribuindo para a melhoria do ensino e promovendo o programa, o PETNANO participa da semana de recepção de ingressantes dos cursos de graduação e médio/técnico do campus. Desta forma, atividades como Química ao Vivo, Grand Circo PETNANO, Gincana envolvendo jogos desenvolvidos  pelo grupo PETNANO, Feira de Profissões e Curso de Introdução ao Laboratório têm feito parte das atividades deste tipo de evento do campus.

Foto 03: Participação do PETNANO na recepção de calouros de Licenciatura em Química em 2019.2.

 

História em Quadrinhos

            Esta atividade tem como proposta a divulgação científica da nanociência e nanotecnologia e realiza-se através da construção de histórias em quadrinhos (HQs) que interligam o cotidiano da população a variados setores e áreas da sociedade. As HQs envolvem em sua narrativa as aventuras do SUPERNANO, um robô que desafia as problemáticas do universo nanométrico. Mais recentemente terá uma aliada em suas aventuras. 

Foto 04: Na ordem, primeira, segunda e terceira edição da HQ.

 

Grand Circo PETNANO

            O Grand Circo PETNANO é uma atividade que simula um espetáculo circense com caracterização de personagens, falas e figurinos, e envolve a realização de números que na realidade são experimentos científicos. Costuma ocorrer junto a eventos acadêmicos do IFRJ CDUC, bem como uma atividade de extensão em escolas parceiras. Tudo ocorre em uma atmosfera lúdica, onde o místico é sempre fundamentado por conceitos científicos a partir de uma linguagem simples e bem humorada.

Foto 05: Apresentação do Grand Circo PETNANO durante a recepção de calouros do curso técnico.

 

Estante Colaborativa

            A estante colaborativa Elétrons Livros, tem por objetivo a promoção da leitura ao incentivar a troca de livros paradidáticos entre servidores e alunos do campus. Colaborativa, é alimentada pelo próprio leitor, que ao pegar um livro, é convidado a deixar um outro. Confeccionada com caixotes provenientes de doação, a estante fica localizada no Hall do 2o andar do IFRJ CDUC com acesso permitido a todos.

Foto 06: Folder ilustrativo da estante colaborativa Elétrons Livros.

 

Ciclo de Palestras

            Idealizado para promover uma semana de palestras sobre uma temática central específica, o ciclo de palestras permite que profissionais experientes dialoguem sobre  informações relevantes com discentes, servidores e funcionários internos ou externos ao campus. O evento tem uma frequência anual e já passou por temáticas como Nanotecnologia, ensino de Química, História da Química, Química forense, entre outras.

Foto 07: Palestrantes participantes do VII Ciclo de Palestras: Ciência Forense em foco.

 

Curso de Introdução ao Laboratório

            Buscando aproximar estudantes ao ambiente laboratorial, o curso de introdução ao laboratório é uma atividade que explora desde a realização de experimentos específicos dado o perfil do grupo envolvido, até o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva,  e segurança para permanecer nestes espaços. Ocorre em eventos do IFRJ CDuC ou a partir da parceria com escolas que manifestem interesse.

Foto 08: Curso de Introdução ao Laboratório oferecido aos alunos do CIEP 199 Charles Chaplin durante a IX SEMACIT.

 

Nanoemulsão

            Essa atividade é realizada em colaboração com o professor Dr. Rodrigo Alves Soares Cruz da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e consiste na pesquisa e desenvolvimento de nanoemulsões a partir da extração de substâncias com propriedades pesticidas de produtos naturais. O grupo PETNANO junto ao IFRJ CDUC colabora para o rastreio de substâncias ativas sob a orientação do professor Rodrigo que coordena uma linha de pesquisa nesta área na UNIFAP.

 

O grupo PETNANO participa de eventos acadêmicos internos ao IFRJ CDUC, bem como os desenvolvidos pelo programa PET, como o SUDESTEPET (encontro regional) e o ENAPET (encontro nacional) na tentativa de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo grupo, bem como dialogar sobre as temáticas exploradas.

Desde 2014 o grupo realiza diversas outras atividades como a produção de vídeos, revistinhas passatempo e  materiais interativos, sempre com o intuito de divulgar os benefícios/malefícios, os desafios e as inovações da nanotecnologia e nanociências. Desde o início conta com a participação de licenciandos em Química do IFRJ campus Duque de Caxias, e de docentes e profissionais de variadas áreas para o desenvolvimento do nosso trabalho. Caso deseje conhecer um pouquinho mais de nossa história, te convido a acessar o nosso website e redes sociais:

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS