Logo IFRJ

Técnico

No campus avançado Arraial do Cabo são oferecidos três cursos: Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio, Curso Técnico de Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Meio Ambiente Concomitante ao Ensino Médio. Esses cursos seguem as tendências e disposições que hoje vigoram no cenário regional de acordo com os arranjos produtivos locais.

O Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio mais uma vez visa atender a necessidade brasileira de profissionais no setor da informática. O curso tem sete semestres acrescidos de estágio curricular supervisionado e é voltado para quem deseja cursar o Ensino Médio juntamente com a Educação Profissional em uma única matriz curricular. Ao fim do curso, o aluno obterá o certificado de Ensino Médio e o diploma do curso técnico. 

O Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio habilita profissionais para atuarem em indústrias e em organizações não-governamentais (ONGs); em programas de conservação e educação ambientais; em estações de tratamento de água e de efluentes; em centros de pesquisa, órgãos de fiscalização, laboratórios de controle de qualidade; no monitoramento de parâmetros ambientais; e em consultoria para a elaboração de estudos de impacto ambiental e melhoria dos processos produtivos. O objetivo geral do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do Campus Arraial do Cabo é formar técnicos de nível médio, no Eixo Tecnológico “Ambiente e Saúde”, na habilitação “Técnico em Meio Ambiente”, competentes técnica, ética e politicamente.

O Curso Técnico em Meio Ambiente Concomitante ao Ensino Médio tem duração de quatro semestres acrescidos do estágio curricular supervisionado. Os cursos concomitantes / subsequentes são voltados para quem está cursando ou já concluiu o Ensino Médio. O técnico em Meio Ambiente estará apto a atuar em atividades referentes à gestão, conservação e ao controle das condições do Meio Ambiente, além de coordenar e acompanhar atividades da gestão de resíduos e monitoramento ambiental. O mundo de hoje exige e tenta aplicar novas diretrizes no que diz respeito ao meio ambiente, através do desenvolvimento sustentável.

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS