Logo IFRJ

Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

O Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores busca uma formação de cidadãos e profissionais capacitados em planejar, administrar, analisar, desenvolver, testar e implantar redes de computadores e os demais recursos computacionais relacionados à área. Além disso, esse profissional será capacitado para avaliar, selecionar, especificar e utilizar metodologias e ferramentas de Engenharia de Software, linguagens de programação e banco de dados.

Para oferecer uma formação sólida e com forte ênfase no mercado de trabalho, o curso foi planejado com vistas a desenvolver o conhecimento técnico e científico na área de redes de computadores. Busca-se, dessa forma, a integração do meio acadêmico ao mercado de trabalho e a sociedade, através da profissionalização tecnológica.

A matriz do curso foi planejada de modo a proporcionar aos discentes práticas mais próximas ao mercado de trabalho de redes de computadores, englobando: implementar, manter e monitorar a infraestrutura, serviços e segurança, trabalhando em itens como: Firewall, DNS, DHCP, E-mail, Web, entre outros serviços e protocolos. Outro diferencial do curso está na formação de parte do corpo docente, constituído por instrutores Cisco – uma das maiores empresas, em âmbito mundial, ligada à tecnologia da informação e redes de computadores –, o que possibilita o acesso desses docentes a todo o material didático do curso de preparação CCNA – uma das primeiras certificações para profissionais da área de redes de computadores. O discente terá contato, também, com outros conteúdos importantes da área, que são os relacionados à administração de servidores Windows e Linux, Sistemas Operacionais e os serviços que executam sobre eles. No mais, no conjunto de disciplinas, o estudante desenvolverá o conhecimento técnico e científico em sua área de formação.

Coordenador: 
Armando Martins de Souza
Ato Autorizativo: 
Resolução do Conselho Superior do IFRJ nº 64, de 13/11/2019
Critérios de Seleção: 
Sisu / Transferências Externa e Interna / Reingresso
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Arraial do Cabo - Noturno
Duração do Curso: 
Mínimo 6 semestres e máximo 11 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
2.025 horas
Coordenação: 

Mestre em Informática (UFRJ), Pós Graduado em Projeto e Gerência de Redes de Computadores, Pós Graduado em  docência para Educação Profissional e Tecnológica do IFRJ, Graduado em Tecnologia em Processamento de dados. Atualmente é coordenador do Curso superior tecnológico em Redes de Computadores do campus Arraial do Cabo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). É professor EBTT do IFRJ, membro titular da Comissão
Permanente de Pessoal Docente (CPPD) do IFRJ. Membro titular do colegiado de campus (campus Arraial do Cabo) e dos colegiados dos cursos de informática integrado ao ensino médio, do Curso Superior em Rede de Computadores e do curso de Pós Graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino. Foi Coordenador adjunto do curso de Tecnologia em Redes de Computadores da Universidade Castelo Branco, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e de Colegiado de Curso. Também foi professor Assistente de cursos de Graduação e técnicos (PRONATEC) do Centro Universitário Carioca. Certificado Linux Conectiva desde 2003, LPI níveis 1 e 2, certificado ITIL e instrutor Cisco (IT Essentials e CCNA). Especialista na gerência de equipes e projetos ligados suporte e infraestrutura tecnológica. Gerenciamento de projetos ligados a Alta Disponibilidade (HAProxy, KeepAlive, Heartbeat, DRBT e Mon) e ambientes complexos. Gerenciamento de projetos referente a monitoramento de ambientes utilizando várias ferramentas (Nagios, Cacti, SNMP, Centreon). Hábil no relacionamento com níveis estratégico e tático, desenvoltura no trato cliente x fornecedor.  Experiente na migração e estabilização de ambientes de produção baseados em GNU-Linux/Unix e equipamentos Cisco. Conclusão dos cursos preparatórios para certificações CCNA (Univercidade) e Oracle DBA Master (Instituto Infnet). Foi professor de cursos preparatórios para certificação Linux no Instituto InfNet, Senac e ADV Informática. Colaborador no projeto de emergência contra chuvas fortes da Defesa Civil do Rio de Janeiro (pela UFRJ).

Fluxograma: 
Projeto Pedagógico do Curso: 
Corpo Docente: 
Núcleo Docente Estruturante:  

Portaria de Nomeação: PORTARIA IFRJ Nº 386, DE 17 DE AGOSTO DE 2023

Atas do Núcleo Docente Estruturante (NDE) 

2022

Ata de 01/08/2022

Ata de 27/10/2022

2023

Ata de 08/03/2023

Ata de 28/06/2023

Colegiado de Curso - COCUR: 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS