Logo IFRJ

Divulgação

EDITAL Nº 01/2024 – PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES DO IFRJ – CAMPUS ARRAIAL DO CABO - CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (CONFORME TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E PLANO DE TRABALHO COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, LAZER, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARRAIAL DO CABO). NOVO

 

O Diretor-Geral do Campus Arraial do Cabo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais, torna público o Edital nº 01/2024 – Preenchimento de Vagas Remanescentes do IFRJ – Campus Arraial do Cabo - Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (conforme Termo de Cooperação Técnica e Plano de Trabalho com a Secretaria de Educação, Lazer, Cultura, Ciência e Tecnologia do Município de Arraial do Cabo).

EDITAL 01/2024

ANEXOS II E III

CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES 

Resultado Preliminar da Análise do Currículo e da Carta de Intenção 

Classificação Final (NOVO)


 

ERRATA - EDITAL PAP SISTÊMICO Nº 50/2023 - 2023.2  - RESULTADO PRELIMINAR 

 

O Diretor Geral do Campus Arraial do Cabo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais e conforme a Resolução CONSUP n.º 11/2011 do Regulamento da Assistência Estudantil do IFRJ, o Decreto n.º 7.234 de 19 de julho de 2010, os Ofícios nº. 21 de 10 de fevereiro de 2011, nº. 42 de 3 de maio de 2011, e INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEX/IFRJ Nº 3, DE 29 DE SETEMBRO DE 2023, a qual dispõe sobre as normas e procedimentos do edital sistêmico Nº50/2023 para a concessão do Auxílio Permanência do Programa de Assistência Estudantil em 2023.2 no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro  divulga A ERRATA do RESULTADO PRELIMINAR do PAP 2023.2, do Campus Arraial do Cabo.

Resultado Parcial Retificado

 

 

EDITAL PAP SISTÊMICO Nº 50/2023 - 2023.2  - RESULTADO PRELIMINAR 

 

O Diretor Geral do Campus Arraial do Cabo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais e conforme a Resolução CONSUP n.º 11/2011 do Regulamento da Assistência Estudantil do IFRJ, o Decreto n.º 7.234 de 19 de julho de 2010, os Ofícios nº. 21 de 10 de fevereiro de 2011, nº. 42 de 3 de maio de 2011, e INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEX/IFRJ Nº 3, DE 29 DE SETEMBRO DE 2023, a qual dispõe sobre as normas e procedimentos do edital sistêmico Nº50/2023 para a concessão do Auxílio Permanência do Programa de Assistência Estudantil em 2023.2 no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro  divulga o RESULTADO PRELIMINAR do PAP 2023.2, do Campus Arraial do Cabo.

Resultado Parcial

 


 

 

CAMPUS ARRAIAL DO CABO REALIZA PESQUISA DE DEMANDA PARA NOVO CURSO DE GRADUAÇÃO

 

O campus Arraial do Cabo está realizando uma pesquisa de demanda que pretende identificar a viabilidade de implantação de um novo curso superior na área ambiental. Os interessados podem contribuir respondendo ao formulário disponível em https://forms.gle/ybxzf48oRecrZxcz7

 

 


 

 

EDITAL AUXILIO PERMANÊNCIA Nº 01/2022  - RESULTADO PARCIAL DOS PEDIDOS DE INSCRIÇÃO NO PAE 

 

O Diretor Geral do Campus Arraial do Cabo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais e conforme a Resolução CONSUP n.º 11/2011 do Regulamento da Assistência Estudantil do IFRJ, o Decreto n.º 7.234 de 19 de julho de 2010, os Ofícios nº. 21 de 10 de fevereiro de 2011 e nº. 42 de 3 de maio de 2011,  divulga o resultado parcial do PAE 2022.1 do Campus Arraial do Cabo, regido pelo Edital 001/2022.

Resultado Parcial

 

 


V SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO CAMPUS ARRAIAL DO CABO DO IFRJ 

 

Vimos através deste divulgar a V Semana de Meio Ambiente do Campus Arraial do Cabo do IFRJ. Este ano, o evento terá como tema o 60° aniversário de lançamento do livro Primavera Silenciosa, de Rachel Carson, que foi um marco da história ambiental, sobretudo em relação ao lançamento de substâncias nocivas no meio ambiente. Além de palestras diversas, será possível o envio de resumos e apresentação de trabalhos na forma de banners ou apresentação oral.

Teremos, também, o Fórum Ambiental Rachel Louise Carson, com a elaboração da Carta da Terra do IFRJ. Os dois melhores trabalhos receberão além de certificados, dois kits exclusivos do campus com o livro Primavera Silenciosa. Contamos com a sua participação.

Os resumos podem ser enviados até o dia 30 de maio para o endereço da  Coordenação de Integração Escola-Empresa (CoIEE): coiee.cac@ifrj.edu.br.

 

Cronograma

Modelo de Apresentação Oral

Modelo de Resumo

Link de Inscrição

 

 

 


EDITAL 03/2022 - SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MONITORIA 

 

A atividade de monitoria objetiva contribuir para a melhoria do processo de aprendizagem e estimular o aprofundamento dos estudos e o trabalho cooperativo das alunas e dos alunos do IFRJ - Campus Arraial do Cabo. As práticas de monitoria também visam à realização de atividades de apoio que possibilitem o atendimento mais individualizado às/aos discentes.

EDITAL 03/2022

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Inscrições online pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1vIXzxY3I55gA-5otU5j0niExQO-V39BV8p_lDi1WQcs/edit

 

 


 

EDITAL 02/2022 - INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA USO DE ARMÁRIOS ESCOLARES 

 

O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO – CAMPUS ARRAIAL DO CABO, David Barreto de Aguiar, considerando os armários guarda-volumes disponíveis aos alunos, porém insuficientes a todos, torna público o edital contendo as normas e procedimentos para concessão do uso dos armários do Campus Arraial do Cabo durante o semestre letivo de 2022.1, assim como regulamenta o uso dos mesmos.

EDITAL 02/2022

EDITAL 02/2022 ILUSTRADO

 

 


 

EDITAL AUXILIO PERMANÊNCIA Nº 01/2022 PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA O PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA NOS CAMPI DO IFRJ PARA O PERÍODO LETIVO DE 2022.1 

 

O Diretor Geral do Campus Arraial do Cabo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais e conforme a Resolução CONSUP n.º 11/2011 do Regulamento da Assistência Estudantil do IFRJ, o Decreto n.º 7.234 de 19 de julho de 2010, os Ofícios nº. 21 de 10 de fevereiro de 2011 e nº. 42 de 3 de maio de 2011, torna público o presente edital contendo as normas referentes ao processo seletivo interno de discentes para o Programa de Auxílio Permanência no Campus Arraial do Cabo.

EDITAL AUXILIO PERMANÊNCIA Nº 01/2022

 

 

 


 

EDITAL Nº 01/2022 – PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES DO IFRJ – CAMPUS ARRAIAL DO CABO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (CONFORME TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E PLANO DE TRABALHO COM A SECRETARIA ADJUNTA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO) - NOVO

 

RESULTADOS

Segue, abaixo, os resultados do Edital nº 01/2022:

Pós-Graduação em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras

Pós-Graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino

 

Lembrando que do dia 07 a 11 de março de 2022, o candidato classificado deverá enviar os seguintes documentos para a matrícula, no formato PDF, endereçados ao e-mail da secretaria acadêmica do IFRJ - Arraial do Cabo, registroacademico.cac@ifrj.edu.br, informando no assunto do e-mail, o número do edital, o nome completo e o curso do candidato classificado:
 
a) 1 (uma) foto recente, tamanho 3×4, em formato digital;
b) Carteira de Identidade (Registro Geral);
c) Cadastro de Pessoa Física (CPF); 
d) Título de Eleitor e do(s) comprovante(s) de votação da última eleição;
e) Registro Civil (nascimento ou casamento);
f) Certificado do serviço militar obrigatório (certificado de reservista) para candidatos do sexo masculino; 
g) Diploma ou Certidão de Colação de Grau até a data da matrícula, inclusive;
h) Histórico Escolar de graduação;

 

 


DOCENTE DO CAMPUS ARRAIAL DO CABO CONCLUI MESTRADO

 

Em 23 de fevereiro de 2022, o Professor Manoel Virgílio de Castro Côrtes defendeu a dissertação ‘Hábitos alimentares saudáveis e exercício físico no combate ao sobrepeso e à obesidade: produção de material instrucional para o ensino médio’. O mestrado profissional foi em ‘Ciência e Tecnologia de Alimentos’, oferecido pelo Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

 

 

Figura 1. Defesa de Manoel Côrtes.

 

A banca de avaliação foi composta pelos membros internos, a Profa. Dra. Barbara Cristina Euzebio Pereira Dias de Oliveira (orientadora), o Prof. Dr. Rafael Guimarães Botelho (orientador) e a Profa. Dra. Marcia Cristina da Silva (Diretora de Pesquisa do IFRJ), além do membro externo, o Prof. Dr. Wagner Wey Moreira, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A pesquisa elaborou material, direcionado a alunos de Ensino Médio, que integra hábitos alimentares saudáveis e exercício físico para o combate ao excesso de gordura corporal.

O membro suplente da banca, o Prof. Dr. Adriano Gomes da Cruz, coordenador do mestrado, e atual coordenador de programas profissionais de Ciência de Alimentos (Área 25) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), afirma:

 “A dissertação do Manoel possui uma grande aplicação prática e constitui em obra relevante, pois integra os diversos níveis de ensino que o IFRJ se propõe a oferecer, a pós-graduação e o ensino médio, além de uma abordar uma temática contemporânea que une duas grandes áreas, a ciência de alimentos e  educação física”.

 


 

PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS INTEGRADOS 2022

 

Edital nº 66/2021 de anulação do edital nº 44/2021

Edital 60/2021 de retomada das atividades referente aos cursos integrados

 

Os mesmos estarão disponiveis no site: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-tecnico/processo-seletivo-educacao-profissional-tecnica-nivel-medio-cursos

 


 

CAMPUS ARRAIAL DO CABO NA XV JIT (2021)

 

No dia 03 de setembro de 2021, foi celebrada a XV Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica (JIT), principal evento científico do IFRJ. Esta foi a segunda edição do evento realizada virtualmente e que teve como lema “A resistência da pesquisa em tempos de negacionismo científico”. O Campus Arraial do Cabo esteve, mais uma vez, representado por seus bolsistas, orientadores/as e pelo coordenador de pesquisa, o Prof. Dr. Rafael Guimarães Botelho.

O Diretor-Geral do Campus Arraial do Cabo acompanhou de forma virtual a cerimônia de abertura do evento, que contou com o discurso dos representantes da PROPPI e do Magnífico Reitor do IFRJ, o Prof. Dr. Rafael Barreto Almada.

Os trabalhos de pesquisa e de inovação apresentados, realizados em programas institucionais, foram:

Honeypots WIFI para redes acadêmicas”, de Pedro Manoel Corrêa Borges, com a orientação do Prof. Mestre Anderson Alves de Albuquerque.

“I-MIRS: investigando o marketing de influência nas redes sociais”, de Diogo Pissiali Negrão, com a orientação do Prof. Dr. Carlos Roberto de Oliveira Junior.

“Produção de material didático com a temática da astroquímica para alunos do ensino médio: uma ideia de aplicação do método da sala de aula invertida”, de Rebeca Penha Gujanski, com a orientação do Prof. Mestre Eros Izidoro Amaral.

“TP Dinâmica – jogo de cartas para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de química no ensino médio”, de Zandara Pereira Henley de Mattos, com a colaboração do Prof. Júlio César Gallio da Silva, e com a orientação do Prof. Mestre Eros Izidoro Amaral.

“Identidade e identificação étnico-racial em Arraial do Cabo: caminhos para uma educação antirracista”, de Vitória Almeida de Lima, com a orientação da Profa. Dra. Cintia Paula Santos da Silva.

“Análise de necessidades de aprendizagem: criação de uma plataforma online de inglês para fins específicos”, de Alane de Souza Acosta, com a orientação da Profa. Dra. Cintia Paula Santos da Silva.

“O esporte na literatura infantil: análise de obras de expoentes da literatura brasileira”, de Yuri Eduardo Oliveira Mesquita, com a orientação do Prof. Dr. Rafael Guimarães Botelho.

“Produção de material informativo para a prevenção de acidentes causados pelas brincadeiras de empinar/soltar pipa”, de David Francisco Viana Mendonça dos Santos, com a orientação do Prof. Dr. Rafael Guimarães Botelho.

Sobre a apresentação dos trabalhos na JIT, o Prof. Dr. David Barreto de Aguiar afirma: “Parabenizamos ao Campus Arraial do Cabo, pela sua brilhante participação nesta XV JIT, por seus inovadores trabalhos de pesquisa desenvolvido por nossos alunos bolsistas, com a orientação excepcional dos nossos professores e professoras orientadores. Agradeço também ao trabalho da CoPi do CAC pela coordenação dos trabalhos internos de preparação para este momento. Estamos muito orgulhosos. ”

 

 


SERVIDORA DO CAMPUS ARRAIAL DO CABO DEFENDE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

 

No dia 31 de agosto de 2021, a pedagoga Rozane Afonso Pereira Martins defendeu a dissertação de mestrado “A tecnologia digital na formação discente: uma análise dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio no Campus Arraial do Cabo – IFRJ”. O mestrado foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).

 

Figura 1. Defesa de dissertação de mestrado.

 

A banca de avaliação foi composta pelo Prof. Dr. Severino Joaquim Correia Neto (IFF), Prof. Dr. Marcos Antonio Cruz Moreira (IFF), Prof. Dr. José Ernesto Moura Knust e Prof. Dr. Rafael Guimarães Botelho (IFRJ). A pesquisa discute as tecnologias digitais educativas no contexto dos discentes do primeiro ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Arraial do Cabo e dos docentes da grande área de Ciências Exatas.

 


OFICINAS DE CONVERSAÇÃO EM INGLÊS (ONLINE)

 

Estão abertas as inscrições para as oficinas de conversação em Língua Inglesa, exclusivamente para alunos e servidores do IFRJ – CAC. A atividade terá a carga horária de 20h, com aulas semanais de 1 hora e meia. A certificação será emitida pelo Ciel - IFRJ (Centro Institucional de Estudos de Línguas).

A oficina contará com atividades diversificadas que serão desenvolvidas nos encontros como: música, jogos e muito bate-papo em inglês.

 

Início e encerramento dos encontros online

De 26 de abril a 12 de julho

 

Para dar conta da heterogeneidade dos participantes em relação ao conhecimento do idioma. Serão ofertadas três turmas:

Básico – Segunda-feira das 10:00 às 11:30

Intermediário – Terça-feira das 10:00 às 11:30

Avançado – Quinta-feira das 10:00 às 11:30

 

INSCRIÇÕES ONLINE

Até 15 de abril no link: https://forms.gle/1kC13vUmXu7pupBn6

Participe!

 


 

Material Suplementar do Artigo de Egresso da Pós-Graduação de Ciências Ambientais em Áreas Costeiras

É com muito orgulho que disponibilizamos o material suplementar do artigo da egressa Débora Cedro Mendes, do Curso Pós-Graduação de Ciências Ambientais em Áreas Costeiras.

Clique aqui para acessar o Material Suplementar.

 


Internacionaliza, IFRJ! - Palestra on-line da Universidade de Nova York Campus Abu Dhabi

 

A primeira atividade do “Internacionaliza, IFRJ! - Mobilidade Virtual 2020/2021” já tem data marcada: acontecerá no dia 07/10, às 16h (Horário de Brasília). O evento, destinado aos alunos do Ensino Médio, será uma conversa entre o representante da Universidade de Nova York, Danny Parra, e o ex-aluno do IFRJ Campus Duque de Caxias, Julio Mesquita, primeiro aluno de escola pública brasileira a conseguir uma vaga na UNY ABU DHABI.

O representante da UNY Campus Abu Dhabi falará do processo de aplicação para concorrer a uma vaga na universidade, falará dos pré-requisitos, de todos os benefícios do programa e ensinará os estudantes de Ensino Médio a se prepararem para a aplicação. A palestra será em português.

Os estudantes interessados em participar da conversa precisam se registrar neste link: http://connect.nyu.edu/register/IFRJ. Após registro, será enviada a confirmação e o acesso à sala virtual.

 


 

Edital de Auxílio Conectividade: alteração de cronograma

 

Para melhor condução do processo a que se refere o edital Proex/Dae nº 03/2020 - Auxílio Conectividade, a Pró-reitoria de Extensão informa que o processo de inscrições transcorrerá plenamente a partir do dia 16/09. Para tanto, haverá uma publicação de novo cronograma e, portanto, uma extensão do período de inscrições até o dia 27/09. Esta retificação será publicada ainda nesta semana.

 

Clique aqui para acessar o edital.

 


CURSO DE CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA

INSCRIÇÕES PRORROGADAS

 

Estão abertas as inscrições para o curso CIAC (Curso de Inglês Aberto à Comunidade), para a formação de duas turmas de conversação. O curso terá a carga horária de 30h, com aulas semanais de 2 horas.

 

Horário das turmas:

Iniciantes/ pré-intermediário – quarta-feira das 11:00 às 13:00 (manhã)

Iniciantes/ pré-intermediário – quarta-feira das 13:30 às 15:30 (tarde)

Intermediário/ avançado – terça-feira das 11:00 às 13:00 (manhã)

 

As vagas são limitadas a 20 alunos por turma. Havendo número excedente de inscrições, haverá sorteio entre todos os inscritos. Alunos que venham a ser matriculados e desistam do curso, estarão impedidos de se candidatarem a outras ações de extensão que venham a ser divulgadas por um período de 12 meses.

 

Duração do curso:

17 de março a 30 de junho (turma de terça-feira)

18 de março a 01 de junho (turma de quarta-feira)

 

Inscrições online para o curso de inglês:

Até 13 de março no link: https://forms.gle/JoKQE5yeZzB3dtPK7

 

 


Resultado da Habilitação de Catadores para Coleta Seletiva do Campus Arraial do Cabo

 

A DIRETORIA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO – IFRJ, torna público, por meio da Comissão Permanente de Coleta Seletiva Solidária, designada pela Portaria n° 089/2019, publicada em 11/04/2019, o RESULTADO DO PROCEDIMENTO DE HABILITAÇÃO DAS ASSOCIAÇOES E/OU COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, a fim de efetuar a coleta dos resíduos recicláveis descartados no IFRJ – Campus Arraial do Cabo:

Resultado

 

Atividade para a Campanha do Setembro Amarelo

 

 

Habilitação de Catadores para Coleta Seletiva do Campus Arraial do Cabo

 

A DIRETORIA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO – IFRJ, torna público, por meio da Comissão Permanente de Coleta Seletiva Solidária, designada pela Portaria n° 089/2019, publicada em 11/04/2019, que realizará PROCEDIMENTO DE HABILITAÇÃO DAS ASSOCIAÇOES E/OU COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, a fim de efetuar a coleta dos resíduos recicláveis descartados no IFRJ – Campus Arraial do Cabo, localizado no endereço: Rua José Pinto de Macedo s/no – RJ, em conformidade com o que determina o Decreto n° 5.940, de 2006, Resolução CONEMA 56 de 13/12/2013 e legislação correlata, bem como as demais exigências previstas neste Edital e seus Anexos.

 

 

Edital de Habilitação - 001 / 2019

 

Publicação no DOU de 19/09/2019

 

 


Campus Arraial do Cabo Presente no III CIEAE

 

Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia e Educação – Inclusão e Diversidade.

 

O III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia e Educação – Inclusão e Diversidade (CIEAE), realizado em Lisboa-Portugal, nos dias 15 a 17 de Julho de 2019, constitui-se como um fórum aberto a investigadores, professores e psicólogos de todo o mundo, interessados em debater problemáticas do envolvimento e da inclusão dos alunos na escola, e em discutir teorias, métodos, práticas e implicações psico-educacionais. O Campus Arraial do Cabo do IFRJ teve dois trabalhos aprovados para apresentação no III CIEAE (abaixo).

1º trabalho – “Depressão: Vamos Conversar?”
Trata-se de um aplicativo que poderá ser utilizado para acessar informações sobre causas, sintomas e tratamento da depressão. A partir de pesquisas acerca do tema depressão, um grupo de alunos de Curso Técnico em Informática (Integrado), sob a orientação e supervisão da Profª Flávia Ernesto e do Psicólogo Henrique Silveira, desenvolveu um aplicativo (em fase de teste) voltado aos alunos do Campus Arraial do Cabo, como ferramenta que auxilia no enfrentamento à depressão.

 

Frederico Paiva (esq.) representando o grupo de alunos do IFRJ que desenvolveu o App “Depressão: Vamos Conversar?” e o Psicólogo do Campus Arraial do Cabo Henrique Silveira (dir.).

 

2º trabalho – “A Experiência de Alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em um Projeto de Pesquisa em Psicologia Sobre Aprendizagem na Adolescência”.

O segundo tema apresentado no III CIEAE foi a partir de uma pesquisa realizada no Campus Arraial do Cabo pelo Psicólogo Henrique Silveira e que incluiu a participação de dois alunos contemplados com bolsa do Projeto “Jovens Talentos” da FAPERJ.

Os resultados permitiram apresentar um mapeamento sobre quais disciplinas de Psicologia os docentes do campus tiveram acesso em sua formação e identificar percepções dos profissionais quanto à necessidade e importância atribuída por eles ao uso da Psicologia como ciência para a sua prática com adolescentes.

 

João Vítor Peisini (dir.) representando os alunos do IFRJ contemplados com o Programa “Jovens Talentos” da FAPERJ, participantes deste Projeto de Pesquisa.

 

 


Servidor do Campus Arraial do Cabo defende Mestrado no IFF

 

No dia 04 de junho de 2019, o servidor Ronaldo Efigênio de Oliveira, assistente social do Campus Arraial do Cabo, concluiu a dissertação Evasão escolar no Campus Arraial do Cabo – IFRJ: uma análise do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, sendo a segunda defesa do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) da primeira turma do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).

 

Figura 1. Defesa da dissertação.

 

A banca foi composta pelo orientador do trabalho, o Prof. Dr. Vicente de Paulo Santos de Oliveira, pelo membro avaliador externo, o Prof. Dr. Rafael Guimarães Botelho, e pelo membro avaliador interno, a Profa. Dra. Aline Couto da Costa.

 

Figura 2. Membros da banca.

 

O Prof. Dr. Rafael Guimarães Botelho, Coordenador de Pesquisa do Campus Arraial do Cabo, salienta:

“Trata-se do primeiro trabalho circunstanciado e científico sobre Evasão Escolar no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Arraial do Cabo. O Ronaldo Efigênio fez uma apresentação irretocável, a dissertação está bem embasada, incluindo autores nacionais que são referências na área da evasão escolar. Os resultados são de grande valor acadêmico e profissional, com relatos valedouros de ex-alunos/as que, infelizmente, não puderam concluir o curso, mas que, mesmo evadidos, retornaram e ofereceram maiúscula contribuição à instituição por meio deste precioso feedback. Como resultado final, foi atribuído o conceito máximo (10,0) à dissertação. Na condição de Coordenador de Pesquisa, fiquei muito satisfeito em ter contribuído com este trabalho em diferentes etapas. Não posso deixar de agradecer ao Ronaldo e, igualmente, sou extremamente grato aos ex-alunos/as que participaram do estudo, muitos, inclusive, foram alunos/as dedicados e brilhantes na minha disciplina (Educação Física).”

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS